Zé Ricardo ganha ‘sobrevida’ no Vasco após vitória sobre o CSA e pode ‘rever conceitos’

Treinador, fã de apenas um modelo tático, tem desafio de fazer o Vasco da Gama jogar melhor e marcar mais gols na Série B.

Zé Ricardo durante jogo contra o Resende
Zé Ricardo durante jogo contra o Resende (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Mesmo com a vitória por 1×0 diante do CSA, no último sábado (07), e a invencibilidade do Vasco da Gama na Série B (duas vitórias e quatro empates), o técnico Zé Ricardo segue pressionado no cargo.

Antes de Gabriel Pec marcar o gol que deu os três pontos ao Gigante da Colina, no segundo tempo da partida, o clima em São Januário era de bastante insatisfação por parte da torcida com a atuação da equipe e, possivelmente, se o placar terminasse em igualdade ou com derrota cruzmaltina, Zé não teria resistido a mais um tropeço.

A ”sobrevida” que ganhou, porém, pode ser crucial para o treinador rever alguns conceitos. Considerado um profissional ”pragmático”, isto é, que prioriza quase que exclusivamente um mesmo modelo tático (4-3-3 ou 4-2-3-1, que são similares), Zé Ricardo estaria pensando em modificar o estilo de jogo do time ou até mesmo o esquema, tentando fazer o Vasco conseguir marcar mais gols (até o momento, são cinco em seis partidas). A informação é do jornalista Flavio Dias, do canal Atenção, Vascaínos.

– O Zé Ricardo começa a mudar os seus conceitos, já informei isso. E pode mudar, sim, o time, na forma de jogar. A gente já tem hoje uma ideia de uma espinha dorsal. O problema é do meio para frente, até porque o Vasco tem feito poucos gols. Tem tomado poucos, mas tem feito poucos também. Apenas Raniel e Pec fizeram o gols, o que realmente é muito pouco – alertou Flavio.

E a próxima chance de fazer o Vasco demonstrar evolução é no domingo (15), quando o Gigante enfrenta o líder Bahia, em São Januário, às 16h. A partida é válida pela 7ª rodada da Segundona. O Cruzmaltino, no momento, ocupa o 5º lugar na competição, com 10 pontos.

Mais sobre:CSAZé Ricardo
8 comentários
  • Responder

    Seria bom que o técnico “perdesse” um pouco de seu precioso tempo, e lesse as propostas aqui apresentadas. Apesar de torcedor não ser profissional, tem alguma noção, e principalmente, quer o melhor do clube. Toda a ajuda deveria ser bem vinda, principalmente por quem vive com a cabeça a prêmio.

  • Responder

    O Vasco está um bando em campo! Só vale mesmo por alguns jogadores que estão jogando com disposição, isso é fato!
    Será que o Zé Retranqueiro, vê que o Nenê não tem condições de correr o tempo todo?
    Ao invés de inventar jogadores no ataque, é só colocar o Nenê mais próximo do Raniel! O Nenê é habilidoso e seria mais útil, mais próximo ao gol!
    O Romário em fim de carreira, fazia isso e resolvia!
    Thiago Rodrigues, Gabriel, Quintero, Conceição e Riquelme. Yuri, Andrey, Juninho e Erick. Raniel e Nenê.
    No segundo tempo ou com o andar do jogo, podem ser feitas as substituições!

  • Responder

    Tecnico limitado, não é sobre pragmatismo, é sobre incapacidade tecnica de mudar e implementar um novo esquema.

  • Responder

    Não conseguiu implementar nem seu “modelo tático” e pensa em mudar?
    Não consegue nem fazer o que supostamente é sua especialidade. Como ter esperança em algo diferente?

  • Responder

    Os esquemas podem mudar durante as circunstâncias do jogo. Não deve ser engessado. Importante aumentar e adiantar o bloco ofensivo(meio + ataque + laterais), quando de posse da bola, ou quando pressionando a defesa, para recuperar a posse .

  • Responder

    3-5-2, Tiago,Danilo,Quinteto,Conceição. Juninho, Yuri, Riquelme.Andrey e Nenê . Figueiredo é Raniel
    Alas espetados marcação alta, chegando na área com 5 ou 6 os gols vão aparecer. Zé Ricardo cabeça de prego tá jogando fora a maior oportunidade da vida

  • Responder

    Fã de apenas um modelo tático? Alguém pode me dizer qual é ? Não vi ainda

    • Esse técnico tah ultrapassado, não serve. Onde já se viu botar o Nenê, com 40 anos, pra correr o tempo todo e todo o campo? O cara é muito habilidoso, bota ele pra ficar só no meio de campo, distribuindo jogada pros garotos correrem, assim ele não se cansa rápido, ponto.

Comente

Veja também
Maxime Dominguez se despede do Vasco

Com pouco espaço no Vasco da Gama na atual temporada, Maxime segue por empréstimo para o Toronto FC e se despede do Clube.

Vasco mantém triste sina como visitante na Sul-Americana

O Vasco da Gama tem apenas uma vitória em jogos como visitante pela Sul-Americana e mantém sina contra o Melgar.

Gols em jogadas aéreas passam a preocupar Carille

O Vasco da Gama sofre três gols de bolas aéreas contra o Melgar, pela Sul-Americana, e Fabio Carille liga sinal de alerta.

Vasco acerta empréstimo de Maxime Domínguez ao Toronto FC

Sem espaço no Vasco da Gama com Fabio Carille, Maxime Dominguez é emprestado ao Toronto FC, dos Estados Unidos.

Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.

Nuno Moreira paga dívida após cobrança de Vegetti

Vegetti cobra Nuno Moreira após assistência contra o Santos e português retribui favor em duelo com o Melgar, pela Sul-Americana.

Empresário de grandes jogadores visita CT do Vasco e estreita laços

Empresário de jogadores sul-americanos visita o CT Moacyr Barbosa e encontra com Felipe Maestro, do Vasco da Gama.

Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.