Vasco retoma atividades do basquete; Gigante disputará torneio sub-22

O Vasco da Gama disputará o LDB Sub-22 para, posteriormente, poder voltar ao Novo Basquete Brasil, principal torneio do País.

Time de basquete do Vasco
Time de basquete do Vasco

O Club de Regatas Vasco da Gama retorna oficialmente com o basquete, após dois anos inativos. Projeto iniciado com as categorias de base visa a disputa da LDB sub-22 deste ano e, futuramente, o retorno ao Novo Basquete Brasil, conhecido como NBB.

Gegê Chaia, ex-atleta e multicampeão da NBB, está como coordenador técnico da pasta e Pedro Ortega vem como um dos apoiadores da modalidade sendo fundamental na captação de patrocinadores.

– A retomada do Vasco não é só uma retomada, é um processo. É reiniciar uma máquina. A gente precisa fazer a máquina girar pra chegar no objetivo que a gente quer. Eu acho que não faria sentido a gente voltar com o profissional primeiro já que o maior espelho são os meninos da base, os meninos mais novos, que almejam chegar no adulto. Acreditamos que o primeiro passo para essa retomada seria voltar com as atividades na base, que é o nosso ponto de equilíbrio. Nosso foco é que esses meninos que estão começando aqui hoje, daqui a 10 anos, possam estar fazendo parte de um time sub-22, de um elenco profissional.

O basquete retorna de maneira totalmente autossustentável e estruturado para que o Vasco volte a formar atletas para a modalidade e a figurar no cenário nacional. O cruzmaltino tem somado às suas conquistas dois Campeonatos Sul-Americanos de Clubes (1998 e 1999), duas Ligas Sul-Americanas de Basquete (1999 e 2000), dois Campeonatos Brasileiros (2000 e 2001) e 16 títulos do Carioca. Sabendo disso, o gestor Gegê comentou sobre a falta que fez o Vasco nas principais competições da modalidade.

– A gente sabe a grandeza do Vasco da Gama historicamente e também a grandeza do Vasco no basquete, em âmbito estadual, nacional e internacional. A falta que o Vasco fez na modalidade foi muito grande e comoveu muita gente, então desde o momento que surgiu a oportunidade de voltar com as atividades aqui, todo mundo que está participando dessa retomada se dedica 200% para fazer a coisa acontecer.

Gegê Chaia frisou também que uma das principais escolhas para essa retomada foi a escolha dos profissionais que estariam nesse start.

– A escolha foi feita pensando não somente no desenvolvimento esportivo dos meninos, mas também no desenvolvimento de vida de cada um deles, entendendo que isso influencia diretamente nos cidadãos que se tornarão. O Vasco oferece hoje no basquete uma estrutura de profissionais capacitados, dois ginásios aptos para receber treinos e jogos, material esportivo e histórias a serem escritas.

As categorias sub-13, sub-14 e sub-15 já estão em atividade disputando o Campeonato Estadual e o Vasco tem como próximo compromisso a disputa da LDB sub-22, com data de início em junho.

– Nossa ideia além de voltar com a modalidade é deixar um legado pro club com um trabalho sério, bem feito, profissional e entregue de maneira exemplar numa instituição grandiosíssima.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:Basquete
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Lúcio Barbosa na inauguração da Exposição dos 100 anos da Resposta Histórica
SAF sabia do processo do Vasco contra a 777 desde o começo da semana

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, se reuniu com Lúcio Barbosa, o CEO da SAF, ainda no começo da semana.

Josh Wander e Jorge Salgado
Gestão Jorge Salgado desaprova ação do Vasco contra a 777 e cita ‘passado sombrio’

Em nota, a Gestão de Jorge Salgado reconheceu o problema da 777, mas condenou a ação e frisou que a empresa sempre cumpriu as obrigações.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Vasco acerta a contratação de Álvaro Pacheco; técnico pode estrear contra o Fortaleza

Os jogadores do Vasco da Gama já foram informados da escolha por Álvaro Pacheco e anúncio deve ser a qualquer momento.

Felipe Carregal e Pedrinho em coletiva em São Januário
Carregal revela que a 777 pegou R$ 25 milhões emprestado com o Vasco

O vice-presidente jurídico do Vasco da Gama, Felipe Carregal, disse que a 777 Partners obrigou a SAF a devolver parte do aporte de 2023.

Pedrinho em reunião com José Roberto Lamacchia
Pedrinho aponta desejo da 777 de vender a SAF e cita Crefisa; empresa nega

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, é próximo a José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, que patrocina o Palmeiras.