Vasco vai disputar sua 5ª Série B em 14 anos

Derrota do Vasco da Gama para o Vitória sacramentou a permanência do Clube de São Januário na Série B em 2022.

Cano durante jogo contra o Vitória
Cano durante jogo contra o Vitória ( Foto: Andre Durão)

O mais pessimista dos vascaínos não poderia supor em 2009, quando o time disputou pela primeira vez a Segunda Divisão do Brasileiro, que o fato passaria a ser uma rotina para o clube. Com a derrota nessa quarta (10), para o Vitória, por 3 a 0, em São Januário, o Vasco não tem mais como buscar o acesso na atual edição da Série B. Ou seja, em 2022 vai continuar no segundo escalão do futebol nacional, no qual figurará pela quinta vez em 14 anos.

O primeiro revés se deu ao longo de 2008, quando a equipe contava com o zagueiro Jorge Luiz, o meia Madson e o atacante Edmundo, entre outros. Era o início da gestão de Roberto Dinamite na presidência do clube e a queda se confirmou na última rodada da Série A, em dezembro, num confronto exatamente contra o Vitória, no Rio, no qual os cariocas perderam por 2 a 0. Terminou a temporada em 18º lugar.

Em 2013, a nova queda veio associada à crise financeira e política do clube. Em campo, o time não se acertava e nem a troca de técnicos resolveu a situação – foram quatro naquele ano: Gaúcho, Paulo Autuori, Dorival Jr e Adilson Batista. Encerrou o Brasileiro mais uma vez em 18º, após uma despedida humilhante – goleado pelo Athletico-PR por 5 a 1 na Arena Joinville.

Em 2015, já com Nenê no time, o Vasco repetiu seu calvário e caiu na última rodada do Brasileiro, quando empatou com o Coritiba por 0 a 0, fora de casa. Naquela oportunidade, o presidente do clube, Eurico Miranda, dissera que se mudaria para a Sibéria se o Vasco fosse rebaixado. Não cumpriu a promessa. A 18ª posição se repetiu.

O restante da história é mais recente, com a péssima campanha em 2020, em que ficou no 17º lugar e foi obrigado a jogar a Série B de 2021. Agora, com seguidos tropeços, deixou escapar qualquer possibilidade de se classificar entre os quatro melhores e, por isso, vai permanecer na Segunda Divisão em 2022.

Fonte: Terra

Comente

Veja também
Payet em jogo contra o Flamengo no Maracanã
Adeus? Payet pode estar vivendo seus últimos dias no Vasco

Craque francês do Vasco da Gama, Payet tem contrato até junho de 2025, mas não deve permanecer no Cruzmaltino.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Tradição e inovação: O que o Vasco pode esperar da parceria com a Nike

Vasco da Gama tem acordo encaminhado com a Nike para ser patrocinado pela marca a partir da temporada 2026.

Vasco x Atlético-GO em São Januário
Vasco finaliza 2024 com altos e baixos e mira reforços para competir mais em 2025

Vasco decepcionou no Campeonato Carioca, mas fez um Brasileiro sem sustos e surpreendeu na Copa do Brasil.

Camisa comemorativa do Vasco da Gama Brasileiro 74
Vasco lança camisa comemorativa pelos 50 anos do Brasileiro de 1974

Vasco da Gama anunciou nas suas redes sociais o uniforme em homenagem ao título do Campeonato Brasileiro de 1974.