Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Flamengo no 1º jogo da semifinal do Carioca
Flamengo e Vasco da Gama voltam ao Maracanã neste domingo, às 21h30min, 1º jogo válido pela semifinais do Carioca.
Pouco mais de uma semana após se enfrentarem pela décima rodada da Taça Guanabara, Flamengo e Vasco voltam ao Maracanã para a disputa das semifinais do Campeonato Carioca. A primeira partida do duelo que decidirá qual dos dois estará na final do Estadual será nesta segunda-feira, às 21h10 (de Brasília).
As duas equipes terminaram a fase classificatória com o mesmo número de pontos, 23, e campanhas quase idênticas. Foram sete vitórias dois empates e duas derrotas, com 69% de aproveitamento. Houve empate também no número de gols sofridos, seis pra cada lado. O Cruzmaltino, entretanto, ficou à frente do rival na tabela de classificação por ter marcado um gol a mais, o que resultou num saldo de 14 gols contra 13.
Apesar do equilíbrio nos números, o momentos vivido pelas duas equipes não poderia ser mais distinto. Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022, o Flamengo mudou o comando da equipe nesta temporada e ainda não se encontrou em campo.
A equipe treinada por Vítor Pereira acumula fracassos em 2023 e já desperdiçou a chance de conquistar quatro títulos: a Supercopa do Brasil, o Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana e a própria Taça Guanabara. Este último era considerado o mais fácil, já que o time liderava de forma invicta e tinha quatro pontos de vantagem para o segundo colocado até a penúltima rodada. Veio então a primeira derrota, justamente para o Vasco, e depois a segunda, para o Fluminense, que sagrou-se campeão, na última quarta-feira.
Já o Vasco, além de também trocar o comando técnico para 2023, fez grandes modificações no elenco e começou a temporada de forma irregular. Aos poucos, entretanto, o técnico Maurício Barbieri foi encontrando a melhor formação e a equipe evoluiu. A vitória no clássico contra o Flamengo comprovou a competitividade do novo Vasco e trouxe um clima de confiança para o clube.
Com as duas derrotas na reta final da Taça Guanabara, o Flamengo não só ficou sem o título mas acabou caindo para a terceira posição, atrás do Vasco. Com isso, o Cruzmaltino tem a vantagem de dois resultados iguais na semifinais.
“É mérito do que fizemos na primeira fase. Eles tiveram a oportunidade e não fizeram. Colocamos no nosso bolso,” afirmou Barbireri na entrevista coletiva após a vitória sobre o Bangu, na última quinta-feira.
Mas o treinador vascaíno deixou um alerta: “A vantagem de dois resultados iguais pode ser uma vantagem se a gente conseguir construir, equilibrar os jogos.”
Sobre os times que irão a campo, as maiores novidades estão do lado do Flamengo. Recuperado das dores no adutor da coxa, o atacante Pedro deve retornar ao time titular formando dupla de ataque com Gabigol. Já o goleiro Matheus Cunha, elogiado na partida contra o Flu, deve ser mantido como titular.
Na defesa, Vitor Pereira manterá o esquema com três zagueiros e deve iniciar com Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e Pablo. No meio, a dúvida fica por conta da escalação de Thiago Maia, que ficou de fora contra o Tricolor por conta de uma torção no tornozelo, mas treinou normalmente.
No Vasco, após poupar alguns atletas contra o Bangu, Barbieri deve colocar sua força máxima em campo.
Ficha técnica
Flamengo x Vasco
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Segunda-feira, 13 de março de 2023
Horário: 21h10 (horário de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thayse Marques Fonseca
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Flamengo: Matheus Cunha, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e Pablo; Arturo Vidal, Gerson ((Thiago Maia) e De Arrascaeta, Pedro, Gabriel Barbosa e Everton Cebolinha
Técnico: Vitor Pereira
Vasco: Léo Jardim, Puma, Miranda (Capasso), Léo e Piton; Rodrigo, Andrey Santos e Jair; Gabriel Pec, Pedro Raul e Alex Teixeira
Técnico: Maurício Barbieri
Fonte: Gazeta Esportiva