Botafogo goleia e praticamente decreta permanência do Vasco na Série B

O Botafogo goleou o Vasco da Gama por 4x0 e decretou a permanência do Gigante da Colina na Série B do Brasileiro.

MT durante o jogo contra o Botafogo
MT durante o jogo contra o Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

O contraste entre Vasco e Botafogo se materializou no clássico deste domingo, pela 34ª rodada da Série B. O Fogão está perto do acesso à Série A, enquanto o Gigante da Colina vê o inferno de jogar a Segunda Divisão em 2022 ser cada vez mais real. O time visitante fez 4 a 0 no rival, em São Januário, pulou para a liderança e afundou os mandantes de vez.

Agora, o Botafogo conta os dias para sacramentar o acesso, enquanto o Vasco precisa de um milagre, cada vez mais improvável, nas quatro últimas rodadas da Série B. O Fogão aproveitou a instabilidade do rival e não perdoou: no contra-ataque, abriu o placar e viu o Cruzmaltino sentir o gol. A partir daí, foi soberano em campo e fez 3 a 0 logo no primeiro tempo.

O Vasco amargou a terceira derrota seguida na competição. O drama de continuar na segundona é cada vez mais real – distância para o G4, no momento, é de oito pontos. Entretanto, pode pular para dez se o CRB vencer a Ponte Preta, neste domingo, em Campinas. O Gigante da Colina é apenas o nono colocado, com 47 pontos.

Já o Botafogo está em contagem regressiva para voltar à elite nacional: o acesso está cada vez mais perto. Inclusive, pode pensar em outro objetivo: ser campeão. O Fogão pulou para 62 pontos, agora na liderança, com um ponto de vantagem sobre o Coritiba, segundo colocado. O clube carioca tem oito pontos a mais do que o quinto colocado.

Na próxima rodada, o Vasco recebe o Vitória, na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), em São Januário. Já o Botafogo visita a Ponte Preta, na quinta-feira, às 19h00, no Moisés Lucarelli.

O jogo

Sem Riquelme, suspenso, Fernando Diniz optou por Léo Matos na lateral direita e passou Zeca para a esquerda. Outra mudança do Vasco foi a entrada de MT no meio de campo, no lugar de Andrey. Já o Botafogo foi com Luís Oyama na vaga do suspenso Barreto, com Marco Antônio substituindo o lesionado Chay e com Carlinhos na lateral esquerda.

O Vasco tomou a iniciativa do clássico. Aos nove, MT acionou Cano. O artilheiro girou e soltou a bomba da entrada da área, mas Diego Loureiro espalmou. No escanteio, Ricardo Graça ganhou pelo alto e obrigou o goleiro rival a trabalhar de novo. Assim como aconteceu na derrota para o Guarani, o Gigante da Colina levou gol após um escanteio a favor.

Aos 11, o Botafogo encaixou contra-ataque pela direita e Marco Antônio apareceu livre na área para completar cruzamento de Warley: 1 a 0. A torcida do Vasco logo demonstrou impaciência e hostilizou Morato.

O Vasco sentiu o golpe e o Botafogo não perdoou. Aos 19 minutos, após cruzamento da esquerda de Diego Gonçalves, Rafael Navarro completou e fez 2 a 0. Foi o 13º gol dele na Série B.

A situação do Vasco piorou aos 25 minutos. Léo Matos recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Gigante da Colina tentava pressionar o Botafogo, mas se desorganizava ainda mais defensivamente. Aos 35, Oyama acionou Marco Antônio. Livre, ele carregou a bola até Lucão, enganou o goleiro e fez 3 a 0. Depois, Pedro Castro quase ampliou após cobrança de falta.

A torcida do Vasco protestou no fim do primeiro tempo, com gritos de “time sem-vergonha”. Houve confusão na arquibancada, com torcedores batendo no vidro de proteção. Uma torcedora invadiu o gramado e foi contida pela polícia.

Diniz fez duas mudanças no intervalo e tentou dar mais solidez ao time. Ele colocou Walber e Andrey – saíram MT e Morato. A torcida do Botafogo gritava “olé” para a troca de passes do time e comemorou mais um gol. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, Pedro Castro aparou e Diego Gonçalves completou 4 a 0. A arbitragem chegou a anular o gol, por orientação do VAR, mas voltou atrás e validou o lance.

O Vasco não teve mais forças. O jeito foi lutar para não sofrer mais gols e evitar uma goleada ainda pior. A dura realidade aponta para mais um ano na Série B. Já o Botafogo está cada vez mais perto do acesso. A Série A é logo ali.

FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 4 BOTAFOGO

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 07/11/2021, domingo
Horário: 16h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartões amarelos: Ricardo Graça e Andrey (Vasco) e Pedro Castro (Botafogo)
Cartão vermelho: Léo Matos (Vasco)

GOLS:
Botafogo: Marco Antônio, aos 11′ e aos 35′ do 1ºT, Rafael Navarro, aos 19′ do 1ºT, e Diego Gonçalves, aos 8′ do 2ºT

VASCO: Lucão; Léo Matos, Ricardo Graça, Leandro Castán e Zeca; Bruno Gomes, MT (Andrey), Marquinhos Gabriel e Nenê; Morato (Walber) e Cano (Gabriel Pec). Técnico: Fernando Diniz.

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges (Ronald), Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Luís Oyama, Pedro Castro e Marco Antônio (Matheus Frizzo); Warley (Rafael), Diego Gonçalves (Luiz Henrique) e Rafael Navarro (Rafael Moura). Técnico: Enderson Moreira.

Fonte: Gazeta Esportiva

Mais sobre:BotafogoSérie B
9 comentários
  • Responder

    Eu já sabia que esse ano o Vasco ia passar o maior vexame da sua história, erraram na formação do time 2° divisão é diferente tem que ter jogadores cascudos, formaram um time muito fraco o meio de campo com Bruno Gomes, Andrey e Marquinhos Gabriel vai tomar pelo menos dois gols por jogo, os caras não sabem sair jogando entregam para o adversário fácil fácil olham os gols tomados se tou falando besteira, hoje o primeiro gol o Botafogo tomou a bola puchou contra ataque pelo lado foram 4 toques de jogadores diferentes os volantes nem os zagueiros chegaram muitos fracos, o Vasco laçou foi o boi com esse time era pra ter caído pra terceira divisão.

  • Responder

    É lamentável essa situação do VASCO.
    É hora de arrumar a casa.
    Fora Já:
    Alexandre Pássaro, Fernando Diniz,
    Castan, Léo Matos, Zeca, Vanderlei, Marquinhos Gabriel, Rômulo, Morato, Léo Jabá, e outros.
    É hora de colocar essa garotada que está no banco e não joga em atividade. Vai na base e tem mais jogadores.

  • Responder

    Tava na cara que esse time ñ ia subir..clube falido e agora tb pqueno fudeu de vês parceiro!! Agora é só esperar fechar as portas da rataria..😡🤣🤣🤣

  • Responder

    Que vergonha, mas melhor assim.Com este time na série A iria ser o lanterna desde a primeira rodada. Não culpo o técnico e, sim, a ausência de uma verdadeira diretoria, incluindo o presidente sargardo! Alexandre Pássaro? kkkk!
    Cuidado, se mantiver este timeco, pinta a série D em 2022!

  • Responder

    Time sem vergonha, a torcida do vasco tem que exigir a saida de todos diretores do vasco, por incompetencia e destruiçao do vasco. Todos os jogadores do atual vaco, que sumam para bem longe. So livro a cara do Nenen.

    • Tem que reformular o elenco inteiro e mandar embora todos do elenco, com exceção do Riquelme e Nenê.
      Até essa porcaria de Cano que a torcida medíocre ama, não faz nada em campo e é pipoqueiro.

      Traz um time de jogadores de segunda divisão e destaques do Campeonato Carioca.

      O mal do Vasco é ser orgulhoso, o Botafogo engoliu o orgulho e pegou destaques do Campeonato Carioca e hoje estão brigando pelo título. E o Vasco só não vai cair para a Série C pq Série B é várzea.

  • Responder

    Merece ficar na serie B, nao tem time nem para serie B. E um bando de merda, so livro a cara do Nenen. A diretoria do vasco tem que se demitir por incompetência

  • Responder

    Essa política suja , esses beneméritos de rapina estão destruindo a nossa história. Vergonha . Basta!

  • Responder

    O que já era provável.! Se alguém cogitou o contrário, é porque aceita a ilusão.
    De todos que atuaram nesse vexame de hoje, exceto, o goleiro, Nenê, Ricardo Graça, e Cano, o restante deve pedir pra sair. Assim como o treinador, e o dito presidente. Peçam pra sair, para que o Vasco volte a ser Vasco.
    Pôr onde anda o Rossi? Alí sim há vontade e futebol.

Comente

Veja também
Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.

Evangelos Marinakis
Torcida do Vasco prefere que magnata grego compre a SAF do Clube

O Vasco da Gama busca um investidor no mercado para vender as ações do Clube e Evangelos Marinakis é o preferido da torcida.

JP meia do Vasco da Gama
JP se recupera de cirurgia e antecipa pré-temporada no Vasco

Recuperado de lesão, JP antecipa pré-temporada no Vasco da Gama e fará parte do grupo que se reapresenta mais cedo para o Carioca 2025.