Veja quantos pontos o Vasco precisa para ficar na Série A baseado na média recente

Com 26 rodadas do Campeonato Brasileiro disputadas, o Vasco da Gama tem 27 pontos e ocupa a 17ª colocação.

Jogadores do Vasco em São Januário
Jogadores do Vasco em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O Vasco segue na luta para tentar fugir do rebaixamento e, enquanto isso, está com a calculadora na mão para fazer as contas. Afinal, hoje com 27 pontos, o Cruz-Maltino reapareceu no Z4, em 17° lugar, de olho no tropeço de concorrentes da frente, como Bahia, Cruzeiro e Santos. Aliás, nas últimas dez edições da elite do Brasileiro, os clubes que acabaram na 16ª posição escaparam, em média, com 43 de pontuação.

Levando em consideração essa estatística, o Gigante da Colina ainda tem bastante trabalho pela frente. De olho na régua dos 43 pontos para escapar do rebaixamento, o Vasco teria de somar mais 16, ao menos, na sequência da competição. Assim, tendo 12 rodadas para acontecer e 36 pontos ainda em disputa, os cariocas precisariam de quase metade desse total para alcançar a média que, nos últimos dez anos, manteve as equipes da parte de baixo da classificação na elite nacional.

Ou seja, seria necessário, daqui para a frente, um aproveitamento de 43%, que equivale à trajetória do 11 lugar, que é o Cuiabá. Parece difícil, mas longe de ser impossível. Isso porque, o próprio Vasco soma mais de 60% desde a primeira vitória sob o comando de Ramón Díaz, contra o Grêmio, em casa, dia da estreia de Pablo Vegetti, autor do único gol do confronto.

Clubes que escaparam do rebaixamento em 16° lugar

  • 2013 – Flamengo escapou com 45 pontos
  • 2014 – Palmeiras escapou com 40 pontos
  • 2015 – Figueirense escapou com 43 pontos
  • 2016 – Vitória escapou com 45 pontos
  • 2017 – Vitória escapou com 43 pontos
  • 2018 – Vasco escapou com 43 pontos
  • 2019 – Ceará escapou com 39 pontos
  • 2020 – Fortaleza escapou com 41 pontos
  • 2021 – Juventude escapou com 46 pontos
  • 2022 – Cuiabá escapou com 41 pontos

Vasco no segundo turno

Se o Vasco teve rendimento melancólico na primeira metade do Brasileiro, na segunda parte, vem mostrando boa recuperação. Tanto é que, em sete partidas desde a 20ª rodada da Série A, são 11 pontos ganhos e resultados positivos diante de adversários bastante duros, que estão próximos ao G6. São os casos de Atlético-MG e Fluminense, atual finalista da Libertadores.

Agora, o Gigante da Colina encara uma sequência de quatro jogos no Brasileiro que sequer lhe rendeu pontuação no início do campeonato. Pega Fortaleza e Internacional, ambos em casa, e visita Flamengo e Goiás. Nos duelos do primeiro turno, porém, a equipe da Colina iniciou esse intervalo perdendo por 2 a 0, no Castelão. Depois, a goleada rubro-negra por 4 a 1, no Maracanã, no pior momento do Vasco.

Além disso, houve ainda um 2 a 0 para o Colorado, no Beira-Rio, e 1 a 0 a favor do Esmeraldino, em São Januário. Esse jogo, aliás, desencadeou um tumulto dentro e fora do estádio que causou uma interdição por 90 dias.

De olho no calendário

O confronto diante do Fortaleza acontece na quarta-feira (18), às 21h30, no Rio, pela 27ª rodada da competição. Depois de dois dias de folga ao grupo, o técnico Ramón Díaz voltou a comandar as atividades no CT Moacyr Barbosa. E com desfalques importantes, inclusive. Afinal, Medel segue a serviço da seleção chilena nas Eliminatórias da Copa do Mundo e Figueiredo está com o Brasil na disputa do Pan-Americano.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Série A
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    O VASCO têm que aproveita o máximo todos jogos não adianta jogar bonito têm que somar 3 pontos em cada partida cada jogo e um troféu joguem com raça

  • Responder

    Os únicos culpados são os gringos.
    Entregar um cargo de tão grande confiança a o flamenguista Luiz Mello que fez de tudo pra segurar outro flamenguista Barbieri.

Comente

Veja também
Camisa do Vasco com a logomarca da Betfair
Vasco lançará parceria da Betfair em evento nesta quinta-feira

O Vasco da Gama convocou a imprensa para acompanhar o evento de apresentação da Betfair como sua nova patrocinadora master.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vegetti participou diretamente de 59% dos gols do Vasco em 2024

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, balançou as redes oito vezes de deu duas assistências em 17 jogos na temporada.

Tiago Leifert em seu canal no Youtube
Tiago Leifert aposta em falência da 777 e cita como o Vasco pode ‘se livrar’

O jornalista Tiago Leifert disse ter lido o processo da 777 Partners nos Estados Unidos e vê como uma oportunidade para o Vasco da Gama.

Camisa do Vasco com a logomarca da Betfair
Vasco estreará patrocínio da Betfair contra o Vitória

O Vasco da Gama usará a logomarca da Betfair, sua nova patrocinadora master, no jogo contra o Vitória, neste domingo.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco terá retorno e desfalque certo contra o Vitória

O técnico interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva, ganhará um reforço importante, mas também perdeu um titular para o confronto.