Veja quais jogadores podem ser protagonistas em Vasco x Flamengo
A análise foi feita com base no aproveitamento dos jogadores do Vasco da Gama e Flamengo, que se enfrentam neste sábado.

Vasco e Flamengo colocam suas principais peças em campo para medir forças, hoje, às 17h45, no Estádio Nilton Santos, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca. O cruz-maltino conta com a pontaria do artilheiro do Estadual, Pablo Vegetti, enquanto o rubro-negro tem o melhor ataque sob o comando de Filipe Luís e busca manter a invencibilidade de oitos jogos sem perder para o rival. Além do resultado, fica a questão: quem vai fazer o gol no “Clássico dos Milhões”? O EXTRA reuniu dados recentes que indicam os prováveis protagonistas do confronto.
Melhor aproveitamento
O atacante Bruno Henrique faz jus à fama de “Rei dos Clássicos”. O camisa 27 balançou as redes nove vezes em 19 jogos contra o Vasco, o que representa um aproveitamento de 47%. Já no cruz-maltino, Philippe Coutinho, que retornou a São Januário no segundo semestre do ano passado, tem o melhor retrospecto, com um gol em duas partidas (50%). Logo atrás, Vegetti também marcou, só que em cinco duelos, o equivalente a 20%.
Artilheiros na temporada
Sob o status de artilheiro do Carioca e do Vasco no ano, Vegetti já deixou claro que sabe bem o caminho das redes. Nesta temporada, já são sete gols em nove jogos (média de 0,7), sendo seis deles no Estadual e um na Copa do Brasil. Ele chega ao clássico embalado ao marcar nas duas últimas partidas (Botafogo e União Rondonópolis-MT).
Com a ausência de Pedro, que segue em recuperação de grave lesão no joelho esquerdo desde a temporada passada, o rubro-negro carece de uma referência técnica como centroavante, o que, ao mesmo tempo, não significa que o desempenho do setor ofensivo caiu de rendimento. Não à toa, é a equipe que mais balançou as redes no Carioca (25 gols em 11 confrontos). O goleador da temporada é o jovem atacante reserva Wallace Yan, de 20 anos, que marcou quatro vezes, enquanto Bruno Henrique e Luiz Araújo, que deixou sua marca na última rodada contra o Maricá, vêm logo atrás com 3 gols para cada.
Últimos cinco confrontos
Bruno Henrique, Everton Cebolinha e Gerson fizeram dois gols na soma dos últimos cinco clássicos contra o Vasco. No até então único jogo pelo Carioca de 2025, os dois primeiros decretaram a vitória rubro-negra por 2 a 0 diante do rival. Eles também marcaram na goleada histórica por 6 a 1, no Brasileirão de 2024. Do lado cruz-maltino, apenas Coutinho e Vegetti foram às redes, no primeiro e segundo turno, respectivamente, do campeonato nacional do ano passado.
Lei do ex
Temida no futebol brasileiro, a famosa “Lei do ex” — expressão usada quando um jogador marca um gol contra seu ex-time — pode marcar presença no clássico entre Vasco e Flamengo. O volante Hugo Moura, formado nas categorias de base do rubro-negro, tornou-se atleta do Vasco na temporada passada. Também com passagens por Athletico-PR e Coritiba, ele já enfrentou o ex-clube sete vezes na carreira, com um retrospecto de duas vitórias, dois empates e três derrotas, sendo duas com a camisa cruz-maltina. Até mesmo por conta da posição no campo, tem apenas três gols em 47 jogos e ainda não balançou as redes diante do rival até aqui.
Fonte: Extra