Jorginho revela discurso de Eurico Miranda no intervalo da final da Mercosul de 2000

Lateral-direito na conquista da Mercosul de 2000, Jorginho contou que Eurico Miranda assumiu a responsabilidade no vestiário.

Jorginho durante jogo contra o Grêmio pela Série B 2022
Jorginho durante jogo contra o Grêmio pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

A conquista da Copa Mercosul de 2000 está marcada na memória da torcida do Vasco da Gama. Além do título em si, o contexto, com a virada sobre o Palmeiras, da forma como aconteceu, jogando fora de casa. Sempre que possível, o episódio é lembrado por torcedores e quem fez parte da conquista.

Um deles foi Jorginho, conhecido recentemente por suas três passagens na função de técnico. Em participação no Charla Podcast, esta semana, o lateral-direito na época, contou como foi no vestiário do jogo, quando o Cruzmaltino perdia por 3×0. Segundo relato dele, Eurico Miranda incentivou o elenco e assumiu a responsabilidade.

– A gente foi arrasado para o vestiário. Chegamos lá dentro, primeiro o Joel (Santana) foi falar sobre a parte tática, ele organizou nossa defesa e disse: “Se a gente fizer o primeiro a coisa vai caminhar”. Depois o Eurico (Miranda) entrou e falou: “É minha a responsabilidade. Não pensem que está 3×0. Vai como se o jogo estivesse 0x0. Eu quero que vocês ganhem o segundo tempo. Se não der para virar o jogo tudo bem, mas quero que vocês ganhem o segundo tempo – contou Jorginho, que completou sobre a comemoração:

– Era raro ele se manifestar no vestiário, mas nessa oportunidade ele falou. A gente organizou a rapazeada, fomos para o jogo e aconteceu aquilo. Quando voltamos ao Rio de Janeiro passamos na Gávea por ordem do homem (Eurico Miranda).

Na ocasião, o Vasco reverteu a desvantagem e venceu por 4×3, com gols de Romário (três vezes) e Juninho Paulista, mesmo com a expulsão de Júnior Baiano no segundo tempo. Com a vitória, a equipe vascaína se sagrou campeã do torneio e, mais tarde, também conquistou o Campeonato Brasileiro.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    FALAVAM E AINDA FALAM DE EURICO, MAS MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES FINANCEIRAS, ELE MONTAVA GRANDE EQUIPES E O VASCOEM SUA GESTÃO GANHOU TITULOS IMPORTANTES E HOJE? NEM CARIOCA CONSEGUIMOS GANHAR!

    • Roubou muito, faliu o vasco

Comente

Veja também
Álvaro Pacheco no comando do Vitória de Guimarães
Custo zero! Vasco não pagará multa por Álvaro Pacheco

Álvaro Pacheco chega ao Vasco da Gama por um ano, com possibilidade de prorrogar o contrato por mais uma temporada.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco será o 5º técnico do Vasco na era SAF; veja retrospecto dos antecessores

Treinador português que deixou o Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco está bem perto de ser técnico do Vasco da Gama.

Clayton Silva é apresentado pelo Vasco
Contratado por R$ 15 milhões, Clayton perde espaço no time titular do Vasco

Atacante que veio do Casa Pia-POR, Clayton ainda não conseguiu emplacar uma sequência de jogos com a camisa do Vasco da Gama.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Rafael Paiva pode integrar a comissão técnica de Álvaro Pacheco; entenda

Interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva tem sido bem avaliado pela direção do Clube e pode ganhar cargo com a chegada de Álvaro Pacheco.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Álvaro Pacheco deixa o Vitória de Guimarães e deve fechar com o Vasco nas próximas horas

Agora ex-treinador do Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco está de malas prontas para assumir o comando do Vasco da Gama.