Vitória sobre o Atlético-MG mostra que Vasco tinha potencial para mais no Brasileiro

Garantido na Copa Sul-Americana, Vasco da Gama desperdiçou uma série de pontos no Brasileiro que o tiraram da briga pela Libertadores.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco x Atlético-MG em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Felipe mostrou que era possível o Vasco ainda render mesmo que ao final da temporada. Ao mudar o esquema, o técnico interino provou que o Cruz-Maltino poderia ter repertório mesmo que com as mesmas peças do elenco em que Rafael Paiva tinha em mãos.

O esquema com os pontas não funcionava há tempos. Felipe corrigiu no intervalo do jogo contra o Atlético-GO e já começou a vitória contra o Atlético-MG com outra estratégia.

O principal foi que o Vasco mostrou que não era um time de uma nota só. Ou seja: bola na área para o Vegetti resolver. A equipe estava compacta e equilibrada.

– A gente tentou povoar o meio, ter uma superioridade numérica e uma companhia a mais pro Vegetti. Isso facilitou. Quando você joga com um extremo, você ganha velocidade pelo lado, mas acaba perdendo a superioridade numérica por dentro. Graças a Deus, conseguimos equilibrar esse aspecto. Ganhamos um homem a mais no meio-campo com o Jair, ajudando tanto na marcação quanto na saída de bola. Coutinho e Alex se conectam muito bem, e fizeram companhia ao Vegetti – pontuou Felipe após o jogo.

Muito além disso. O Vasco deixou claro que dá para jogar por dentro para explorar o talento de alguns jogadores. Foi desta maneira que saiu o primeiro gol, com Jair iniciando a jogada e Coutinho dando uma assistência magistral.

O segundo gol foi com uma virtude que o time tinha quando Adson não estava lesionado: o contra-ataque em velocidade. Mateus Carvalho roubou a bola. Piton deu um cruzamento açucarado e Coutinho ampliou para o Vasco.

O objetivo na temporada era estar na próxima Libertadores. As convicções e os resultados adversos tornaram o sonho impossível. O Vasco poderia ir mais longe e entregar mais, como no último jogo do ano em São Januário.

Fonte: Lance!

1 comentário
  • Responder

    Eu falava isso a um tempão aqui. Tradicionalmente o esquema que sempre funcionou no Vasco era o 4-4-2 clássico, podem procurar e analisar os times do Vasco que tiveram bons desempenhos no decorrer dos anos. Fazer um ponta que não tenha essa característica de ficar indo e voltando constantemente, não deixa o time ofensivo, pelo contrário, só desgasta mais.
    Agora é pensar e planejar o ano que vem para que, esses problemas de tática, não atrapalhe mais a equipe.
    Até o Alex Teixeira jogou melhor assim, então por enquanto, contra o Cuiabá, mantenha a equipe e o esquema, para só depois desenvolver melhor as ideias.

Comente

Veja também
Escalação do Vasco contra o Fortaleza

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado, contra o Fortaleza, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Canais que transmitem o jogo entre Vasco e Fortaleza

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza, jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Fortaleza

Arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza neste sábado, em São Januário, às 19h, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Arquiteto Sérgio Dias detalha planos da reforma de São Januário

Arquiteto responsável pela modernização do Estádio de São Januário, Sérgio Dias revelou que o projeto dialoga com o passado.

Relacionados do Fortaleza para o jogo contra o Vasco

O técnico Vojvoda relacionou 24 jogadores para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário.

Rayan é convocado para amistosos da Seleção Brasileira Sub-20

O atacante Rayan desfalcará o Vasco da Gama para defender a Seleção Brasileira Sub-20 nos três amistosos, no Egito.

Vasco pode ativar cláusula no contrato de Léo Jardim

O goleiro Léo Jardim já atingiu 60% dos jogos do Vasco no ano e pode ter seu contrato renovado automaticamente.

Vasco enfrenta o Fortaleza neste sábado pela 9ª rodada do Brasileiro

A partida entre Vasco da Gama e Fortaleza será disputada no Estádio de São Januário, a partir das 18h30min.

Payet volta a treinar com bola e se aproxima e retorno no Vasco

Payet participa de atividades junto ao elenco após se recuperar de lesão no ligamento colateral do joelho direito.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco contra o Fortaleza

O técnico Fernando Diniz finalizou a preparação do Vasco da Gama para o jogo contra o Fortaleza, neste sábado.

Sair da versão mobile