Atuação de Edmundo pelo Vasco em 2000 está entre as melhores do Mundial de Clubes
A Fifa colocou a atuação de Edmundo pelo Vasco da Gama contra o Manchester United entre as melhores do Mundial de Clubes.
Faltando menos de um mês para o Mundial de Clubes do Marrocos, a Fifa já entrou no clima da competição, que na próxima edição contará com as presenças de Flamengo e Real Madrid, e relembrou as principais atuações individuais de jogadores desde a criação no novo formato da disputa, nos anos 2000. E entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, um brasileiro também ganhou destaque.
Pela fase de grupos do Mundial de 2000, disputado no Brasil, o Vasco enfrentou o Manchester United, campeão da Champions League à época, e com uma atuação irreparável de Romáro e Edmundo, venceu por 3 a 1 no Maracanã. E quem ganhou destaque no site da entidade máxima do futebol mundial foi o “Animal”, que anotou o terceiro gol cruzmaltino. Uma verdadeira pintura.
A atuação do ex-camisa 10 do clube carioca foi uma das seis que ganhou destaque entre as “atuações inesquecíveis” no Mundial de Clubes da Fifa. E a entidade máxima do futebol ainda relembrou que, à época, Edmundo e Romário, apesar de companheiros de ataque, tinham uma relação complicada.
“Edmundo e Romário tinham passado de ser amigos a inimigos e a voltar a ser companheiros de equipe de novo, embora os expectadores se perguntavam se eles competiriam um contra o outro ou coexistiriam de maneira construtiva. Logo receberam a resposta”, escreveu a Fifa.
E, aos 42 minutos do primeiro tempo, depois do “Baixinho” fazer dois gols, Edmundo anotou a pintura que foi considera pela Fifa “o gol mais incrível já marcado no Mundial de Clubes”. No lance, o camisa 10 driblou zagueiro do United com categoria, invadiu a área e empurrou para o fundo das redes.
“Depois de outro erro de Neville dar o 2 a 0 de bandeja para o Baixinho, Edmundo marcou aquele que sem dúvida é o gol mais incrível já marcado no Mundial de Clubes, diante de 75 mil torcedores no Maracanã”, disse a Fifa.
Além de Edmundo, outros cinco jogadores também ganharam destaque no site da entidade máxima do futebol mundial por suas atuações na competição de clubes.
Veja todos
- Mohamed Aboutrika (Al Ahly) – Al Ahly (EGT) 2 x 1 América (MEX) – Disputa pelo 3° lugar (2006)
- Kaká (Milan) – Boca Juniors 2 x 4 Milan – Final (2007)
- Lionel Messi (Barcelona) – Santos 0 x 4 Barcelona – Final (2011)
- Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – Real Madrid 4 x 2 Kashima Antlers (JAP) (pro.) – Final (2016)
- Gareth Bale (Real Madrid) – Kashima Antlers 1 x 3 Real Madrid – Semifinal (2018).
Fonte: ESPN