Werley aponta fator que pode decidir confronto entre Vasco e Atlético-MG na Copa do Brasil

Zagueiro com passagem por Vasco da Gama e Atlético-MG, Werley não ficou em cima do muro e cravou o favorito para o jogo.

Werley em ação pelo Vasco contra o Resende em 2019
Werley em ação pelo Vasco contra o Resende em 2019 (Foto: Thiago Ribeiro/Agif/Folhapress)

De um lado, o time que o revelou para o futebol profissional. Do outro, o último clube em que atuou pela primeira divisão. Para Werley, a semifinal da Copa do Brasil deste sábado entre Atlético-MG e Vasco, em São Januário, colocará frente à frente duas equipes que marcaram profundamente a carreira dele.

Aposentado aos 36 anos após sofrer com “apagões” dentro de campo — segundo ele, causados pelo estresse —, o agora ex-zagueiro vive com a família em Oliveira, no interior de Minas Gerais, onde tem se preparado para se tornar treinador. Ao ge, Werley comentou sobre as expectativas para a definição do primeiro finalista da competição e apontou leve favoritismo para o Atlético no confronto. O Galo venceu o primeiro duelo por 2 a 1 e joga pelo empate.

– O Atlético tem alternado grandes jogos com jogos muito ruins. Mas no jogo decisivo contra o Fluminense, o Atlético fez um grande jogo. Tem atletas decisivos, o que faz muita diferença, como o Hulk e o Paulinho. Tem o Scarpa, que em jogo grande joga muito bem, sempre aparece como destaque.

Para Werley, o Vasco também tem jogadores que podem desequilibrar a partida e poderá contar com a atmosfera de São Januário como trunfo para conseguir a classificação.

– O Vasco cresceu muito com o Rafael [Paiva, treinador]. Depois que ele assumiu, o time cresceu. Tem o Coutinho que chegou, tem o Souza, o Alex. Jogadores experientes, e o time encaixou uma forma de jogar, e acaba que tem feito grandes jogos também. Coutinho é decisivo, Vegetti é muito bom de cabeça. Vem de uma derrota forte para o São Paulo no Brasileiro, mas dentro de São Januário o Vasco é muito forte.

“Acredito que vai ser um grande jogo. O Vasco vai ter que propor o jogo e sair um pouco mais, e o Atlético vai ter mais espaço para contra-atacar com jogadores fortes e rápidos. Acredito que o Atlético-MG vai acabar classificando”, afirmou.

Revelado pelas categorias de base do Atlético-MG, Werley se firmou no time profissional do Galo a partir de 2009. No ano seguinte, foi campeão mineiro e se consolidou na equipe titular com a chegada de Vanderlei Luxemburgo. Ele permaneceu no clube até 2012, quando se transferiu para o Grêmio, outro time com o qual afirma ter grande identificação.

No Tricolor Gaúcho, foram mais três temporadas, mais de 100 partidas e 15 gols marcados, número que rendeu a ele a fama de “zagueiro artilheiro”. Após empréstimos para Santos e Figueirense e um ano com o Coritiba, Werley chegou ao Vasco em 2018.

Nas três primeiras temporadas, o defensor atuou em 74 jogos e marcou dois gols. Porém, em 2021, ele foi afastado do restante do elenco e conseguiu a rescisão unilateral do contrato na Justiça.

Werley jogou profissionalmente pela última vez em 2022, quando defendeu o CSA, na Série B, e acabou rebaixado para a terceira divisão nacional. Foi com a camisa do Azulão que ele começou a sofrer com tontura e “apagões” durante os jogos. Os sintomas, segundo ele, surgiram por causa da pressão dentro e fora de campo.

“Era o estresse mesmo da sequência, de tanto tempo jogando em alto nível, a cobrança é muito grande. Não só a cobrança externa, mas a cobrança nossa mesmo”, contou Werley ao ge no início de outubro.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Jogadas e gols de Danilo, cogitado no Vasco

O Vasco da Gama já iniciou o planejamento para a temporada de 2025 e rumores indicam possível interesse em Danilo; veja lances do lateral.

Confira as chances do Vasco de Libertadores e rebaixamento no Brasileiro

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Vegetti busca encerrar jejum pelo Vasco diante do Internacional

Sem marcar há 5 jogos, o atacante Vegetti quer voltar a balançar a rede, já que ainda sonha com a artilharia do Brasileiro.

Edmundo comenta cogitação de Danilo e indica 2 nomes para reforçar o Vasco

Edmundo foi ousado em indicar dois reforços de peso para o ataque do Vasco da Gama e analisou cogitação de Danilo.

Postulantes à artilharia, Vegetti e Borré lideram métrica de gols no Brasileiro

Vasco x Internacional marca o encontro entre Vegetti e Borré, atacantes que ainda sonham com a artilharia do Brasileiro.

Sair da versão mobile