Ex-Vasco, Célio Taveira morre aos 79 anos, vítima de Coronavírus

O ex-atacante do Vasco da Gama, Célio Taveira morreu na madrugada desta sexta-feira, vítima de Coronavírus, na Paraíba.

Morreu na madrugada desta sexta-feira o ex-atacante Célio Taveira. Nome que se destacou com a camisa do Vasco, passou pelo Corinthians e brilhou pelo Nacional de Montevidéu, ele estava internado desde o último sábado com um quadro de Covid-19 e acabou não resistindo. O ex-jogador é, até hoje, o terceiro artilheiro brasileiro da Libertadores.

Célio tinha 79 anos e estava internado em um hospital em João Pessoa, onde morava desde o fim da década de 1970, após encerrar a sua carreira. Na capital paraibana, o ex-jogador virou empresário e também foi comentarista esportivo de rádio.

Célio Taveira Filho nasceu em Santos em 16 de outubro de 1940. Foi pela Portuguesa Santista que ele iniciou a sua carreira no futebol. De lá, passou pelo Campinas-SP, depois pelo Jabaquara-SP, até ser contratado pelo Vasco no ano de 1963. Pelo Cruzmaltino, marcou 100 gols, sendo o 16º artilheiro da história do clube, e foi eleito o craque da equipe nos anos de 1963, 1965 e 1966. Além disso, conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1966.

O bom desempenho na equipe vascaína o fez ser convocado pelo técnico Vicente Feola para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira. Apesar disso, ele não esteve na lista final que foi para a Inglaterra no Mundial de 1966, sendo o último atleta a ser cortado da equipe que disputou a competição. Para muitos, a não convocação de Célio para a Copa do Mundo daquele ano foi considerada injusta.

No fim da década de 1960 e início de 1970, Célio defendeu com êxito o Nacional de Montevidéu. No clube uruguaio, teve sucesso absoluto, marcando 22 gols em disputas na Libertadores. Até hoje, ele é o terceiro maior artilheiro brasileiro na competição, ficando atrás apenas de Luizão, que tem 25, e Palhinha, autor de 29 gols. Na equipe da capital do Uruguai, ele atuou ao lado do goleiro brasileiro Manga. Ambos costumam ser lembrados e homenageados pelo clube.

Foram quatro anos vestindo a camisa do clube uruguaio. Após um período de adaptação, ele conseguiu vingar, emplacando bons anos pelo time de Montevidéu.

Célio Taveira morre aos 79 anos

Depois do Nacional-URU, Célio voltou ao Brasil para jogar no Corinthians, isso já na década de 1970. No clube do Parque São Jorge, foram 26 jogos, marcando quatro gols e não repetindo o sucesso dos tempos de Vasco e Nacional-URU. No entanto, conseguiu fazer alguns bons jogos. O problema, na verdade, foi uma lesão na clavícula em um choque com Rivelino num treino, que acabou colocando um ponto final na sua carreira aos 32 anos.

Com a carreira interrompida, Célio deixou o Sudeste e rumou para João Pessoa a convite de um cunhado. Na capital paraibana desde 1979, ele abriu uma empresa de embalagens para exportação de frutas. Durante anos, forneceu o seu produto para vários lugares do mundo, incluindo para o Uruguai, onde é ídolo. Célio Taveira deixa quatro filhos, oito netos e dois bisnetos.

Globo Esporte

Comente

Veja também
Mateus Carvalho em jogo contra o Cuiabá
Mateus Carvalho supera desconfiança e vira peça vital para o Vasco em 2024; veja números

Volante do Vasco da Gama, Mateus Carvalho é um dos jogadores do atual elenco que mais vezes entrou em campo pelo Cruzmaltino neste ano. 

Payet comemorando gol contra o Juventude
Sonhando com Libertadores, Vasco ainda precisa se garantir matematicamente na Série A

Com 43 pontos, Vasco da Gama luta por vaga na Libertadores do ano que vem, enquanto corre risco remoto de rebaixamento.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco tenta melhorar média de gols contra rival rebaixado

Vasco da Gama e Atlético-GO se enfrentam neste sábado (30), às 21h30, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileiro.

Gabriel Pec entrando em campo com o pequeno Gui
Menino Gui é indicado a prêmio de torcedor do ano no Fifa The Best

Torcedor mirim do Vasco da Gama que luta contra a epidermólise bolhosa, Gui Gandra se tornou um símbolo do Clube.

Coutinho Garro Corinthians x Vasco
Libertadores e Sul-Americana: Veja pontuação que o Vasco precisa para ir aos torneios

Vasco da Gama luta pela Sul-Americana enquanto ainda sonha com classificação para a Libertadores da próxima temporada.