Vasco, Sport, Ituano e Bahia: entenda como o julgamento no STJD pode afetar acessos

Além de Sport e Vasco da Gama, o julgamento no STJD sobre a confusão na Ilha do Retiro pode afetar a situação de Bahia e Ituano.

Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Sampaio Corrêa
Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Sampaio Corrêa (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Uma decisão judicial pode mudar a classificação da Série B do Campeonato Brasileiro antes mesmo do início da 38ª rodada. Nesta quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar o Sport pelos incidentes ocorridos na partida contra o Vasco, pela 35ª rodada.

Na ocasião, alguns torcedores do time pernambucano invadiram o gramado da Ilha do Retiro após o gol de empate da equipe carioca, marcado já nos acréscimos da partida, que não foi retomada após a invasão.

Por causa dos incidentes, o Sport pode ser punido com a perda do ponto conquistado no jogo, e o Vasco seria declarado vencedor da partida. Com isso, o Rubro-Negro não teria mais chance de acesso, e o Cruz-Maltino já estaria garantido na Série A.

A decisão do STJD também pode afetar as probabilidades de acesso para Bahia e Ituano, que ainda estão na briga pelas duas vagas restantes na elite. Por isso, o ge analisa quais as possibilidades para cada equipe se a perda de ponto do Sport for confirmada.

Vasco já estaria garantido na Série A

Atualmente, o clube carioca está na quarta posição, com 59 pontos, e precisa ao menos empatar com o Ituano, no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Novelli Júnior, em Itu-SP, para se garantir na Primeira Divisão. As chances de acesso do Vasco, segundo os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são de 52.8%

Mas, se for declarado vencedor no julgamento desta quinta, o Gigante da Colina irá a 61 pontos e já estará garantido na elite.

Sport ficaria sem chance de acesso

Já o Sport, sexto colocado com 56 pontos, ficará sem nenhuma possibilidade de subir para a Série A se perder o ponto somado na partida contra o Vasco. Por enquanto, de acordo com a UFMG, o Leão de Pernambuco possui 0.046% de probabilidade de acesso.

Para alcançar a Série A, o Sport precisa derrotar o Vila Nova, às 18h30 deste domingo (horário de Brasília), no Estádio OBA, em Goiânia, e torcer para o Bahia perder para o CRB, no mesmo dia e horário, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Além da combinação de resultados, o clube pernambucano precisa tirar uma diferença de sete gols de saldo.

Ituano teria maior dificuldade

Atualmente, o Ituano é o quinto colocado, com 57 pontos, mas como tem um confronto direto com o Vasco, na última rodada, o o time de Itu só precisa vencer a partida para se garantir na Série A. A probabilidade de confirmar vaga na elite é de 49.6%, de acordo com os números da UFMG.

Mas, se o clube carioca ganhar os pontos do jogo contra o Sport, o Ituano passa a depender de uma combinação de resultados para entrar no G-4. O time de Itu tem que vencer o Vasco e torcer por derrota do Bahia. Se o Tricolor empatar o jogo, o clube paulista tem que ganhar por quatro gols de diferença.

Bahia sob risco

No próximo domingo, o Bahia só precisa de um empate diante do CRB, fora de casa, para se confirmar na elite. Atualmente, o Tricolor baiano ocupa o terceiro lugar, com 59 pontos, e tem 97.6% de probabilidade de subir para a Série A, segundo a UFMG.

Se o julgamento do STJD mudar a classificação do campeonato, o Esquadrão não vai precisar se preocupar mais com o Sport, mas passar a ter o Ituano como uma ameaça maior. O Tricolor perderia a vaga no G-4 em caso de derrota para o CRB, e vitória dos paulistas contra o já classificado Vasco.

Além disso, se o time baiano empatar com o CRB, perderia a vaga no G-4 com um triunfo de 3 a 0 (ou mais) do Ituano sobre o Vasco.

Entenda o que pode acontecer no julgamento

Por causa da confusão no empate com o Vasco, o Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF. Com isso, pode ser punido com perdas de mando de campo (de uma a dez partidas), além de multa e perda do ponto conquistado na partida, com o Vasco sendo declarado vencedor.

