Werley aponta fator que pode decidir confronto entre Vasco e Atlético-MG na Copa do Brasil

Zagueiro com passagem por Vasco da Gama e Atlético-MG, Werley não ficou em cima do muro e cravou o favorito para o jogo.

Werley em ação pelo Vasco contra o Resende em 2019
Werley em ação pelo Vasco contra o Resende em 2019 (Foto: Thiago Ribeiro/Agif/Folhapress)

De um lado, o time que o revelou para o futebol profissional. Do outro, o último clube em que atuou pela primeira divisão. Para Werley, a semifinal da Copa do Brasil deste sábado entre Atlético-MG e Vasco, em São Januário, colocará frente à frente duas equipes que marcaram profundamente a carreira dele.

Aposentado aos 36 anos após sofrer com “apagões” dentro de campo — segundo ele, causados pelo estresse —, o agora ex-zagueiro vive com a família em Oliveira, no interior de Minas Gerais, onde tem se preparado para se tornar treinador. Ao ge, Werley comentou sobre as expectativas para a definição do primeiro finalista da competição e apontou leve favoritismo para o Atlético no confronto. O Galo venceu o primeiro duelo por 2 a 1 e joga pelo empate.

– O Atlético tem alternado grandes jogos com jogos muito ruins. Mas no jogo decisivo contra o Fluminense, o Atlético fez um grande jogo. Tem atletas decisivos, o que faz muita diferença, como o Hulk e o Paulinho. Tem o Scarpa, que em jogo grande joga muito bem, sempre aparece como destaque.

Para Werley, o Vasco também tem jogadores que podem desequilibrar a partida e poderá contar com a atmosfera de São Januário como trunfo para conseguir a classificação.

– O Vasco cresceu muito com o Rafael [Paiva, treinador]. Depois que ele assumiu, o time cresceu. Tem o Coutinho que chegou, tem o Souza, o Alex. Jogadores experientes, e o time encaixou uma forma de jogar, e acaba que tem feito grandes jogos também. Coutinho é decisivo, Vegetti é muito bom de cabeça. Vem de uma derrota forte para o São Paulo no Brasileiro, mas dentro de São Januário o Vasco é muito forte.

“Acredito que vai ser um grande jogo. O Vasco vai ter que propor o jogo e sair um pouco mais, e o Atlético vai ter mais espaço para contra-atacar com jogadores fortes e rápidos. Acredito que o Atlético-MG vai acabar classificando”, afirmou.

Revelado pelas categorias de base do Atlético-MG, Werley se firmou no time profissional do Galo a partir de 2009. No ano seguinte, foi campeão mineiro e se consolidou na equipe titular com a chegada de Vanderlei Luxemburgo. Ele permaneceu no clube até 2012, quando se transferiu para o Grêmio, outro time com o qual afirma ter grande identificação.

No Tricolor Gaúcho, foram mais três temporadas, mais de 100 partidas e 15 gols marcados, número que rendeu a ele a fama de “zagueiro artilheiro”. Após empréstimos para Santos e Figueirense e um ano com o Coritiba, Werley chegou ao Vasco em 2018.

Nas três primeiras temporadas, o defensor atuou em 74 jogos e marcou dois gols. Porém, em 2021, ele foi afastado do restante do elenco e conseguiu a rescisão unilateral do contrato na Justiça.

Werley jogou profissionalmente pela última vez em 2022, quando defendeu o CSA, na Série B, e acabou rebaixado para a terceira divisão nacional. Foi com a camisa do Azulão que ele começou a sofrer com tontura e “apagões” durante os jogos. Os sintomas, segundo ele, surgiram por causa da pressão dentro e fora de campo.

“Era o estresse mesmo da sequência, de tanto tempo jogando em alto nível, a cobrança é muito grande. Não só a cobrança externa, mas a cobrança nossa mesmo”, contou Werley ao ge no início de outubro.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.