Ex-diretor expõe racha entre marketing e comunicação no Vasco

Ex-diretor de comunicação do Vasco, Márcio Santos, culpa o marketing por não ter conseguido gerar receitas com site oficial e redes sociais.

Citado em entrevista publicada por este blog com Marco Antônio Monteiro, vice-presidente de marketing da nova gestão de Eurico Miranda no Vasco, Márcio Santos, ex-diretor de divulgação e relações públicas que depois se candidatou à presidência do clube carioca, procurou o blog para dar mais detalhes sobre o racha que havia entre departamentos de marketing e comunicação.

Em carta enviada ao blog, Santos, então responsável pela comunicação vascaína junto com o ex-vice-presidente da área, Cláudio Costa, afirma que contratos eram negociados pelo marketing sem o envolvimento de seu departamento, diz que o marketing não teve profissionais competentes desde a saída de Marcos Blanco, diretor executivo até 2012, e critica a decisão de Monteiro de reunificar os dois departamentos nesta volta de Eurico.

– Os avanços começaram justamente ao dissociarmos após muita luta e pressão interna o estatutário departamento de divulgação e relações públicas do departamento de marketing, um histórico equívoco que perdurou de julho de 2008 a janeiro de 2014 – escreveu Santos após citar o crescimento do Vasco em redes sociais, com quase 1 milhão de fãs no Facebook a mais no período em que esteve no clube, e o resgate do canal de vídeos VascoTV.

O ex-diretor culpa o marketing por não ter conseguido gerar receitas com site oficial e redes sociais do Vasco, que nas contas dele poderiam faturar R$ 100 mil mensais. Culpa o marketing também por não ter usado o espaço oferecido pela Globosat no Premiere FC, canal de pay-per-view, caso citado por Monteiro em sua entrevista a este blog para exemplificar os danos que a falta de consenso entre as áreas gerava.

– Sem falar ainda que, como estávamos na Série B, seríamos o único clube nessa situação com um programa no PFC, associados à campanha abaixo do esperado na competição. Optamos que esse espaço só seria usado a partir de 2015, o que cabe agora aos novos mandatários implementar, o que, aliás, pelo prazo, já poderia ter ocorrido – relatou o ex-dirigente em sua carta.

– Achamos difícil o êxito do departamento de marketing sem uma reorganização e com novos profissionais em praticamente todas as áreas, com raríssimas exceções. O mesmo na atualidade é caro, despreparado, ineficaz e mal comandado em termos executivos – completou o ex-candidato à presidência vascaína.

Márcio Santos

Blog Dinheiro em Jogo

Comente

Veja também
Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.

Evangelos Marinakis
Torcida do Vasco prefere que magnata grego compre a SAF do Clube

O Vasco da Gama busca um investidor no mercado para vender as ações do Clube e Evangelos Marinakis é o preferido da torcida.

JP meia do Vasco da Gama
JP se recupera de cirurgia e antecipa pré-temporada no Vasco

Recuperado de lesão, JP antecipa pré-temporada no Vasco da Gama e fará parte do grupo que se reapresenta mais cedo para o Carioca 2025.