Wendel: mais um sonho interrompido no futebol

Wendel morreu nesta quinta-feira durante um teste na equipe Sub-15 do cruz-maltino, no Centro de Treinamento de Itaguaí.

A vontade de repetir o caminho de sucesso de conterrâneos ilustres com a camisa do Vasco, como os laterais-direitos Marco Aurélio Ayupe e Pablo (ex-Cruzeiro), custou a vida do garoto Wendel Júnior Venâncio da Silva, de 14 anos, nascido em São João Nepomuceno, Zona da Mata mineira, morto nessa quinta-feira durante um teste na equipe Sub-15 do cruz-maltino, no Centro de Treinamento de Itaguaí, a 70 quilômetros do Rio. Wendel, que havia chegado à capital fluminense na quinta-feira, sofreu convulsão durante treino, realizado sob forte calor. Não havia médico nem ambulância no local e ele não resistiu até chegar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local.

Segundo informações de funcionários das divisões de base, o treino da tarde havai sido cancelado antes mesmo do ocorrido porque não havia almoço para os garotos, que já estavam sem o café da manhã, além do jantar da noite anterior. Segundo agências, o garoto não havia se alimentado. Os pais do atleta, Carlos Venâncio da Silva e Maria Helena da Silva, receberam a notícia no começo da tarde e seguiram para o Rio ao lado de Marco Aurélio Ayupe, ex-lateral-direito do Vasco.

Campeão brasileiro pelo Vasco (1989), da Copa do Brasil pelo Grêmio (1994) e paulista pelo Corinthians (1997) –, Ayupe dirige o Núcleo Recreativo, projeto da prefeitura local que treina gratuitamente mais de 300 crianças. Pela proximidade com o Rio, a maioria das crianças são levadas para as divisões de base dos clubes fluminenses. Por orientação do departamento jurídico do Vasco, o treinador e os pais de Wendel não falaram à imprensa.

Wendel recebeu a notícia que teria chance no Vasco semana passada, após um dos jogadores locais ser dispensado. O ex-volante Serginho e o ex-lateral esquerdo Cássio – esse último comandava o treino de ontem, em Itaguaí –, que hoje trabalham nas divisões de base do time da Colina, visitaram São João Nepomuceno na última semana para observar os meninos e escolheram dois atletas. “Ele era um ótimo camisa 11, habilidoso e marcava muito gol”, lembra Marco Ayupe Júnior, de 14 anos, filho do treinador, lamentando a morte do ex-companheiro de equipe.

O corpo de Wendel foi liberado pelo IML de Campo Grande às 19h de ontem. O pai do menino acompanhou o carro da funerária em outro veículo. A mãe, em estado de choque, precisou ser internada.

O diretor de futebol amador Manoel Moreira disse que o Vasco não tem nada a esconder e vai divulgar os detalhes do ocorrido. Segundo o representante cruz-maltino, o clube não permite que jovens façam testes sem exame médico, mas ele não garantiu que o CT tinha os equipamentos de saúde necessários para evitar um problema maior. “O Vasco não aceita ninguém sem exames. Sempre temos pessoas, os preparadores físicos, que podem atuar como socorristas”, afirmou. O Centro de Treinamento de Itaguaí pertence ao empresário Pedrinho Vicençote, que também foi jogador do Vasco. O clube cede a ele 10% dos jogadores como forma de pagamento pelo uso das instalações.

A morte repercutiu entre os profissionais. “Ficamos sabendo. Foi uma informação bem rápida, pois estávamos treinando. Ficamos triste por ser um companheiro de profissão. Num momento desse há uma mãe chorando, familiares chorando. O Vasco, com certeza, vai dar todo o suporte de que a família precisa. Estamos realmente tristes”, declarou o atacante Alecsandro.

CELEIRO Apesar de ser uma cidade de pouco mais de 25 mil habitantes, São João Nepomuceno é um celeiro de jogadores. Além de Ayupe, nasceram ali o centroavante Heleno de Freitas, craque do Botafogo, Vasco e Boca Juniors, na década de 1940, o ponta-esquerda Adil – ex-Cruzeiro e Corinthians –, e, mais recentemente, o lateral-direito Pablo, que trocou o Cruzeiro pelo Figueirense no ano passado. (Com agências)

MEMÓRIA
As mortes em campo sempre fizeram parte da história do futebol, mas estão aumentando e ganhando destaque nos últimos anos. Veja alguns casos famosos:
Zezinho Figueroa
Em 1986, o ex-zagueiro do Cruzeiro, de 34 anos, iniciava a temporada na Internacional de Limeira e sofreu um mal súbito durante um treino. Morreu vítima de isquemia cerebral. Naquele ano, a equipe foi campeã paulista e dedicou o título ao jogador.

Gaviria e Córdoba
Em outubro de 2002, pouco antes de completar 33 anos, Gaviria participava de treino do Deportivo Cali, quando um raio o atingiu e também a seu companheiro Córdoba. Carepa, como era conhecido, morreu na hora, e Córdoba, três dias depois.

Marc-Vivien Foé
O camaronês defendia a seleção de seu país contra a Colômbia, na Copa das Confederações, em junho de 2003, em Lyon, na França, quando desabou no círculo central. Apesar das tentativas de reanimá-lo, o jogador morreu pouco depois, no centro médico do estádio. A causa foi cardiomiopatia hipertrófica.

Fehér
No jogo Benfica x Vitória de Guimarães, em janeiro de 2004, Miklos Fehér sentiu-se mal logo após receber um cartão amarelo e caiu desacordado em campo. Levado a um hospital, o húngaro morreu no mesmo dia, também vítima de cardiomiopatia hipertrófica, aos 24 anos.

Serginho
O ex-zagueiro do Social, de Coronel Fabriciano, defendia o São Caetano, quando, em outubro de 2004, numa partida contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileiro, sofreu um ataque cardíaco. Serginho, de 30 anos, morreu no hospital, 40 minutos mais tarde.

Júnior
O brasileiro, atacante do Dempo Sports Club, de Panaji, na Índia, morreu em dezembro de 2004, após se chocar com o goleiro Subrata Pal, do Mohun Bagan, na final da Copa da Federação. Ele marcou o gol, mas desmaiou e teve um colapso cardíaco.

Puerta
Em agosto de 2007, Puerta desmaiou no gramado, devido a uma parada cardíaca, durante jogo do Sevilla contra o Getafe, pelo Campeonato Espanhol. Levado ao vestiário e em seguida ao hospital, sofreu nove paradas no total. Três dias depois, morreu.

Fred
O volante Fred, com passagens por vários clubes pequenos do Rio, defendia o Mesquita contra a Cabofriense, pela Segunda Divisão estadual de 2010, quando caiu subitamente no gramado do Estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio. O médico o atendeu imediatamente e o encaminhou para o hospital, onde Fred já chegou sem vida.

Curta nossa fan page no facebook

super esportes

Comente

Veja também
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.

Sair da versão mobile