Veja por que o Vasco optou pelo Maracanã para final da Copa do Brasil
Depois de eliminar o Fluminense, Vasco da Gama vai fazer a final da Copa do Brasil contra a equipe do Corinthians.

O Vasco mandará o segundo jogo da final da Copa do Brasil no Maracanã. Após a classificação contra o Fluminense em dois jogos no estádio, a direção vascaína se reuniu no vestiário com os atletas e a comissão técnica de Fernando Diniz. A escolha pelo estádio foi quase unânime.
O ge apurou que Pedrinho deu ouvidos aos jogadores na decisão de escolher o estádio para a final. A direção do clube se reuniu logo depois da classificação no vestiário. Após a comemoração da vaga na grande final, na qual o Vasco enfrentará o Corinthians, houve o consenso de que o Maracanã seria o melhor palco para a partida que fechará o calendário do futebol brasileiro em 2025.
Entende-se que houve uma grande sinergia entre a torcida e o time no Maracanã, e os vascaínos conseguiram criar a atmosfera de “caldeirão” de São Januário no estádio. A decisão também passa pela quantidade de público. A torcida do Vasco esgotou os ingressos nos dois jogos contra o Fluminense na semifinal. Ambas partidas passaram de 65 mil pessoas presentes no estádio, o triplo da capacidade permitida em São Januário.
— Foi uma decisão unânime dos jogadores também. O Maracanã é um grande templo do futebol. É o sonho de todo o jogador poder jogar uma final no Maracanã. Foi uma coisa que conversamos ali dentro. O Pedrinho perguntou para nós. Por se tratar de um campo como o Maracanã, e como a torcida deu provas de que pode fazer a diferença para o nosso lado aqui também, é um fator importante para o Vasco jogar aqui também — disse Léo Jardim, na zona mista após a partida.
Os jogadores e a comissão técnica também destacaram as condições do gramado do Maracanã. Diniz afirmou que o estilo de jogo do Vasco foi favorecido no estádio da semifinal da Copa do Brasil, sobretudo quando era necessário acelerar as jogadas para o ataque.
— É tudo muito difícil. Existe uma predileção geral por São Januário por ser a nossa casa. Aqui (Maracanã) a gente tem uma energia e um gramado que reúne condições muito melhores e tem uma atmosfera que contempla muito mais vascaínos. Aqui a gente consegue colocar mais que o triplo de pessoas. Quando você junta tudo…
— E os jogadores foram muito determinantes para aproveitar essa atmosfera. É sempre muito difícil, porque eles gostam muito de jogar lá. E nesse momento, quando você precisa fazer gol, precisa acelerar, acho que o Maracanã reúne condições melhores que São Januário para a gente praticar o nosso jogo.
A direção também ficou gostou da ideia da final ser no Maracanã. Além de contemplar mais vascaínos, a receita da bilheteria é algo a se pensar com carinho. No jogo de ida da semifinal, a renda da partida foi de mais de R$ 7 milhões. Como comparativo, a renda do jogo entre Vasco e Botafogo pelas ida das quartas de final em São Januário foi de R$ 1,4 milhão.
No dia do sorteio dos mandos de campo da Copa do Brasil, o Vasco avisou ao Fluminense que tinha a intenção de levar o jogo de ida da semifinal para São Januário. No entanto, ciente da dificuldade do Bepe aceitar o clássico no estádio, o clube diminuiu o ímpeto em alterar o local da partida. Depois da vitória sobre o Fluminense no Brasileirão no Maracanã, na qual o Vasco encerrou um jejum de quase dois anos sem vitória no estádio, o debate foi praticamente encerrado.
A decisão sobre onde o clube jogaria em uma eventual final tomou os bastidores do Vasco nas últimas semanas. A possibilidade de levar a decisão para São Januário balançou muitos dirigentes vascaínos, mas após as duas exibições da equipe e da torcida vascaína no Maracanã, não houve nenhuma opinião contrária.
Faz parte da agenda da direção do Vasco voltar a mandar mais jogos no Maracanã. E nada melhor do que uma decisão de Copa do Brasil para começar a pôr a vontade em prática. O Vasco enfrenta o Corinthians, quarta-feira, às 21h30, na NeoQuímica Arena. As equipes voltam a campo no domingo, às 18h30, no Maracanã.
Fonte: Globo Esporte