Vasco aposta em repetição para aprimorar bola parada; entenda o trabalho

Bruno César cobrando falta
Bruno César cobrando falta (Foto: Globo Esporte)

No jogo-treino do último sábado (01) o Vasco da Gama venceu o Volta Redonda por 2×1, no estádio do São Cristóvão, com direito a gol nos últimos minutos, que saiu em cobrança de falta do meio-campista Bruno César.

O próprio 1º gol saiu numa cobrança de falta do Camisa 7, que o volante Fellipe Bastos desviou de cabeça para o gol. A situação reacendeu o assunto bola parada no Gigante, o que tem sido um quesito bastante trabalhado pelo técnico Ramon Menezes desde 2019

Na época, ele ainda era auxiliar-técnico, mas como um exímio cobrador de faltas que foi ao longo da carreira, tinha muito a passar ao elenco. Desde então, jogadores como Yago Pikachu, Cláudio Winck, Fellipe Bastos, Lucas Santos, Henrique, Gabriel Pec, Cayo Tenório, Andrey e o próprio Bruno César, instensificaram os treinos de cobranças de falta.

Recentemente, o garoto Talles Magno entrou nos treinos, como divulgou o Globo Esporte. Ainda segundo o site, os treinos de Ramon Menezes já surtiram resultado no último Campeonato Brasileiro, onde o Gigante marcou 2 gols de falta, ficando em 2º no ranking da competição. Lembrando que o Vascão não marcou nenhum assim na edição de 2018.

Em 2019 foram 5 gols de falta ao todo, mas em 2020 ainda não aconteceu em partida oficial. No entanto, o Vasco segue trabalhando e, também segundo informação do Globo Esporte, cada jogador chega a cobrar, em média, 50 vezes por sessão, número que mostra a importância do quesito para o comandante.

É hora de entender como funciona: Ramon Menezes escolhe cerca de 4 jogadores para o treino, com um revezamento de 2 grupos. São feitas de 6 a 8 marcações perto da área, mesclando entre meio e as laterais, sendo que, de cada ponto, o jogador tem cerca de 5 tentativas, ganhando 1 extra para cada acerto, como explicou o Globo Esporte.

Se aprofundando no assunto, o site levantou os números de cobranças de falta do Vasco desde 2015. No levantamento, mostra, de forma detalhada, o número de gols por jogador, por ano, e no Campeonato Brasileiro. O destaque vai para o zagueiro Rodrigo, que com um total de 6 gols, foi que mais marcou de falta nos últimos 5 anos.

Jogadores com mais gols de falta desde 2015:

Rodrigo: 6

Nenê: 5

Danilo Barcellos: 3

Fredy Guarín, Bruno César, Bernardo e Anderson Salles: 1

Gols por ano (2015-2020)

2015: 6

2016: 5

2017: 2

2018: 0

2019: 5

2020: 0

Gols no Brasileiro

2015: 2 (segundo lugar)

2016 (Série B): 4

2017: 2 (quarto lugar)

2018: 0

2019: 2 (segundo lugar)

2020: 0

Com a frequência de treinos, espera-se que a bola parada, seja direta para o gol ou em cruzamentos, se torne um trunfo importante para o Vasco na sequência da temporada, onde terá pela frente ainda o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Sul-Americana, competições de extrema importância.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Reserva no Vasco, Puma é novamente convocado pela seleção uruguaia

Mesmo na reserva do Vasco da Gama, Puma está na pré-lista da Seleção do Uruguai e deve disputar a Copa América 2024.

Edmundo destaca decepção com a política do Vasco
Edmundo condena comentário de Gustavo Villani em jogo do Vasco

Edmundo não gostou nada do comportamento do narrador Gustavo Villani, na transmissão de Athletico-PR x Vasco da Gama.

Nenê em clássico contra o Flamengo em 2015
Nenê convoca capitães da Série A pela paralisação do Brasileiro

Ex-jogador do Vasco da Gama, Nenê pede a interrupção do campeonato por conta das chuvas que atingem a região sul do país.

João Victor em campo pelo Vasco
Saiba os motivos por trás da falta de espaço de João Victor no Vasco

Reforço mais caro da história do Vasco da Gama, João Victor ainda não conseguiu se firmar no time titular do Cruzmaltino.

Entorno do Estádio Beira-Rio, do Internacional, alagado com as chuvas em Porto Alegre
Vasco oferece ajuda a clubes gáuchos vítimas das chuvas no RS

Vasco da Gama comunicou que colocou à disposição sua infraestrutura para auxiliar os times do Sul durante esse período de chuvas na região.