Votação nesta sexta no Vasco pode encaminhar reforma de São Januário

O pleito acontece das 9h às 19h, em Assembleia Geral Extraordinária, e irá votar a abertura de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).

Vista de cima de São Januário
Vista aérea de São Januário (Foto: Jairo Rodriguez/Vasco)

O Vasco realiza hoje, das 9h às 19h, em Assembleia Geral Extraordinária, votação pela abertura de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). O rito é parte importante do processo da sonhada reforma de São Januário. Em caso de aprovação entre o quadro social, o que deve acontecer com tranquilidade, o clube pode de fato começar a buscar e manejar os recursos financeiros para as obras no estádio, que completará 100 anos em 2027.

A SPE, na prática, é uma empresa. Como o nome diz, com a finalidade específica de gerir os trâmites da obra. Vale lembrar que o Vasco arrecadará os fundos financeiros da reforma por meio da venda do potencial construtivo, ou seja, o “direito de construir” na área da Colina, conforme aprovado e tramitado nos poderes Legislativo e Executivo do município do Rio de Janeiro.

Assim que a SPE for registrada na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, o Vasco receberá da Prefeitura, formalmente, os direitos sobre esse potencial construtivo. Quando começar a vendê-lo, seja de forma integral ou fracionada, receberá o dinheiro em uma conta da própria SPE. A partir dali, o intercâmbio entre o clube (via SPE) e a Prefeitura do Rio será constante para a definição do fluxo e das etapas da obra (após os devidos licenciamentos).

De acordo com o segundo vice-presidente geral do Vasco e líder do processo da reforma, Renato Brito Neto, o Vasco deverá começar a obra empregando 20%, no máximo, dos recursos obtidos, ampliando esse uso progressivamente conforme comprova à Prefeitura que cumpriu determinadas etapas da obra. O dinheiro que o cruz-maltino arrecadar neste processo terá que ser utilizado obrigatoriamente na reforma e nos pagamentos de profissionais e encargos relativos a ela.

Hoje, a perspectiva é que as obras possam começar ao fim da atual temporada, mas ainda não há data oficial. O projeto inicial, assinado pelo arquiteto Sergio Dias, estava orçado em cerca de R$ 506 milhões. Clube e Prefeitura, porém, seguem discutindo mudanças. Segundo Brito Neto, a capacidade pode variar entre 43 e 57 mil lugares. Em entrevista à VascoTV, o dirigente falou também na possibilidade de parcerias com empresas externas para financiamento e plano de negócios do futuro novo estádio de São Januário.

Fonte: O Globo

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Loide recebe apoio no Vasco que vê potencial no atacante

Atacante do Vasco da Gama, o angolano Loide Augusto tem tido dificuldade de adaptação e colecionado atuações ruins no Clube.

Jean David deve ser o próximo a deixar o Vasco

Fora dos planos da comissão técnica, Jean David deve rescindir seu contrato com o Vasco da Gama em breve.

Tiros na Cidade de Deus interrompem entrevistas no CT do Vasco

Reportagem da Globo precisa interromper gravação do Media Day do Vasco da Gama após tiroteio perto do CT Moacyr Barbosa.

Roger Flores destaca importância de Léo Jardim para o Vasco e projeta futuro

Roger Flores fala sobre a importância de Léo Jardim para o Vasco da Gama, cobra renovação e fala sobre interesse de outros clubes.

Craque Neto enaltece Vegetti: ‘É monstro de centroavante’

Torcedor do Corinthians, Craque Neto elogia Vegetti, do Vasco da Gama, e aponta centroavante como bom reforço para clubes paulistas.

Relação entre Diniz e Rayan no Vasco tem admiração mútua e elogios

Rayan e Fernando Diniz formam parceira no Vasco da Gama, com admiração de ambas as partes, elogios e broncas.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Operário-PR

No confronto válido pela 3ª fase da Copa do Brasil, o Vasco da Gama enfrentou o Operário-PR e teve um lucro de quase R$ 500 mil.

Alexandre Pato assistiu a Vasco x Operário-PR em São Januário

O atacante Alexandre Pato esteve em São Januário para acompanhar a partida entre Vasco x Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Paiva relembra relação com Payet e conta reação curiosa do craque nos treinos

Ex-treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva revelou bastidores da convivência que tinha com o meia francês Payet.

Rayan volta a marcar e vira peça importante no ataque do Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Rayan tem amadurecido e se tornado fundamental no esquema de Fernando Diniz.