Vasco supera meta e fatura R$ 6 milhões por ano com licenciamento

O Vasco da Gama passou a contar com a Destra para gerir seus negócios em licenciamento e superar faturamento.

Produtos disponíveis nas lojas do Gigantes
Produtos disponíveis nas lojas do Gigantes (Foto: Gabriel Costa/ Divulgação)

Fundado em 1898, o Club de Regatas Vasco da Gama é um dos grandes times do Brasil. Hoje, conta com a quinta maior torcida do país, segundo pesquisa do Ipec, que, aliada à tradição e história da instituição, agrega valores de mercado para a marca. Entretanto, com a grande quantidade de demandas, o Marketing do clube estava com dificuldades de gerenciar as questões de licenciamento da instituição. Para solucionar essa questão, passou a contar com a Destra, plataforma de LaaS (Licenciamento como Serviço) especializada em gerar e gerir negócios em licenciamento de marcas.

Fábio Lima, Coordenador de Marketing do Vasco da Gama, que chegou ao cargo em junho de 2018, relata que a organização neste aspecto era difícil. “Quando me tornei o responsável pela parte de licenciamento, tinham muitas planilhas, todas separadas e tínhamos dificuldades de controlar esse processo. O clube está em uma transição, tornando-se uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), mas, antigamente, quando associação, não tínhamos braços suficientes para poder absorver toda a demanda de licenciamento”, pontua.

Esse contexto vem se transformando por meio da parceria com a Destra, que tem um histórico de especialidade no licenciamento de marcas de clubes. “Buscamos fazer um acordo comercial que fosse interessante para as duas partes. Então, a partir disso, passamos a formatar e estabelecer os serviços, migrando todos os licenciados dentro da plataforma, que veio como um facilitador dessa mão de obra”, completa Fábio.

Virada nos negócios

A parceria entre o Vasco e a Destra mudou o nível de organização e arrecadação de licenciamento do Gigante da Colina. Apenas para ilustrar com números, o clube, anos atrás, contava com 14 empresas licenciadas, enquanto atualmente possui mais de 130. De 500 produtos licenciados, o número passou para mais de três mil. Quanto ao faturamento, o clube foi de R$ 800 mil a R$ 6 milhões por ano com seus produtos licenciados.

Bruno Koerich, CEO da Destra, comenta sobre a parceria e a mudança de realidade que os serviços da Destra promoveram ao clube. “O Vasco da Gama é um dos gigantes do nosso futebol, então, naturalmente existia um potencial enorme que não vinha sendo aproveitado ao máximo. O que fizemos, basicamente, foi fornecer o suporte necessário para organizar as informações necessárias de forma que a instituição tivesse mais tempo e energia para trabalhar a marca com foco no estratégico e comercial”, diz. “Esperamos apoiá-los cada vez mais no processo de licenciamento e trazer ainda mais indústrias qualificadas ao clube”, conclui o CEO.

Fonte: Mundo Marketing

Comente

Veja também
Tiago Leifert
Tiago Leifert analisa momento do Vasco e aprova demissão de Rafael Paiva

O jornalista Tiago Leifert afirmou que o Vasco da Gama parou de competir e concordou com a demissão de Rafael Paiva.

Felipe é o novo diretor técnico do Vasco
Felipe estreia no comando do Vasco contra o Atlético-GO em São Januário

O presidente Pedrinho anunciou Felipe como técnico interino do Vasco da Gama para os jogos restantes do Brasileiro.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo rejeita nome e indica técnico ideal para o Vasco

O ex-jogador Edmundo indicou o nome ideal para assumir o comando do Vasco da Gama para a próxima temporada.

Pedrinho durante entrevista coletiva
Pedrinho rebate declaração de Ramón Díaz

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), Pedrinho rebate declaração de Ramón Díaz, ex-técnico do Vasco da Gama.

Pedrinho anuncia Felipe como técnico interno e revela perfil para nova contratação

Durante entrevista coletiva, Pedrinho confirma que Felipe comanda o Vasco da Gama na reta final do Brasileiro e revela novo perfil.