Botafogo goleia e praticamente decreta permanência do Vasco na Série B

O Botafogo goleou o Vasco da Gama por 4x0 e decretou a permanência do Gigante da Colina na Série B do Brasileiro.

MT durante o jogo contra o Botafogo
MT durante o jogo contra o Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

O contraste entre Vasco e Botafogo se materializou no clássico deste domingo, pela 34ª rodada da Série B. O Fogão está perto do acesso à Série A, enquanto o Gigante da Colina vê o inferno de jogar a Segunda Divisão em 2022 ser cada vez mais real. O time visitante fez 4 a 0 no rival, em São Januário, pulou para a liderança e afundou os mandantes de vez.

Agora, o Botafogo conta os dias para sacramentar o acesso, enquanto o Vasco precisa de um milagre, cada vez mais improvável, nas quatro últimas rodadas da Série B. O Fogão aproveitou a instabilidade do rival e não perdoou: no contra-ataque, abriu o placar e viu o Cruzmaltino sentir o gol. A partir daí, foi soberano em campo e fez 3 a 0 logo no primeiro tempo.

O Vasco amargou a terceira derrota seguida na competição. O drama de continuar na segundona é cada vez mais real – distância para o G4, no momento, é de oito pontos. Entretanto, pode pular para dez se o CRB vencer a Ponte Preta, neste domingo, em Campinas. O Gigante da Colina é apenas o nono colocado, com 47 pontos.

Já o Botafogo está em contagem regressiva para voltar à elite nacional: o acesso está cada vez mais perto. Inclusive, pode pensar em outro objetivo: ser campeão. O Fogão pulou para 62 pontos, agora na liderança, com um ponto de vantagem sobre o Coritiba, segundo colocado. O clube carioca tem oito pontos a mais do que o quinto colocado.

Na próxima rodada, o Vasco recebe o Vitória, na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), em São Januário. Já o Botafogo visita a Ponte Preta, na quinta-feira, às 19h00, no Moisés Lucarelli.

O jogo

Sem Riquelme, suspenso, Fernando Diniz optou por Léo Matos na lateral direita e passou Zeca para a esquerda. Outra mudança do Vasco foi a entrada de MT no meio de campo, no lugar de Andrey. Já o Botafogo foi com Luís Oyama na vaga do suspenso Barreto, com Marco Antônio substituindo o lesionado Chay e com Carlinhos na lateral esquerda.

O Vasco tomou a iniciativa do clássico. Aos nove, MT acionou Cano. O artilheiro girou e soltou a bomba da entrada da área, mas Diego Loureiro espalmou. No escanteio, Ricardo Graça ganhou pelo alto e obrigou o goleiro rival a trabalhar de novo. Assim como aconteceu na derrota para o Guarani, o Gigante da Colina levou gol após um escanteio a favor.

Aos 11, o Botafogo encaixou contra-ataque pela direita e Marco Antônio apareceu livre na área para completar cruzamento de Warley: 1 a 0. A torcida do Vasco logo demonstrou impaciência e hostilizou Morato.

O Vasco sentiu o golpe e o Botafogo não perdoou. Aos 19 minutos, após cruzamento da esquerda de Diego Gonçalves, Rafael Navarro completou e fez 2 a 0. Foi o 13º gol dele na Série B.

A situação do Vasco piorou aos 25 minutos. Léo Matos recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Gigante da Colina tentava pressionar o Botafogo, mas se desorganizava ainda mais defensivamente. Aos 35, Oyama acionou Marco Antônio. Livre, ele carregou a bola até Lucão, enganou o goleiro e fez 3 a 0. Depois, Pedro Castro quase ampliou após cobrança de falta.

A torcida do Vasco protestou no fim do primeiro tempo, com gritos de “time sem-vergonha”. Houve confusão na arquibancada, com torcedores batendo no vidro de proteção. Uma torcedora invadiu o gramado e foi contida pela polícia.

Diniz fez duas mudanças no intervalo e tentou dar mais solidez ao time. Ele colocou Walber e Andrey – saíram MT e Morato. A torcida do Botafogo gritava “olé” para a troca de passes do time e comemorou mais um gol. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, Pedro Castro aparou e Diego Gonçalves completou 4 a 0. A arbitragem chegou a anular o gol, por orientação do VAR, mas voltou atrás e validou o lance.

O Vasco não teve mais forças. O jeito foi lutar para não sofrer mais gols e evitar uma goleada ainda pior. A dura realidade aponta para mais um ano na Série B. Já o Botafogo está cada vez mais perto do acesso. A Série A é logo ali.

FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 4 BOTAFOGO

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 07/11/2021, domingo
Horário: 16h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartões amarelos: Ricardo Graça e Andrey (Vasco) e Pedro Castro (Botafogo)
Cartão vermelho: Léo Matos (Vasco)

GOLS:
Botafogo: Marco Antônio, aos 11′ e aos 35′ do 1ºT, Rafael Navarro, aos 19′ do 1ºT, e Diego Gonçalves, aos 8′ do 2ºT

VASCO: Lucão; Léo Matos, Ricardo Graça, Leandro Castán e Zeca; Bruno Gomes, MT (Andrey), Marquinhos Gabriel e Nenê; Morato (Walber) e Cano (Gabriel Pec). Técnico: Fernando Diniz.

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges (Ronald), Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Luís Oyama, Pedro Castro e Marco Antônio (Matheus Frizzo); Warley (Rafael), Diego Gonçalves (Luiz Henrique) e Rafael Navarro (Rafael Moura). Técnico: Enderson Moreira.

Fonte: Gazeta Esportiva

Mais sobre:BotafogoSérie B
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
9 comentários
  • Responder

    Eu já sabia que esse ano o Vasco ia passar o maior vexame da sua história, erraram na formação do time 2° divisão é diferente tem que ter jogadores cascudos, formaram um time muito fraco o meio de campo com Bruno Gomes, Andrey e Marquinhos Gabriel vai tomar pelo menos dois gols por jogo, os caras não sabem sair jogando entregam para o adversário fácil fácil olham os gols tomados se tou falando besteira, hoje o primeiro gol o Botafogo tomou a bola puchou contra ataque pelo lado foram 4 toques de jogadores diferentes os volantes nem os zagueiros chegaram muitos fracos, o Vasco laçou foi o boi com esse time era pra ter caído pra terceira divisão.

  • Responder

    É lamentável essa situação do VASCO.
    É hora de arrumar a casa.
    Fora Já:
    Alexandre Pássaro, Fernando Diniz,
    Castan, Léo Matos, Zeca, Vanderlei, Marquinhos Gabriel, Rômulo, Morato, Léo Jabá, e outros.
    É hora de colocar essa garotada que está no banco e não joga em atividade. Vai na base e tem mais jogadores.

  • Responder

    Tava na cara que esse time ñ ia subir..clube falido e agora tb pqueno fudeu de vês parceiro!! Agora é só esperar fechar as portas da rataria..😡🤣🤣🤣

  • Responder

    Que vergonha, mas melhor assim.Com este time na série A iria ser o lanterna desde a primeira rodada. Não culpo o técnico e, sim, a ausência de uma verdadeira diretoria, incluindo o presidente sargardo! Alexandre Pássaro? kkkk!
    Cuidado, se mantiver este timeco, pinta a série D em 2022!

  • Responder

    Time sem vergonha, a torcida do vasco tem que exigir a saida de todos diretores do vasco, por incompetencia e destruiçao do vasco. Todos os jogadores do atual vaco, que sumam para bem longe. So livro a cara do Nenen.

    • Tem que reformular o elenco inteiro e mandar embora todos do elenco, com exceção do Riquelme e Nenê.
      Até essa porcaria de Cano que a torcida medíocre ama, não faz nada em campo e é pipoqueiro.

      Traz um time de jogadores de segunda divisão e destaques do Campeonato Carioca.

      O mal do Vasco é ser orgulhoso, o Botafogo engoliu o orgulho e pegou destaques do Campeonato Carioca e hoje estão brigando pelo título. E o Vasco só não vai cair para a Série C pq Série B é várzea.

  • Responder

    Merece ficar na serie B, nao tem time nem para serie B. E um bando de merda, so livro a cara do Nenen. A diretoria do vasco tem que se demitir por incompetência

  • Responder

    Essa política suja , esses beneméritos de rapina estão destruindo a nossa história. Vergonha . Basta!

  • Responder

    O que já era provável.! Se alguém cogitou o contrário, é porque aceita a ilusão.
    De todos que atuaram nesse vexame de hoje, exceto, o goleiro, Nenê, Ricardo Graça, e Cano, o restante deve pedir pra sair. Assim como o treinador, e o dito presidente. Peçam pra sair, para que o Vasco volte a ser Vasco.
    Pôr onde anda o Rossi? Alí sim há vontade e futebol.

Comente

Veja também
Cadu Neves renova com o Vasco até dezembro de 2024
Vasco empresta Cadu Neves para a Portuguesa-RJ

Goleiro do Sub-20 do Vasco da Gama, Cadu Neves vai defender as cores Portuguesa-RJ, que irá disputar a Série D em 2025.

Ramón Díaz em jogo contra o Deportivo Maldonado
Ramón Díaz exigiu reforços à 777 Partners antes de deixar o Vasco; veja os nomes

Ramón Díaz se reuniu recentemente com Josh Wander e solicitou a chegada de reforços para resolver os problemas do elenco.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Reunião com Pedro Martins pode resultar em permanência de Ramón Díaz no Vasco

Pedro Martins, o novo executivo, assume a direção hoje com a missão de tentar reverter pedido de demissão de Ramón Díaz.

Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.