Virada do Século! Final da Mercosul entre Vasco e Palmeiras completa 21 anos

Há 21 anos o Vasco da Gama protagonizava uma das partidas mais épicas de sua história ao bater o Palmeiras por 4x3 na final da Copa Mercosul.

Romário comemora o gol do título da Copa Mercosul de 2000
Romário comemora o gol do título da Copa Mercosul de 2000 (Foto: Evelson de Freitas)

Uma das partidas mais impressionantes da história do futebol completa 21 anos nesta segunda-feira (20), trata-se da ‘Virada do Século’, como ficou conhecida a partida entre Vasco e Palmeiras, pela final da Copa Mercosul, em 2000. Naquele ano, os Cruzmaltinos veneram o duelo por 4×3, depois de estarem perdendo por 3×0, no antigo Palestra Itália.

O jogo foi o terceiro da decisão contra os paulistas, na ocasião a final foi decidida em uma melhor de três. O Gigante da Colina venceu a primeira partida em São Januário por 2×0. No segundo jogo, foi derrotado por 1×0, no Palestra. Os resultados levaram os times a um terceiro e derradeiro jogo, novamente em São Paulo.

No dia 20 de dezembro de 2000, em um ambiente totalmente adverso, com a torcida do Palmeiras lotando o estádio, o Vasco terminou a primeira etapa perdendo por 3×0. O título parecia perdido, mas no segundo o tempo, o Almirante, que tinha um verdadeiro esquadrão em campo, com Romário, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista e Euller, virou a partida de forma espetacular, se sagrando tri-campeão continental.

Comandado pelo baixinho Romário, que fez três gols, o Time da Cruz de Malta teve uma atuação de almanaque na etapa complementar. Nem a expulsão do zagueiro Júnior Baiano, aos 32 minutos do segundo tempo, quando o Vasco perdia por 3×2, foi capaz de frear o ímpeto Cruzmaltino na etapa complementar.

No fim, uma vitória heroica do Time da Cruz de Malta às vésperas da virada do século XX para o XXI, e mais um título para a vasta galeria de troféus do Vasco da Gama, que no mesmo ano já havia conquistado o tetra Campeonato Brasileiro. Confira abaixo os melhores momentos do confronto publicados no canal Edu César.

Veja

O Vasco venceu a Copa Mercosul em 2000 com a seguinte escalação: Helton; Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa (Viola), Jorginho (Paulo Miranda), Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Euller (Mauro Galvão) e Romário. Técnico: Joel Santana

Comente

Veja também
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.

Sair da versão mobile