Volta de R. Gomes e saída de Cristóvão: veja o que pode ocorrer

O técnico Ricardo Gomes parece cada vez mais próximo de voltar aos trabalhos diários no Vasco da Gama.

No dia 28 de agosto do ano passado, o técnico Ricardo Gomes sofreu um AVC hemorrágico durante o clássico contra o Flamengo. Naquele momento, se iniciava um drama, que foi superado, e o treinador parece cada vez mais próximo de voltar aos trabalhos diários no Vasco da Gama.

Embora o técnico e clube possuam um acordo verbal para o retorno, o processo envolve algumas possibilidades trabalhadas nos bastidores de São Januário. A boa atuação do técnico Cristóvão Borges também é mais um aditivo no confuso processo estudado sigilosamente pela atual administração. Abaixo, o UOL Esporte mostra o que pode acontecer quando Ricardo Gomes estiver pronto para trabalhar. Saída de Cristóvão? Permanência da dupla? Prazo da diretoria? Confira os caminhos: 

1 – CRISTÓVÃO BORGES DEIXA O CLUBE ANTES DA VOLTA DE RICARDO GOMES

O Vasco descarta qualquer possibilidade de demitir Cristóvão Borges. O treinador possui respaldo no departamento de futebol e conta com a confiança das figuras fortes do clube. No entanto, a diretoria sabe que o planejamento envolve resultados, e caso qualquer problema aconteça com o técnico, o substituto natural para trabalhar interinamente será o auxiliar Gaúcho, que já dirigiu o Vasco em outras oportunidades. Neste caso, a espera por Ricardo Gomes seguirá devido ao acordo firmado entre as partes.

2 – O TÉCNICO RICARDO GOMES DEMORA MAIS DO QUE O ESPERADO PARA VOLTAR AO TRABALHO – TEMPO SUPERIOR A TRÊS ANOS, POR EXEMPLO

O Vasco trabalha com a ideia de que três anos é muito tempo no futebol competitivo e de cobrança extrema na atualidade. O próprio Ricardo Gomes reconhece o fato em conversas com a diretoria. Existe um acordo verbal para o retorno do treinador, mas o clube não estipulou prazo. Inicialmente, o final de 2012 ou início de 2013 seriam os prognósticos limites, embora nenhuma das partes admita publicamente. Os lados acreditam em uma definição sobre a volta no decorrer do segundo semestre.

3 – CRISTÓVÃO BORGES CONQUISTA O ESTADUAL E/OU A COPA LIBERTADORES

O clube admite que ainda não pensou na possibilidade. No entanto, garante total apoio a Cristóvão Borges, técnico efetivo. Ricardo Gomes já declarou que o auxiliar reúne condições para alçar voo solo e o próprio tem esse plano para a carreira quando deixar o Vasco. Mas o acordo com Ricardo Gomes é claro para todas as partes envolvidas. Após se recuperar por completo, o técnico volta independentemente dos resultados conquistados no trabalho desenvolvido por Cristóvão Borges. Sendo assim, caberia ao atual treinador definir o seu destino. Se segue com Ricardo Gomes ou definitivamente traça a sua história como técnico de futebol.

4 – RICARDO GOMES VOLTA EM JUNHO/JULHO DE 2012 SEM TÍTULOS NO VASCO

Situação semelhante ao tópico anterior, mas que Cristóvão Borges seria esvaziado com a ausência de conquistas. O fato poderia tirar do atual treinador a possibilidade de transferência e mantê-lo como auxiliar de Ricardo Gomes. No entanto, independentemente da situação, a diretoria coloca nas mãos de Cristóvão Borges qualquer definição relativa ao futuro na carreira. O comandante atual já foi comunicado da liberdade para escolher o que fazer e anunciar a decisão quando achar pertinente durante a temporada.

uol

Comente

Veja também
Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.

Vasco x Atlético-MG na Arena MRV
CBF define árbitro do 2º jogo entre Vasco e Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil

Vasco e Atlético-MG se enfrentam no dia 19, às 18h30min, em São Januário, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Banda Living Colour ganha camisas do Vasco
Membros da banda Living Colour ganham camisas do Vasco

Conhecida por romper barreiras no rock and roll e ter todos os integrantes negros, a banda Living Colour ganha camisa do Vasco da Gama.