Deputada do RJ questiona MP sobre reconhecimento facial em São Januário

Dani Monteiro (PSOL) quer saber o que será feito para evitar erros sobre pessoas negras, trans e não binárias no estádio do Vasco da Gama.

Catracas de reconhecimento facial em São Januário
Catracas de reconhecimento facial em São Januário (Foto: Tébaro Schmidt/ge)

Vascaína, a deputada Dani Monteiro enviou ofício ao Ministério Público questionando sobre como vai funcionar o reconhecimento facial em São Januário a partir do acordo feito para reabertura do estádio, uma vez que a Lei Geral de Proteção de Dados estabelece regras para coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais.

Entre as perguntas feitas, a parlamentar quer saber o que será feito para evitar erros de reconhecimento facial de pessoas negras, trans e não binárias. Dani também questiona de quem será a responsabilidade para guardar os dados pessoais coletados e que ações o Ministério Público irá tomar para acompanhar e avaliar o uso de reconhecimento.

”Fundamentalmente, nós queremos saber o que será feito para mitigar os sabidos erros de reconhecimento facial de pessoas negras, transgênero e não binárias, alvos frequentes das abordagens. Também é preciso saber como serão compartilhadas as informações obtidas e quem vai avaliar o uso desses sistemas”, esclarece a parlamentar.

Fonte: Coluna Informe do Dia – O Dia

3 comentários
  • Responder

    Eu fico impressionado, o estádio ficou fechado e essa deputada mesmo sendo vascaína não se móvel para ajudar, agora que vai implantar um sistema fácil ela aparece …kkkkkk, faça algo mais pelo Vasco e seus torcedores sem distinção de gênero, cor ou selo.

  • Responder

    Na hora que o Vasco precisa de ajuda pra liberar seu estádio não aparece ninguém.
    Depois que tá tudo resolvido aí aparece os urubus de plantão.

  • Responder

    Essa filha da puta não tem o que fazer? Nos estádios é homens, mulheres e crianças e pronto!

Comente

Veja também
Veja 2 fatores que pesam na renovação de Payet com o Vasco

Em recuperação de uma lesão no joelho, Payet não deve seguir no Vasco da Gama após o término do seu contrato.

CBF divulga áudio do VAR de pênalti anulado do Operário-PR contra o Vasco

A CBF divulgou o áudio com análise do VAR do pênalti do Operário-PR no jogo contra o Vasco, anulado por Daronco.

Técnico português é oferecido ao Vasco

O técnico José Peseiro, de 65 anos, foi oferecido ao Vasco da Gama, mas no momento Fernando Diniz é a prioridade do Clube.

Felipe x Capasso: entenda o contexto da situação envolvendo Vasco e zagueiro

Felipe x Capasso: declaração de diretor técnico agita os bastidores entre atleta e Clube e divide opiniões nas redes sociais.

Jornalista diz que Felipe desrespeita estatuto do Vasco com fala sobre Capasso

O jornalista Gilmar Ferreira afirmou que Felipe foi grosseiro ao criticar Capasso e desvalorizou um ativo do Vasco.

Vasco x Bahia: informações de ingressos para a final da Copa do Brasil Sub-17

A venda de ingressos para o jogo entre Vasco e Bahia pela final da Copa do Brasil Sub-17 já estão disponíveis.

Saiba quantas propostas Capasso já recusou para deixar o Vasco

O zagueiro Capasso tem contrato com o Vasco até o fim da atual temporada e recusou mais propostas para deixar o Clube.

Vasco vive pior fase na temporada e só venceu 1 jogo sem Maurício Lemos

O Vasco da Gama disputou 6 jogos, somando todas as competições, desde a lesão de Maurício Lemos e venceu apenas uma vez.

Fernando Diniz quer contrato com o Vasco até o fim de 2026

A diretoria do Vasco da Gama segue conversando com Fernando Diniz e espera anunciar o retorno do técnico em breve.

Vasco busca recuperação no Brasileiro e encerrar longo jejum contra o Palmeiras

O Vasco busca a vitória no Brasileiro neste domingo para quebrar um jejum de quase dez anos sem vencer o Palmeiras.