Zagallo conquistou 3 títulos com o Vasco; conheça a história de cada 1

Zagallo teve passagem pelo Vasco da Gama em duas oportunidades como técnico, sendo em 1980 e 1981, 1990 e 1991.

Vasco lamenta a morte de Zagallo
Vasco lamenta a morte de Zagallo

Ícone do futebol carioca e mundial, Zagallo faleceu nesta sexta-feira, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Ídolo do Botafogo e do Flamengo, o Velho Lobo teve passagem pelo Vasco em duas oportunidades como treinador: em 1980 e 1981 e em 1990 e 1991.

A estreia de Zagallo como técnico do Vasco foi em agosto de 1980. Ele chegou à Bolonha, na Itália, onde o Vasco estava pra fazer uma excursão na Europa, no dia 12, mas quis se encontrar com os jogadores apenas no dia 13, seu número da sorte, como conta o Jornal O Globo, da época. Deu sorte, e o Vasco venceu a equipe italiana por 1 a 0, com gol de Paulo César Caju.

No comando do Vasco, Zagallo conquistou três títulos: o Troféu Colombino de 1980, a Taça Gustavo de Carvalho de 1980 e a Taça Adolpho Bloch de 1990. Veja abaixo a história de cada um deles.

O Troféu Colombino de 1980 foi realizado pelo Recreativo de Huelva, o primeiro time de futebol da Espanha. A competição era entre o time da casa e mais três convidados. Os participantes em 1980 eram o Vasco, o Huelva, o Dinamo Zabreg, da antiga Iugoslávia e o Espanyol, da Espanha. A disputa era por chaves, quem vencesse, iria para a final e quem perdesse, disputaria o terceiro lugar.

Na primeira partida, na fase eliminatória, o Vasco venceu o Espanyol por 1 a 0, vitória que classificou o time à final da competição contra o Huelva, time da casa. Na decisão, Roberto Dinamite marcou duas vezes, e Paulinho Pereira fez o outro gol da vitória por 3 a 1 sobre os espanhóis.

Time: Mazaropi (Jair Bragança); Paulinho Pereira, Orlando, Léo e João Luís; Pintinho, Guina e Paulo César Caju; Catinha, Roberto Dinamite (Peribaldo) e Wilsinho. Técnico: Zagallo.

O segundo título foi a Taça Gustavo de Carvalho de 1980, equivalente ao segundo turno do Campeonato Carioca. O Vasco conquistou sete vitórias e um empate em nove partidas e levou o returno do Estadual. Na final do Carioca, no entanto, foi derrotado para o Fluminense por 1 a 0, com gol de Edinho.

A Taça Adolpho Bloch de 1990 é a edição do Torneio Extra do Rio de Janeiro, competição que, em dezembro daquele ano, teve Vasco, Botafogo, Bangu e Fluminense.

Em seis jogos, o Vasco venceu três partidas e empatou outros três jogos, conquistando o “Torneio Extra” do Estado pela segunda vez – a primeira havia sido em 1973. O artilheiro da competição foi Sorato, com três gols.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Zagallo
1 comentário
  • Responder

    Títulos de torneios mas nenhum campeonato. Foi um fracasso no Vasco. Parabéns a ele pela trajetória vitoriosa , que não inclui o Vasco

Comente

Veja também
Adversários pelo Brasileiro, Vasco e Sport tem ídolos em comum

Vasco da Gama e Sport Recife tem jogadores históricos que vestiram a camisa dos Clubes ao longo da história.

Rayan completa 50 jogos pelo Vasco e recebe homenagem

Revelação da base do Vasco da Gama, o atacante Rayan celebrou a marca alcançada com a camisa do Cruzmaltino.

Vasco não perde para o Sport em São Januário desde 2012

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram cinco vezes no período. O histórico mostra ampla vantagem para a equipe Cruzmaltina.

Sport terá desfalque do lateral-esquerdo Igor Cariús contra o Vasco

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste sábado (12), às 21h, em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro.

Nuno, Garré e Loide: veja como está o trio de reforços do Vasco após 6 jogos

Reforços estrangeiros do Vasco da Gama, Nuno Moreira, Garré e Loide Augusto buscam seu espaço no Cruzmaltino.

Vasco perde para o Bahia pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Bahia pelo placar de 5×1 nesta quinta-feira, pela 5ª rodada do Brasileiro Sub-20.

Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem ao elenco do Vasco em preleção

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.