Ex-Vasco, Dedé é anunciado como reforço do Athletico-PR

Após queda no Paulista com a Ponte Preta, o zagueiro Dedé assinou com o Athletico-PR um contrato de produtividade até dezembro deste ano.

Dedé reforça o Athletico-PR na sequência de 2022
Dedé reforça o Athletico-PR na sequência de 2022 (Foto: Fabio Wosniak/Athletico)

O Athletico anunciou a contratação de Dedé na manhã desta quinta-feira. Aos 33 anos, o zagueiro chega com um discurso humilde e cauteloso e fala em retomar o alto nível no Furacão.

“A oportunidade que o Athletico Paranaense está me dando é de renascer para o futebol. Encaro como a oportunidade da minha vida. Maior oportunidade da minha carreira.”
— Dedé, ao site do Athletico

Como adiantou o ge, Dedé assinou um contrato de produtividade válido até dezembro de 2022. O zagueiro vai vestir a camisa de número 3.

A contratação de Dedé se encaixa em uma característica do Athletico no mercado nos últimos anos: recuperar jogadores que já apresentaram um alto nível de futebol no Brasil. Foi assim com Walter e Nikão, por exemplo.

– Sonho em voltar a realizar meu futebol em alto rendimento. Voltar a desempenhar meu futebol que todos conhecem. E procurava por um lugar como o Athletico Paranaense, que pudesse me oferecer uma estrutura para que eu tivesse condições para isso.

Dedé teve uma carreira de sucesso antes das seguidas lesões no joelho e dos problemas físicos que atrapalharam sua trajetória.

O zagueiro começou no Volta Redonda em 2008 e foi contratado pelo Vasco da Gama no ano seguinte. Conquistou a Série B pelo clube carioca em 2009 e a Copa do Brasil em 2011, no mesmo ano em que defendeu a seleção brasileira pela primeira vez.

Em 2013, chegou ao Cruzeiro para conquistar mais títulos: foi bicampeão do Brasileiro, da Copa do Brasil e ganhou três Campeonatos Mineiros, mas passou a ter problemas no joelho.

A primeira lesão foi no final de 2014. Ficou mais de um ano parado e só retornou aos gramados em 2016. Ele sofreu com o joelho novamente e teve que fazer uma nova cirurgia. E não foi a última. Dedé seguiu com o problema em 2017.

O zagueiro só se recuperou de vez em 2018. O bom futebol voltou e ele foi convocado para os amistosos da seleção antes da Copa do Mundo, mas acabou de fora da lista final.

Entre 2019 e 2020, o joelho foi problema novamente. O zagueiro nunca mais conseguiu se firmar. Em 2021, rescindiu com o Cruzeiro e defendeu a Ponte Preta no Campeonato Paulista nesta temporada. Fez apenas dois jogos, não foi bem e acabou rebaixado com a Macaca.

No Athletico, Dedé chega para finalmente tentar se recuperar e ajudar o Furacão nos objetivos da temporada. O clube disputa o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Chegou esnobar quando si ventilou a sua volta ao Vasco ,começou a fazer leilão como si ele hoje fosse o Dedé de ontem ,problemas no joelho é quase impossivel recuperar ,foi para a Ponte e, não foi bem ,está agora no Furacão ,torçamos para que tenha sucesso .Ramon teve quase os mesmo problemas e ,não aguentou jogou a toalha e não foi somente ele outros também tiveram os mesmo problemas .

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.