Veja qual pontuação o Vasco precisa para se garantir na Libertadores
Em alta na temporada, o Vasco da Gama já mira uma vaga na Libertadores 2026; confira o que o Clube precisa.

O Vasco virou a chave no Brasileirão, entrou de vez na primeira metade da tabela com a vitória sobre o Fortaleza na rodada passada e tem como objetivo a classificação para a Libertadores do ano que vem. Mas qual pontuação pode garantir a vaga do clube? Qual é o número mágico?
Neste momento, a equipe comandada por Fernando Diniz ocupa a nona posição, com 36 pontos. Está a sete pontos de distância de Bahia e Botafogo, que estão na zona de classificação para a pré-Libertadores, a 10 rodadas para o fim da competição. Mais 30 pontos estão em jogo, portanto.
Por enquanto, os quatro primeiros colocados do Brasileirão se classificam direto para a fase de grupos da Libertadores. E o quinto e sexto colocados, para a fase prévia. Mas esse G-6 ainda pode virar G-7 ou até G-8.
– Sonhar o torcedor está sonhando faz tempo, e a gente também. Quando você está lá embaixo da tabela, é difícil ficar falando de Libertadores. Depois que eu cheguei, a pontuação do Vasco não condiz com que desempenhou, era para estar mais acima uns seis, sete pontos, no mínimo – disse Diniz depois de vencer o Fortaleza.
“Agora, com o resultado acompanhando o desempenho da equipe, existe uma tendência, não só sonhar, mas olhar objetivamente para cima”, completou.
A média de pontuação nas edições anteriores do Brasileirão pode mostrar o caminho para o Vasco. Em resumo, o histórico desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado com 20 clubes, aponta que a equipe precisa ter ao menos 53 pontos para se colocar na briga pelo G-8. Essa é a menor pontuação de um oitavo colocado em toda a história: ocorreu em 2008, 2012, 2016 e 2018.
De acordo com levantamento do Gato Mestre, a média para que um clube termine em sexto colocado (ou seja, garantido ao menos na pré-Libertadores sem depender de G-7 ou G-8) é de 58 pontos. O Vasco precisaria de um aproveitamento de 73,3% nos últimos 10 jogos para alcançar essa pontuação.
Se a zona de classificação virar G-7, o aproveitamento precisa ser de ao menos 70%. E se virar G-8, de 63,3%.
Fonte: Globo Esporte