Conselho aprova e Vasco inicia contratação de estudos para a SAF

A diretoria do Vasco da Gama deu mais um passo na intenção de implementar a Sociedade Anônima de Futebol no Clube.

Salgado em entrevista coletiva em São Januário
Jorge Salgado em entrevista coletiva em São Januário (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

Com a aprovação dos Conselhos Deliberativo e de Beneméritos, o Vasco dará segmento à contratação de estudos para elaboração do projeto para virar clube-empresa. Em sessão na noite desta segunda, Carlos Fonseca, presidente do CD, ratificou o entendimento dos conselheiros de que a direção pode dar início imediato à contratação dos estudos para a criação da SAF (Sociedade Anônima de Futebol).

No fim de novembro, logo após a Série B, o presidente Jorge Salgado formalizou ao Conselho Deliberativo o pedido de constituição do clube-empresa para o exercício do futebol em São Januário. Na ocasião, ele entregou documento a Carlos Fonseca, presidente do Conselho Deliberativo – o presidente do Conselho de Beneméritos, Antônio Peralta, também recebeu a formalização.

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo societário criado pela Lei n.º 14.193, de 6 de agosto de 2021, que permite aos clubes constituírem empresa para operar o futebol, com regime tributário simplificado. Segundo a nota, o Vasco entende que a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter o saneamento das finanças e a realização de investimentos no futebol.

Em nota, nesta terça-feira, o Vasco confirmou que dará prosseguimento aos estudos da SAF e afirmou que “entende que a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter, a um só tempo, o saneamento das finanças do clube e a realização de investimentos no futebol, pois esse regime jurídico oferece instrumentos para captação de recursos financeiros a um custo inferior do que aquele hoje disponível para o clube no mercado”.

– A constituição da SAF é um passo fundamental para que o Vasco recupere a capacidade de investir no futebol e também equilibre suas finanças em definitivo. Nossa indústria vai passar por um processo inexorável de profissionalização com rápida transformação. Aqueles que se organizarem primeiro terão uma importante vantagem competitiva, principalmente um Gigante do tamanho do Vasco que é um clube nacional com potencial extraordinário. Vamos trabalhar duro para apresentar o melhor projeto do mercado – disse Jorge Salgado, ao site oficial do clube.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:SAF
5 comentários
  • Responder

    Esse projeto SAF é a salvação do Vasco. O Vasco rola todo mês uma dívida de 800 milhões que fica mto difícil de andar com as próprias pernas. Como torcedor vascaíno peço ao CD e CB de aprovar o SAF para o Vasco ser um time forte e buscando sempre os principais títulos no Brasil e na América do Sul. Vamos contratar CEO responsável e competente, só assim o Gigante sai do buraco

  • Responder

    Esse presidente canalha vai acabar vendendo o clube para algum mulambento framengo. Fora FDP. Não dá pra confiar em você.

  • Responder

    Primeira fala do Jorge salgado que eu concordo.

  • Responder

    Net Vasco, essa notícia e verdadeira mesmo?
    Acho que não foi esse o teor das conversassem ontem na reunião, Kkkkk melhora isso aí, tão querendo enfiar de goela abaixo esse negócio de SAF, daí é viável pra essa atual gestão manter o Vasco do jeito que tá ou seja nada vai mudar. Espero estar errado porém acho que não estou assim como muitos outros vascaínos.

  • Responder

    Quero que o Vascão volte a ser Gigante! E para isto acontecer é necessário transformar em clube empresa!

Comente

Veja também
Caio Ribeiro acredita que Pedrinho pode reerguer o Vasco, mas faz alerta

Caio Ribeiro vê o elenco do Vasco muito desequilibrado e sugere mais reforços para evitar sufoco no Brasileiro.

Rafael Silva critica decisão de Carille contra Corinthians e elogia Vegetti

Rafael Silva assistiu ao jogo na Neo Química Arena e diz que Carille não deveria ter poupado jogadores para o duelo.

Loide teve atuação discreta na 1ª chance como titular no Vasco; veja números

Loide Augusto sofreu com a falta de entrosamento com o time e teve pouca participação em jogo contra o Corinthians.

Fábio Carille fica com cargo pressionado no Vasco

O técnico Fábio Carille pode ser demito do Vasco da Gama em caso de mais resultados negativos nesta semana.

Souza completa 2 meses sem jogar pelo Vasco

O volante Souza completou dois meses sem ser utilizado pelo técnico Fábio Carille no jogos do Vasco da Gama.

Benja critica time do Vasco contra o Corinthians e projeta futuro do Clube

Benjamin Back projetou o futuro do Vasco da Gama no Brasileiro após atuação contra o Corinthians, no último sábado.

Felipe Melo questiona posição e vê jogador está sendo sacrificado no Vasco

Felipe Melo questionou a forma com que o técnico Fábio Carille tem escalado Tchê Tchê no time do Vasco da Gama.

Atuação em derrota não condiz com justificativas de Carille; veja análise

O técnico Fábio Carrile mudou a escalação do Vasco, tirou peças importantes e acabou derrotado pelo Corinthians.

Defesa do Vasco acumula erros e falhas individuais, e sofre 7 gols em 3 jogos

O sistema defensivo do Vasco da Gama vira dor de cabeça para o técnico Carille, que terá pouco para ajustar o setor.

Estratégia de Carille falha e escancara problemas do time do Vasco

Derrota diante do Corinthians escancarou problemas de desentrosamento e falta de organização no sistema defensivo do Vasco.