Vitória contra o Cruzeiro reforça importância da nova dupla de zaga do Vasco
Com Caros Cuesta e Robert Renan na zaga, o Vasco da Gama voltou a vencer sem sofrer gols após mais de um mês.

O torcedor vascaíno teve um bom motivo para comemorar no último sábado (27). Além da vitória por 2 a 0 sobre o vice-líder Cruzeiro, em São Januário, o Vasco voltou a terminar uma partida sem sofrer gols — algo que não acontecia desde o 6 a 0 contra o Santos no dia 17 de agosto.
No total, o Vasco já disputou 54 partidas na temporada de 2025. Em apenas 14 delas a equipe saiu de campo com a defesa intacta. No Campeonato Brasileiro, são apenas quatro jogos sem ser vazado — número que evidencia as dificuldades defensivas enfrentadas ao longo do ano. Porém, a vitória sobre o Cruzeiro pode marcar o início de um novo capítulo, muito por conta da reformulação na zaga.
Nova dupla, nova esperança
A melhora no sistema defensivo vascaíno passa diretamente pela atuação dos recém-chegados Carlos Cuesta e Robert Renan. Contratados na janela de transferências do meio do ano, os dois zagueiros rapidamente conquistaram a titularidade e vêm ganhando entrosamento.
A primeira vez em que atuaram juntos foi nos minutos finais da partida contra o Ceará. Na sequência, começaram o clássico contra o Flamengo como titulares, mas Robert Renan precisou ser substituído ainda no primeiro tempo devido a uma concussão. Finalmente, contra o Cruzeiro, os dois atuaram juntos durante os 90 minutos — e mostraram solidez defensiva.
Diniz destaca esforço nas contratações
Após a vitória, o técnico Fernando Diniz fez questão de destacar o trabalho realizado pela diretoria e comissão técnica para reforçar o elenco com qualidade, mesmo diante de limitações financeiras.
— Isso vale a pena dar uma retomada. Existia uma pressa muito louca por contratações na janela. Quando fazemos de maneira apressada, ainda mais sem dinheiro e sem chance de erro quase nenhuma, acabamos errando. Fizemos as contratações muito mais para o fim da janela do que para o começo, afirmou o treinador.
Diniz também ressaltou o empenho coletivo nos bastidores para viabilizar a chegada dos reforços:
— Foi um esforço contínuo de muita gente trabalhando. Felipe, eu, pessoal de análise, o Admar. Foi um monte de fatores que fez com que a gente chegasse a esses jogadores. E muito esforço pessoal: ligar, ligar de novo, insistir. O Admar viajar, o Felipe se reunir com o pessoal da análise o tempo todo. Esse trabalho conjunto e sempre com esse receio de errar na contratação – porque temos que ter para errar menos – acabamos acertando. Não só nesses dois, mas fizemos uma janela muito boa
Com Cuesta e Robert Renan assumindo o protagonismo na zaga, o Vasco volta a campo nesta quarta-feira (1), às 19h30 (de Brasília), para enfrentar o Palmeiras, no Allianz Parque.
Fonte: Lance!