Vasco vai disputar sua 5ª Série B em 14 anos

Derrota do Vasco da Gama para o Vitória sacramentou a permanência do Clube de São Januário na Série B em 2022.

Cano durante jogo contra o Vitória
Cano durante jogo contra o Vitória ( Foto: Andre Durão)

O mais pessimista dos vascaínos não poderia supor em 2009, quando o time disputou pela primeira vez a Segunda Divisão do Brasileiro, que o fato passaria a ser uma rotina para o clube. Com a derrota nessa quarta (10), para o Vitória, por 3 a 0, em São Januário, o Vasco não tem mais como buscar o acesso na atual edição da Série B. Ou seja, em 2022 vai continuar no segundo escalão do futebol nacional, no qual figurará pela quinta vez em 14 anos.

O primeiro revés se deu ao longo de 2008, quando a equipe contava com o zagueiro Jorge Luiz, o meia Madson e o atacante Edmundo, entre outros. Era o início da gestão de Roberto Dinamite na presidência do clube e a queda se confirmou na última rodada da Série A, em dezembro, num confronto exatamente contra o Vitória, no Rio, no qual os cariocas perderam por 2 a 0. Terminou a temporada em 18º lugar.

Em 2013, a nova queda veio associada à crise financeira e política do clube. Em campo, o time não se acertava e nem a troca de técnicos resolveu a situação – foram quatro naquele ano: Gaúcho, Paulo Autuori, Dorival Jr e Adilson Batista. Encerrou o Brasileiro mais uma vez em 18º, após uma despedida humilhante – goleado pelo Athletico-PR por 5 a 1 na Arena Joinville.

Em 2015, já com Nenê no time, o Vasco repetiu seu calvário e caiu na última rodada do Brasileiro, quando empatou com o Coritiba por 0 a 0, fora de casa. Naquela oportunidade, o presidente do clube, Eurico Miranda, dissera que se mudaria para a Sibéria se o Vasco fosse rebaixado. Não cumpriu a promessa. A 18ª posição se repetiu.

O restante da história é mais recente, com a péssima campanha em 2020, em que ficou no 17º lugar e foi obrigado a jogar a Série B de 2021. Agora, com seguidos tropeços, deixou escapar qualquer possibilidade de se classificar entre os quatro melhores e, por isso, vai permanecer na Segunda Divisão em 2022.

Fonte: Terra

Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
23 de janeiro de 2022
Caio Lopes deve acertar com o Leganés, da 2ª divisão da Espanha

Cria da base do Vasco da Gama, meia Caio Lopes deve acertar sua transferência para o Leganés, da segunda divisão da Espanha.

Confira a programação semanal do futebol profissional do Vasco

Veja a agenda do futebol do Vasco da Gama na semana em que a equipe faz sua estreia no Campeonato Carioca.

Ex-Vasco, Alan Kardec pode voltar ao futebol brasileiro

Atacante revelado na base do Vasco da Gama, Alan Kardec está há quatro meses sem receber salários na China.

Confira o provável time do Vasco na estreia do Carioca contra o Volta Redonda

Veja a provável escalação que o técnico Zé Ricardo deve mandar a campo na estreia do Vasco da Gama no Campeonato Estadual.

Às vésperas do Carioca, Castan e Vanderlei seguem com futuro indefinido no Vasco

Com a estreia do Estadual batendo na porta, Leandro Castan e Vanderlei seguem com suas situações incertas no Vasco da Gama.

Elenco campeão da Copinha 1992 se reúne para celebrar 30 anos da conquista

Estiveram presentes nomes como Pimentel, Alex Pinho, Leandro Ávila e Valdir Bigode; Vasco da Gama faturou o título do torneio sobre o SP.

Parabéns, fera! Juninho completa 21 anos neste domingo

Uma das principais promessas do Vasco da Gama, Juninho nasceu em 23 de janeiro de 2001; em 2022, meio-campista deve ter mais protagonismo.

Definida a arbitragem para o jogo entre Volta Redonda e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Volta Redonda e Vasco da Gama nesta quarta-feira, no Raulino de Oliveira, pelo Carioca.

Vasco estaria tentando redução salarial para manter Vanderlei no elenco

Caso o goleiro aceite a sugestão, a tendência é que continue no Vasco da Gama para 2022, disputando posição com Thiago Rodrigues e Halls.

Vasco estreará no Carioca com equipe reformulada

O Vasco da Gama vem reformulando a equipe buscando fazer um boa temporada e mirando o acesso à Série A do Brasileiro.

Veja mais notícias