Semana começa com escolhas importantes para os rumos do Vasco; veja

Vasco da Gama inicia a semana de olho em questões referentes a SAF, inscrição de reforço e provável anúncio do novo treinador.

Alex Teixeira em seu primeiro treino no retorno ao Vasco
Alex Teixeira em seu primeiro treino no retorno ao Vasco (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A semana no Vasco começou bastante movimentada e promete continuar assim nos próximos dias. No domingo o técnico Maurício Souza foi demitido. Já na segunda-feira, o clube conseguiu  derrubar a liminar da Comisssão de Defesa do Consumidor da ALERJ que suspendia os ritos da constituição e venda da SAF para a 777 Partners. Com a decisão da desembargadora Fernanda Fernandes, da 15ª Câmara Cível, o Conselho Deliberativo foi convocado para se reunir na quarta-feira para discutir e votar a recomendação ou não da proposta do grupo norte-americano.

Nesta terça-feira, o Vasco vive a expectativa para dois assuntos distintos, mas que possuem relação. A começar pela regularização de Alex Teixeira, que estava impedido de ser inscrito no BID da CBF devido ao Transfer Ban imposto pela Fifa, por causa de uma dívida com o técnico português Ricardo Sá Pinto, de R$ 1,4 milhão. No entanto, o clube acertou o pagamento na última sexta-feira e aguarda os trâmites burocráticos para inscrevê-lo. Isso tem que acontecer até sexta-feira para o jogador poder estrear no domingo, contra a Chapecoense.

O local da partida é o segundo assunto em questão, já que o Vasco aguarda a resposta do Flamengo para jogar no Maracanã. O clube fez uma proposta ao Rubro-Negro, que é o permissionário do estádio, e propôs um acordo para jogar mais dois jogos em 2022, além desse contra a Chapecoense. A medida visa evitar litígio com o rival, como aconteceu no confronto com o Sport, quando o Cruz-Maltino conseguiu jogar no Maracanã através de uma liminar na Justiça.

Novo técnico

Nos bastidores, o Vasco em conjunto com a 777 Partners, que já iniciou o processo de transição, debatem sobre a escolha do novo treinador. A ideia é contratar um técnico que tenha condições de estar à frente da equipe também em 2023, quando o planejamento da temporada será traçado exclusivamente pela 777 Football Group, braço esportivo do grupo que será responsável em gerir a SAF que está prestes a ser constituída e adquirida pelos investidores norte-americanos.

Nomes como Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, e André Jardine, do Atlético de San Luis, do México, agradaram a 777 Partners na época em que o Vasco buscava um substituto para Zé Ricardo, que deixou o clube para comandar o Shimizu S-Pulse, do Japão. A tendência é de que o novo treinador tenha o perfil semelhante. A contratação de um técnico tampão até o final do ano não está descartada, mas as opções de qualidade diminuem consideravelmente por causa do contrato curto. Nesta configuração, Guto Ferreira agrada, mas sem a perspectiva de permanência para o ano que vem.

Maurício Souza foi uma exceção por se tratar de um técnico que jamais comandou uma equipe profissional. Para ele foi uma grande oportunidade profissional. Vale destacar que a demissão do treinador teve participação direta da 777 Partners, que não era muito favoráveis a sua chegada, apesar de terem dado o aval para a contratação. Agora, faltando poucos dias para a Assembleia Geral Extraordinária, prevista para o dia 6 de agosto, para a definição da venda, o novo técnico contará com anuência total dos investidores.

Até lá, o auxiliar da comissão permanente, Emílio Faro, comanda o time interinamente contra o CRB, quinta-feira, em São Januário, e Chapecoense, no domingo. O Vasco não vence há três rodadas e perdeu a vice-liderança para o Grêmio, caindo para a 3ª posição, com 35 pontos.

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Puma seguirá no Vasco? Veja como está a negociação

O lateral Puma tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e pode assinar com outro clube no meio do ano.

Saiba como funciona o Scout do Vasco, liderado por ex-Flamengo

Ex-Flamengo, Daniel de Brito lidera o departamento especializado do Vasco da Gama na procura por reforços no mercado.

Olho no rival! Escalação do Vitória contra o Vasco

Confira a escalação do Vitória para o jogo contra o Vasco da Gama, que acontece neste sábado, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Chegada de Diniz ao Vasco pode ser benéfica a Coutinho

Coutinho vem sendo muito criticado pela torcida do Vasco, mas a chegada de Fernando Diniz traz sobrevida ao meia.

Vasco chega ao 4º técnico em 2025 e utilizou 45 jogadores; veja números

Três técnicos já comandaram o Vasco da Gama nesta temporada e utilizou nada menos que 45 jogadores em busca do time ideal.

Felipe deixa comando do Vasco com desempenho insatisfatório

Felipe fará seu quarto e último jogo sob o comando do Vasco da Gama e não atingiu bons resultados como da primeira vez.

Afastado do elenco foi xodó de Diniz e pode ganhar nova chance no Vasco

Xodó de Fernando Diniz na primeira passagem pelo Vasco, Riquelme foi afastado do restante do elenco ainda em janeiro.

Edmundo projeta futuro do Vasco com a chegada de Fernando Diniz

Edmundo mostrou confiança em crescimento do Vasco da Gama na temporada sob o comando do técnico Fernando Diniz.

Vasco enfrenta o Vitória neste sábado pela 8ª rodada do Brasileiro

O Vasco enfrentará o Vitória a partir das 18h30min deste sábado, no Barradão, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vitória e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vitória e Vasco da Gama, no Barradão, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.