Votação do Conselho Deliberativo indica cenário positivo para SAF no Vasco

O Conselho Deliberativo do Vasco da Gama votou a favor do empréstimo da 777, o que indica um cenário positivo para a aprovação da SAF.

Reunião online do Conselho Deliberativo do Vasco
Reunião online do Conselho Deliberativo do Vasco (Foto: Reprodução/Vasco TV)

A aprovação, com ampla maioria do Conselho Deliberativo do Vasco, ao empréstimo de R$ 70 milhões da 777 Partners, em reunião na noite de ontem (24), indica à gestão do clube um termômetro mais positivo em relação aos próximos passos para a constituição da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), mas, ainda assim, com focos contrários.

Apesar de, durante o primeiro ano de mandato, integrantes do órgão terem feito duras críticas ao presidente Jorge Salgado e a seus pares, o que se viu, ao menos no que diz respeito ao empréstimo-ponte, foi uma unidade entre os conselheiros eleitos — das chapas “Mais Vasco”, de Jorge Salgado, e “Sempre Vasco”.

Como o UOL Esporte mostrou no mês passado, o processo para a SAF que vinha sendo conduzido pela atual gestão, levantava dúvidas e recebia críticas até mesmo de alguns nomes próximos à cúpula. Na ocasião, se colocava à mesa a ausência de discussão até mesmo quanto a alguns critérios técnicos, porém, agora, o cenário pode indicar uma mudança de rumo.

Dos 12 votos negativos e 14 abstenções, boa parte foi de membros da oposição, posicionamento já esperado neste sentido. Um deles foi de Roberto Monteiro, ex-presidente do Deliberativo e líder do grupo “Identidade Vasco”. Ele chegou a indicar, na noite da última quarta-feira (23), véspera da reunião, que entraria na Justiça caso o encontro ocorresse.

Ontem, ele voltou a discursar de forma contrária ao rito, e disse que seria temerário continuar, apontando, dentre outros tópicos, que Salgado não tinha permissão de falar sobre a SAF do Vasco antes de uma aprovação na Assembleia Geral. Sendo assim, ainda podem acontecer desdobramentos nos bastidores.

Fato é que o placar se mostrou mais elástico do que no cenário que se desenhava. O próprio mandatário, após a aprovação, foi às redes sociais celebrar e afirmou que o empréstimo “sinaliza também uma esperança com os novos caminhos que se abrem para nossa instituição”.

Para a finalização do processo ainda restam alguns trâmites como rege o estatuto — o Deliberativo e os sócios têm de aprovar —, mas as conversas nos corredores ganham um novo, e até aqui celebrado, episódio.

E o empréstimo?

Com o sinal positivo por parte do Conselho, a 777 Partners tem até uma semana para transferir a quantia, mas há um entendimento entre as partes para que isso ocorra já hoje (25).

O Vasco utilizará os R$ 70 milhões de variadas formas. A mais emergencial será a regularização do pagamento de salários e pendências aos fornecedores. Parte da verba também será destinada aos acordos com o Regime Centralizado de Execuções (RCE) e com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Uma outra parte será separada para a contratação de reforços de mais peso para a disputa da Série B do Brasileirão, com o objetivo de se formar um time competitivo em busca do acesso.

Uma das contrapartidas do empréstimo-ponte é a exclusividade de 90 dias que a 777 Partners terá para avaliar a possibilidade de uma proposta vinculante. Paralelamente a isso, o Vasco se organizará para uma nova reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, desta vez para aprovar a venda, ou não, da SAF para o grupo norte-americano.

Patrocínios

O Vasco anunciou, ontem, dois patrocínios para o futebol feminino, e, segundo o UOL Esporte apurou, há um acordo com a empresa de criptomoedas “Mercado Bitcoin”, outro para o short com o nome ainda não revelado.

Esses contratos, em um primeiro momento, não devem sofrer modificações com o advento da SAF. Grande parte vai até o fim do ano e, caso ela seja aprovada, seguindo as regras do estatuto, a expectativa é que a 777 inicie a gestão apenas na reta final da temporada.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada Campeonato Brasileiro.

Corinthians terá desfalques importantes contra o Vasco

O Corinthians enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando Vasco x Corinthians

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando o jogo entre Vasco e Corinthians neste sábado, pelo Brasileiro.

Vasco acerta contrato de formação com 5 atletas da base

O Vasco da Gama acertou o contrato de formação com Rafael Cesar, João Victor Villar, Isaque Silva, Caio Breno e Antony.

Vasco não disputará clássicos em São Januário neste Brasileiro

O Vasco da Gama não jogará clássicos contra os rivais do Rio em São Januário no Campeonato Brasileiro em 2025.

Duelo entre Vasco e Corinthians terá significado especial para João Victor e Piton

Hoje no Vasco, João Victor e Piton voltam a Itaquera com Fábio Carille, responsável por subir dupla no Corinthians.

Paulinho e Garré podem perder a titularidade no jogo contra o Corinthians

Paulinho e Garré não tiveram bom desempenho contra o Melgar e são dúvidas entre os titulares para o jogo de domingo.

Carille tem bom aproveitamento contra o Corinthians; veja números

O técnico do Vasco, Fábio Carille, vai reencontrar o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco encerra preparação para enfrentar o Corinthians; veja detalhes do treino

O Vasco da Gama realizou último treino antes do jogo contra Corinthians nesta sexta-feira, no CT do Palmeiras, em São Paulo.

Sair da versão mobile