Diniz, Nenê, defesa, base e torcida explicam arrancada do Vasco na Série B

O Vasco da Gama contou com alguns elos para o crescimento na Série B e, caso siga nesse caminho, poderá conseguir o acesso à Série A.

Motivos para a retomada do Vasco na Série B
Motivos para a retomada do Vasco na Série B (Foto: ge)

O recorte ainda é pequeno, cinco partidas, mas já foi o suficiente para o Vasco da Gama ganhar sobrevida na Série B. São dois empates e três vitórias, consecutivas, que levaram o Gigante para a sexta posição, com 43 pontos, ainda sonhando com o acesso à primeira divisão.

Qual ou quais seriam os responsáveis pela crescente? A partir disso, o site Globo Esporte preparou uma lista com cinco motivos, destacando Fernando Diniz, Nenê, o sistema defensivo, garotos e a torcida. Para começar, a chegada do técnico ao Vasco não demorou para dar resultado.

O desempenho da equipe vascaína melhorou de imediato, com o jogo baseado na posse de bola e com mais opções ofensivas, além de uma acentuada melhora no sistema defensivo. Tudo isso rendeu ao técnico um início de Série B superior aos de seus antecessores, casos de Marcelo Cabo e Lisca.

Em cinco partidas, o aproveitamento de Fernando Diniz é de 73,3%, contra apenas 46,7% de Marcelo Cabo e 60% de Lisca. Além disso, o comandante conseguiu um feito inédito para o Vasco nesta edição, que era vencer três partidas consecutivas, sendo duas delas fora de casa, o que também não havia acontecido.

Nenê também é um elo importante dessa mudança, tomando conta do posto de referência do setor de criação vascaíno. O meio-campista ainda qualificou a bola parada, com cruzamentos e cobrança diretas no gol, e tem contribuído também para que Germán Cano não fique isolado no ataque, como vinha sendo antes.

O Camisa 77 acumula dois gols e duas assistências em cinco partidas. Outro ponto sobre ele é a sua relação forte com a torcida, o que traz o gancho para o próximo elo da retomada do Gigante. A volta do público, seja em São Januário ou em outro estádio, caso, por exemplo, da Arena Batistão, tem sido um motivador importante para o elenco.

Os vascaínos sentiram que são uma engrenagem muito importante e estão dando apoio total aos jogadores, o que também acontece fora dos estádios. O Vasco com sua torcida sempre foi mais forte, o que está ficando evidente mais uma vez, uma receita que tem tudo para render mais bons resultados, rumo ao acesso à Série A.

Para finalizar os motivos, restou dizer sobre a melhora defensiva e a participação dos garotos no processo. Nas cinco últimas partidas, o Vasco sofreu três gols, uma média inferior a um por jogo, melhor do que Marcelo Cabo e Lisca. Os volantes e os pontas são pontos fundamentais no apoio aos zagueiros e laterais, combinação que tem passado uma maior segurança.

A zaga formada por Leandro Castan e Ricardo Graça também tem dado resultado, o que é resultado também do sistema de Fernando Diniz. Quanto mais tempo se fica com a bola, menos a defesa é ameaçada. Em relação aos garotos, o próprio zagueiro, que já não é tão jovem assim, mas é oriundo da base, vale ser citado.

Bruno Gomes e Andrey também fazem parte da melhora, mas o destaque mesmo vai Gabriel Pec e Riquelme. O primeiro tem entrado bem no decorrer das partidas, inclusive com um gol marcado, diante do Goiás, enquanto Riquelme se tornou o dono da lateral-esquerda, com boas atuações principalmente no ataque. Todos os cinco motivos podem ser fundamentais na sequência da Série B.

Mais sobre:Série B
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o Athletico-PR
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Athletico-PR às 16h na Ligga pelo Brasileiro

Athletico-PR e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo, ás 16h, jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco tenta liberação do Real Valladolid para fechar com Paulo Pezzolano

O Vasco da Gama tentar negociar para evitar pagar multa ao Real Valladolid pela contratação do técnico Paulo Pezzolano.

Giovana e seus pais
Torcedora mirim do Vasco viraliza com análises de jogos do Clube

Aos 10 anos, a pequena Giovana são filhos de torcedores do Vasco da Gama e foi batizada na Capela de São Januário.

De virada! Vasco vence o Bauru Basket e sai na frente nas quartas de final do NBB

O Vasco da Gama venceu o Bauru Basket por 84×78, em São Januário e saiu na frente nas quartas de final do NBB.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Escalação do Vasco contra o Athletico-PR

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Athletico-PR neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.