Súmula aponta que jogo entre Sport e Vasco não foi encerrado; entenda

A retificação na súmula pode ajudar o Vasco da Gama a conseguir os três pontos no jogo contra o Sport, caso que está no STJD.

Jogadores do Sport correm em direção a Raniel após comemoração do gol
Jogadores do Sport correndo em direção a Raniel após comemoração do gol de empate do Vasco pela Série B 2022 (Foto: Rafael Vieira/AGIF)

A chance de os três pontos da partida contra o Sport serem dados ao Vasco da Gama é real. O caso da confusão na Ilha do Retiro está nas mãos do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e um detalhe pode ser crucial para que o Gigante leve os três pontos no confronto.

Teoricamente, o jogo foi encerrado, por volta de 44 minutos do segundo tempo, depois que torcedores dos donos da casa quebraram um dos portões do estádio e invadiram o campo. No entanto, Raphael Claus, árbitro da partida, fez uma retificação na súmula da partida que permite uma outra interpretação.

Está constado no documento que “em virtude do tumulto narrado, a partida não pode ser continuada”, ou seja, o confronto foi apenas interrompido e não encerrado. A partir disso, aumenta as chances de que o STJD decida por dar os três pontos ao Vasco por causa do artigo 20 do Regulamento Geral das Competições.

Baseado no regulamento, se a partida for interrompida e não voltar, aquele que for o culpado ou responsabilizado da paralização, que no caso foi o Leão, será declarado perdedor por 3×0, mesmo formato do W.O. As informações foram trazidas pelo Twitter Arena Cruzmaltina, que completou dizendo que a decisão se passará pela finalização ou não do confronto.

Retificação da súmula de Sport x Vasco
Retificação da súmula de Sport x Vasco

Na mira da Justiça

A partir do que disse a arbitragem, ganha força o argumento que a não continuidade foi por causa do tumulto. Por causa da confusão, a procuradoria do STJD solicitou a interdição da Ilha do Retiro, e os vascaínos Raniel e Luiz Henrique, que foram mais destacados na comemoração do gol, foram denunciados e podem não jogar mais em 2023.

Mais sobre:Sport
Comente

Veja também
Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem antes de duelo contra o Puerto Cabello

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).