Vasco adquire equipamentos de alto nível para prevenir lesões
Há cerca de 2 anos, o Vasco da Gama vem se aperfeiçoando na área de saúde para melhorar a prevenção de lesões no elenco.
Visando cada vez mais aperfeiçoar o Clube a um padrão de alto nível para atender às necessidades dos atletas e das rotinas de treinamentos do dia a dia como um todo, o Vasco da Gama vem, há cerca de 2 anos, investindo fortemente na prevenção de lesões.
Recentemente, inclusive, o Clube comprou dois equipamentos voltados especificamente à saúde dos jogadores. Em entrevista ao quadro Por Dentro do Vasco, da Vasco TV, o diretor-médico cruzmaltino, Dr. Marcos Teixeira, ressaltou a iniciativa da compra, que, segundo ele, será duradoura ao Gigante da Colina, não se restringindo ao atual departamento médico.
– É interessante pensar que nós temos uma filosofia de adquirir o equipamento para que ele permaneça no Vasco independentemente de qualquer coisa que aconteça no departamento médico. São equipamentos longevos. Fizemos investimentos em equipamentos italianos, de força e de avaliação física. De 2 a 3 anos para cá, estamos fazendo investimentos quanto a isso e, agora, concluímos a compra de dois equipamentos – disse o profissional.
Coordenador-científico do Vasco, Marcos Cézar explicou a funcionalidade e os benefícios do Firsbeat, um equipamento que auxilia na análise da intensidade individual de cada atleta nos treinamentos.
– O Firstbeat vai nos dar a condição de monitorar em tempo real toda a situação de carga dos atletas. Ele é baseado na variabilidade da frequência cardíaca e, no momento de treinamento, como está sendo a intensidade da atividade para cada atleta. Isso nos baliza muito para a gente conseguir adequar a carga relacionada com cada jogador, o momento que ele tá vivendo. É uma aquisiçaõ muito importante que o Clube fez e vai nos acrescentar muito durante o restante da temporada. Até porque, além do monitoramento de treino, nós temos um teste rápido de recuperação que fazemos com os atletas, e esse teste nos indica também qual foi a recuperação desse atleta após uma sessão de treinamento. Então, realmente, é uma ferramenta que vai nos auxiliar muito em todo o processo de controle de carga de treinamento – disse Marcos.
Confira a íntegra no quadro Por Dentro do Vasco, na Vasco TV