Ao ge, o advogado Milton Jordão informou que o caso é complexo. Além disso, o especialista em direito esportivo citou o julgamento do Ceará após invasão de campo em jogo contra o Cuiabá. O Vovô não foi punido com a perda do ponto.

“O debate que a Comissão Disciplinar vai ter é se essa disposição [perda de ponto] é aplicável neste caso complexo” – explicou Jordão.

– Estamos diante de um processo completo. Não me recordo, nos últimos anos que acompanho, profissionalmente e academicamente, de processo idêntico. A gente teve um caso agora, que foi o Cuiabá e Ceará, mas isso não quer dizer que é necessariamente um precedente que obrigue a Comissão Disciplinar a se manifestar dessa forma. Já é um entendimento que o Tribunal emitiu e que deve ser também considerado, mas são diferentes. Foi julgado e não houve perda de pontos. […] Lembrando que, óbvio, é um julgamento de primeiro grau, e teremos um embate a ser travado junto ao seu órgão máximo do STJD, que é o tribunal Pleno – complementou Milton Jordão.

Por outro lado, Joanna de Assis, repórter do Sportv e da Globo, disse, durante o Central do Ge desta segunda-feira, que as chances de o Vasco ficar com os pontos do jogo são muito altas.

– Em termos jurídicos, especialistas do STJD me alertam que o Vasco tem 80% de chance de herdar os pontos, mas, como tudo na vida, existem outras movimentações, e isso aumenta ainda mais a expectativa para esse julgamento na quinta. E, a depender do resultado, colocará uma pressão danada do time. Mas o fato é que é uma situação real e que vai influenciar na situação de todo mundo.

“Independentemente do recurso e a favor de quem seja, o resultado de quinta-feira vai ser trabalhado, fundamentado para ser mantido. E, historicamente, geralmente a primeira decisão é a que fica” – explicou Joanna de Assis.
Vale lembrar que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar, nesta quinta-feira, os incidentes ocorridos na partida entre Sport e Vasco, pela 35ª rodada da Série B. Na ocasião, alguns torcedores do time pernambucano invadiram o gramado da Ilha do Retiro, logo após o gol de empate da equipe carioca.

Em contato com a reportagem, o Bahia confirmou que um advogado do clube irá acompanhar o julgamento no Rio de Janeiro. O Vasco também terá seu representante. O Sport, envolvido no julgamento, também vai ser representado por sua defesa durante a análise do caso. Já a assessoria do Ituano informou que o clube não irá se pronunciar.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
7 comentários
  • Responder

    Sobre o art 22 do Regulamento Geral das Competições – 2022.
    Art 22. As partidas que forem interrompidas após os 30 (trinta) minutos do segundo tempo pelos
    motivos relacionados no art. 19 deste RGC serão consideradas encerradas, prevalecendo o placar daquele momento, desde que nenhum dos Clubes tenha responsabilidade pelo encerramento da
    partida.

    Art. 19.1 falta de segurança;

    Ele tem que ser levado em consideração.

  • Responder

    Só lembrando que o Vasco será prejudicado novamente igual quando disseram que o VAR estava descalibrado no gol de impedimento do Internacional e o Vasco caiu pra segunda divisão.

  • Responder

    Isso e pilantragem quem precisa ser punido e o Vasco, o jogado falto c respeito a torcida.

  • Responder

    E vocês tem dúvidas que o Vasco não será beneficiado?!
    Recorde o caso da Portuguesa de Desportos (SP) que “caiu” para a segunda divisão por ter usado um jogador, “que não podia” e o advogado carioca esqueceu de avisar…
    E o Fluminense que voltou da terceira divisão em uma virada de mesa, assim como o Grêmio, da segunda…
    Pobre futebol!

    • É preciso punir vigorosamente essas invasões de campo de jogo! É inadmissível que isso possa ocorrer em tempos atuais. A pena tem que ser muito severa para o Sport. Perda de pontos e interdição do estádio até comprovar segurança máxima.

  • Responder

    Quero ver se vão conceder já que o efeito suspensivo pro jogadores não derão, aí vira bagunça

  • Responder

    Quero ver se vão conceder já que o efeito suspensivo pro jogadores não serão, aí vira bagunça

Comente

Veja também
Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.