Veja um pouco sobre Romário aniversariante do dia

O ex-atacante Romário, ídolo vascaíno e um dos maiores jogadores da história do futebol, faz 46 anos neste domingo (29).

O ex-atacante Romário, ídolo vascaíno e um dos maiores jogadores da história do futebol, faz 46 anos neste domingo (29). O eterno camisa 11 da Colina foi revelado pelo Vascão em 1985, aos 19 anos. Seu primeiro gol com a Cruz de Malta foi no dia 18 de agosto daquele ano, diante do Nova Venécia, do Espírito Santo. Já na temporada seguinte, tornou-se artilheiro do Campeonato Carioca – feito realizado mais seis vezes ao logo da carreira.

Permaneceu em São Januário até o ano de 1988, sendo decisivo para a conquista dos estaduais de 1987 e 1988. Foi para a Europa, onde ficou conhecido pelas suas atuações no PSV, da Holanda, Barcelona, da Espanha e, principalmente, na Seleção Brasileira, onde atingiu o seu ápice no futebol na temporada de 1994 quando foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, primeiro brasileiro a receber o prêmio, após ser decisivo para o Brasil faturar a Copa do Mundo daquele ano, realizada nos Estados Unidos.

Retornou ao clube de origem em 2000 para realizar uma temporada extraordinária com o manto cruzmaltino. Marcou 66 gols em 72 jogos e ajudou o time a colocar mais duas taças na rica sala de troféus da Colina Histórica: o Campeonato Brasileiro e a Copa Mercosul com uma virada espetacular sobre o Palmeiras, que chegou a estar vencendo por 3 a 0.

Nos dois anos seguintes, teve uma média de gols superior a um por partida. Saiu de São Januário no meio do ano de 2002  para voltar em 2005, quando aos 38 anos foi artilheiro do Campeonato Brasileiro com 22 gols. Transferiu-se para o exterior em 2006 para em 2007 ter a sua quarta e última passagem pelo Cruz-Maltino.

Nela marcou o seu milésimo gol na carreira e nada mais justo o gênio da grande área fazê-lo com a Cruz de Malta no peito, afinal a maioria dos gols do camisa 11 saiu pelo time vascaíno. Foram 324 vezes que Romário balançou a rede adversária atuando pelo Gigante da Colina. Para homenagear o ídolo e o seu feito histórico, foi construída uma estátua do Baixinho em São Januário atrás da baliza onde fez o seu milésimo gol no dia 20 de março de 2007.

site oficial do vasco

Comente

Veja também
Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Veja os 10 jogadores com mais jogos pelo Vasco na história

Confira os craques que ao longo dos anos honraram a camisa Vasco da Gama acumulando o maior número de jogos pelo Clube.

Vegetti comemorando gol contra o Athletico-PR
Vegetti revela rival em quem mais gosta de marcar gols

Capitão e goleador do Vasco da Gama, o argentino Vegetti já balançou as redes de Botafogo, Fluminense e Flamengo.

Dinamite e Zico são amigos de longa data
Zico enaltece Dinamite e relembra últimos momentos com o amigo

Maior ídolo da história do Vasco da Gama, Roberto Dinamite faleceu em janeiro de 2023, aos 68 anos, em decorrência de um câncer de intestino.