Virada do Século! Final da Mercosul entre Vasco e Palmeiras completa 21 anos

Há 21 anos o Vasco da Gama protagonizava uma das partidas mais épicas de sua história ao bater o Palmeiras por 4x3 na final da Copa Mercosul.

Romário comemora o gol do título da Copa Mercosul de 2000
Romário comemora o gol do título da Copa Mercosul de 2000 (Foto: Evelson de Freitas)

Uma das partidas mais impressionantes da história do futebol completa 21 anos nesta segunda-feira (20), trata-se da ‘Virada do Século’, como ficou conhecida a partida entre Vasco e Palmeiras, pela final da Copa Mercosul, em 2000. Naquele ano, os Cruzmaltinos veneram o duelo por 4×3, depois de estarem perdendo por 3×0, no antigo Palestra Itália.

O jogo foi o terceiro da decisão contra os paulistas, na ocasião a final foi decidida em uma melhor de três. O Gigante da Colina venceu a primeira partida em São Januário por 2×0. No segundo jogo, foi derrotado por 1×0, no Palestra. Os resultados levaram os times a um terceiro e derradeiro jogo, novamente em São Paulo.

No dia 20 de dezembro de 2000, em um ambiente totalmente adverso, com a torcida do Palmeiras lotando o estádio, o Vasco terminou a primeira etapa perdendo por 3×0. O título parecia perdido, mas no segundo o tempo, o Almirante, que tinha um verdadeiro esquadrão em campo, com Romário, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista e Euller, virou a partida de forma espetacular, se sagrando tri-campeão continental.

Comandado pelo baixinho Romário, que fez três gols, o Time da Cruz de Malta teve uma atuação de almanaque na etapa complementar. Nem a expulsão do zagueiro Júnior Baiano, aos 32 minutos do segundo tempo, quando o Vasco perdia por 3×2, foi capaz de frear o ímpeto Cruzmaltino na etapa complementar.

No fim, uma vitória heroica do Time da Cruz de Malta às vésperas da virada do século XX para o XXI, e mais um título para a vasta galeria de troféus do Vasco da Gama, que no mesmo ano já havia conquistado o tetra Campeonato Brasileiro. Confira abaixo os melhores momentos do confronto publicados no canal Edu César.

Veja

O Vasco venceu a Copa Mercosul em 2000 com a seguinte escalação: Helton; Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa (Viola), Jorginho (Paulo Miranda), Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Euller (Mauro Galvão) e Romário. Técnico: Joel Santana

Comente

Veja também
Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem antes de duelo contra o Puerto Cabello

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).