Visitante indigesto, Vasco busca equilíbrio para recuperar pontos em casa
Vasco da Gama de Fernando Diniz tem feito boa campanha no Brasileiro longe do Rio, mas ainda busca se consolidar em São Januário.

O Vasco de Fernando Diniz mostrou novamente a eficiência ofensiva fora de casa. A vitória por 3 a 2 sobre o Sport, neste domingo, credenciou o time como o melhor ataque como visitante do Brasileirão: com 18 gols marcados, desempenho que contrasta com a dificuldade experimentada para garantir os resultados em São Januário recentemente.
Como visitante, são três vitórias, um empate e sete derrotas. É a nona melhor campanha fora de casa do Brasileirão. Com Diniz, o time só não balançou as redes como visitante na derrota por 2 a 0 para o Juventude, na 14ª rodada.
Para além dos números, a equipe teve alguns de seus melhores desempenhos na temporada justamente atuando fora de casa, como na vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, e, principalmente, na goleada histórica sobre o Santos por 6 a 0, ambos os duelos no Morumbis. Houve uma avaliação interna bastante positiva também sobre o rendimento da equipe na primeira etapa do empate com o Internacional, no Beira-Rio.
Jogos como visitante no Brasileirão com Fernando Diniz:
- São Paulo 1 x 3 Vasco – Morumbis
- Internacional 1 x 1 Vasco – Beira-Rio
- Mirassol 3 x 2 Vasco – Maião
- Santos 0 x 6 Vasco – Morumbis
- Juventude 2 x 0 Vasco – Alfredo Jaconi
- Sport 2 x 3 Vasco – Ilha do Retiro
Apesar da eficiência ofensiva longe do Rio, a equipe de Fernando Diniz convive com uma das piores campanhas como mandante. Sem vencer em São Januário desde 17 de maio, pelo Brasileirão, vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza, o time amarga a quarta pior campanha em casa da competição. Esse foi o único triunfo do técnico em casa na competição até aqui. De lá para cá, foram duas derrotas e dois empates no período.
Após a Data Fifa, o Vasco volta a encontrar sua torcida em São Januário em duelo considerado fundamental na luta contra o rebaixamento: Ceará, no dia 14, pela 23ª rodada. Antes, a equipe ainda terá compromisso pela Copa do Brasil, em clássico com o Botafogo, pela volta das quartas de final, no Nilton Santos.
O duelo contra o time cearense no Brasileirão é crucial para reafirmar a sintonia entre Vasco e São Januário antes de uma sequência bastante pesada. Depois da partida contra o Ceará, a equipe de Fernando Diniz encara quatro jogos seguidos no próximo mês contra os quatro primeiros colocados. Os confrontos contra Bahia e Cruzeiro serão no estádio vascaíno:
- Vasco x Ceará – São Januário – 14/09
- Flamengo x Vasco – Maracanã – 21/09
- Vasco x Bahia – São Januário – 24/09
- Vasco x Cruzeiro – São Januário – 27/09
- Palmeiras x Vasco – Allianz Parque – 01/10
Em São Januário, o time tem três vitórias, três empates e quatro derrotas. A equipe só derrotou Santos, Sport e Fortaleza em seu estádio, três times que também brigam contra a zona de rebaixamento.
A vitória sobre o Sport no último domingo, no entanto, deu um respiro para o time na Data Fifa. A equipe subiu para 15ª colocação, chegou aos 22 pontos e ganhou fôlego na briga contra a zona de rebaixamento. A pausa é considerada importante para resolver pendências no departamento médico e para a adaptação dos novos contratados ao elenco, antes da sequência pesada de jogos neste mês.
Fonte: Globo Esporte