Após caso de Gabigol, Pedrinho critica punições por comemorações no futebol

O ídolo do Vasco da Gama, Pedrinho, disse, no entanto, que não podem ser toleradas comemorações que envolvam discriminação.

Pedrinho provocou a torcida do Flamengo em 2000
Pedrinho provocou a torcida do Flamengo em 2000

Por meio do Instagram, o ídolo Pedrinho relembrou a provocação que fez na goleada por 5×1 sobre o Flamengo, em 2000, para fazer propor uma reflexão sobre o momento do futebol, em que comemorações se tornam motivo de punição, como pode ser com Gabigol.

Foi justamente o caso do atacante do Flamengo que motivou a publicação do ídolo do Cruzmaltino. Ele explicou o contexto de sua comemoração naquele clássico e fez um apelo para que isso seja levado em consideração. No entanto, ele ressaltou que atos discriminatórios devem ser punidos.

Pedrinho ressaltou que a sua celebração se tornou música e até bandeira na torcida por sua representatividade. O ex-meio-campista classificou como “covardia” pinçar as comemorações isoladamente e destacou que é uma coisa que faz parte do esporte e toda a paixão que envolve.

A publicação

O ano era 2000. Vasco 5 x 1 Flamengo. Vasco: Campeão da Taça Guanabara. A minha comemoração foi uma resposta para a torcida rival que, em coro durante os 90 minutos, – com xingamentos – afirmava que minha carreira tinha acabado por causa das lesões que tive. Fiz uma das minhas melhores partidas mostrando que ainda poderia jogar em alto nível.

Trago essa lembrança no meio da polêmica sobre os limites das comemorações, para propor uma reflexão: precisamos contextualizar as comemorações de acordo com o momento que acontecem. Obviamente que falo que não podemos tolerar atos racistas, discriminatórios ou quaisquer outros que ofendam alguma comunidade.

A minha comemoração virou bandeirão, verso de música, eternizada na história do clube e a torcida mantém o gesto no contexto correto. Pinçar qualquer comemoração isoladamente é uma covardia com o futebol, afinal o futebol é o que é por causa do seu principal combustível: a paixão. A comemoração é a síntese dessa paixão.

Punição

Gabriel Barbosa foi denunciado por comemorar o gol na vitória por 1×0 sobre o Vasco, no meio de semana, na frente dos vascaínos no Maracanã, no risco de pegar alguns jogos de suspensão. O próprio Gigante pode ser punido após denúncia do Flamengo sobre supostos “cantos discriminatórios” dos vascaínos no último clássico.

Mais sobre:GabigolPedrinho
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Acredito que nem tem como comparar as duas comemorações. A primeira, do Pedrinho, presenciei no Maracanã. O Pedrinho, foi gol de bola rolando, jogada construída . O jogo foi um chocolate histórico. Vasco Campeão da Taça Guanabara. 5 x 1 impecáveis. Desabafo do Pedrinho. Então, a comemoração de gol de Pênalti (roubado), desses caras, é IRRELEVANTE, e me parece não ser digna de nota.

    • A menina ficoi nervosa. Pênalti roubado? Mão na bola é permitido no vôlei só.

  • Responder

    Pra cima deles meng0

Comente

Veja também
Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.