Ira jovem e Mancha Negra se manifestam contra cessão de São Januário para rivais

Torcidas organizadas se manifestaram contra o aluguel do Estádio de São Januário, após provocações da torcida do Fluminense.

Vista aérea de São Januário, a casa do Vasco
Vista aérea de São Januário, a casa do Vasco (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Após nota emitida pela Força Jovem, mais duas torcidas organizadas se manifestaram contra o aluguel do Estádio de São Januário aos rivais do Vasco da Gama.

As manifestações surgiram após o jogo entre Fluminense e Millionários, pela Libertadores da América. Na noite da última terça-feira (01), atos desrespeitosos ao Vasco da Gama ocorreram na Colina História, partidos da torcida tricolor.

No Instagram, a Ira Jovem repudiou o aluguel do estádio e criticou a diretoria cruzmaltina que, segundo a nota, ignora a forma como estão utilizando a casa do torcedor vascaíno.

Nota da Ira Jovem

A torcida IRA JOVEM VASCO repudia veemente o “aluguel” de nosso estádio para qualquer time que seja. Mais ainda por São Januário ter sido construído justamente por opressão e preconceito desses que hoje utilizam nosso templo como se fossem seu. O timeco que sempre tentou ser Vasco fez questão de tentar apagar ou omitir nossos símbolos.

Esse é um exemplo claro de falta de pulso e postura frágil de uma diretoria que ignora a forma como estão utilizando nossa casa. Para Vascaínos que queiram visitar e conhecer São Januário precisa-se agendar e é cobrado (sócio ou não), e claramente facilitada para alugar para rivais que não condiz com nossa história e origem.

Quanto foi o “aluguel” para o RIVAL? Qual a explicação plausível para se prostituir dessa forma? Isso só prova que desconhecem e fazem questão de não respeitar o VASCAÍNO.

EXIGIMOS QUE SÃO JANUÁRIO SEJA RESPEITADO E QUE NÃO SEJA ALUGADO NUNCA MAIS.

Nossa casa tem que ser honrada, pois foi construída por uma corrente de amor e dedicação de torcedores, que ali deram seu suor e sangue para erguer o MAIOR ESTÁDIO DA AMÉRICA LATINA, na epoca.

Confira a publicação

A Mancha Negra também se manifestou. Em nota, a torcida disse que é inadmissível após os desrespeitos do Fluminense em São Januário, a diretoria cruzmaltina ainda alugar o estádio para qualquer rival.

Nota da Mancha Negra

Devido aos últimos acontecimentos, a Diretoria da Mancha Negra tem uma série de considerações para fazer e se posicionar. Relacionado ao aluguel de São Januário, a Mancha Negra considera um ultraje o que ocorreu ontem.

É inadmissível que a diretoria do Vasco alugue o nosso estádio para o Fluminense jogar! O clube das laranjeiras, historicamente racista, junto com outro rival sediado na zona sul carioca, negaram ao Vasco, em 1924, o acesso a AMEA, “sob a falsa alegação do clube não ter estádio próprio, porém, o real motivo da negativa veio a tona quando foi apresentada uma proposta indecorosa, na qual o Vasco da Gama seria admitido na referida associação desde que eliminasse do time os 12 jogadores negros, pardos, caixeiros e operários.”

Ou seja, o Vasco está alugando seu estádio histórico que foi construído como resposta ao racismo dos clubes de elite da zona sul para os próprios racistas elitistas. Não fosse somente o ultraje do aluguel para os rivais historicamente racistas, os seus torcedores, historicamente mais favorecidos e “estudados” depredaram nosso patrimônio roubando placas de banheiro e tiraram fotos, postando nas redes sociais.

Urinaram e defecaram em nossas arquibancadas como completos animais irracionais. Porém a verdade é que a intenção real deles era roubar nossos troféus de competições internacionais. O que nos impressiona é uma torcida tão “educada” ser tão porca e com atitudes de tamanha baixeza.

Contudo, mais errados ainda são os dirigentes do Vasco que simplesmente jogaram a nossa resposta histórica no lixo e alugaram nosso estádio para essa corja, alegando que o o clube precisa fazer com que o estádio seja rentável e “pague” seus custos por si só (alugando o mesmo por míseros 70mil reais).

Sendo assim, ainda no contexto da possível criação e venda da Sociedade Anônima do Futebol – SAF do Vasco da Gama, colocamos como exigência da Mancha Negra o NÃO aluguel ou empréstimo do nosso estádio de São Januário para rivais. Entendemos que o lucro é importantíssimo porém não poderá NUNCA estar à frente da história do clube ou acima da vontade dos torcedores.

Confira a publicação

Sobre os símbolos do Vasco que foram cobertos em São Januário, o Clube explicou que foi uma determinação da Conmebol, porém a torcida prefere que, de qualquer forma, o estádio não seja alugado.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Tá fácil pro $$algado, até às organizadas agora ficam nessa de mandar notinha em internet.

  • Responder

    ELES JA DÃO COMO CERTA O USO DE SÃO JANUÁRIO NA PRÓXIMA FASE. E AÍ FJV, IRA E MANCHA NEGRA???? VÃO DEIXAR CONTINUAR ZOMBANDO DA GENTE???? VAMOS COBRAR A ESSA DIRETORIA!!!! VAO ALUGAR O CAR@LHO!!!!

Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.