Veja por onde andam os campeões da Copa do Brasil pelo Vasco em 2011

Vasco da Gama conquistou sua primeira Copa do Brasil há 14 anos, quando bateu a equipe do Coritiba na grande final.

Pôster do Vasco campeão da Copa do Brasil 2011
Pôster do Vasco campeão da Copa do Brasil 2011

O Vasco enfrentará o Corinthians nesta quarta-feira (17), pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. O Cruzmaltino sonha com o bicampeonato na competição.

A saber, o Vasco se sagrou campeão do torneio no ano de 2011, quando derrotou o Coritiba na grande decisão. Na ocasião, sob o comando de Ricardo Gomes, o Cruzmaltino sofria com um jejum de títulos de oito anos.

A equipe contava com jogadores imortalizados pela nação vascaína. Entre estes o goleiro Fernando Prass, o zagueiro Dedé e com o icônico lateral Felipe Maestro, que na ocasião, atuou no meio de campo.

Por onde andam os jogadores do Vasco?

Defesa

  • Fernando Prass: o goleiro teve papel fundamental na conquista do título do Vasco em 2011. Na sequência, Fernando Prass disputou a Libertadores pelo Cruzmaltino no ano seguinte.

O arqueiro vascaíno foi contratado pelo Palmeiras no ano seguinte, permanecendo no Palestrino até 2019. O jogador ainda soma breve passagem pelo Ceará antes de se aposentar em 2021.

  • Allan: joia do Vasco, Allan atuou na vitória do Gigante da Colina contra o Coritiba. Na sequência, o jogador se transferiu para a Udinese, da Itália, no ano seguinte.

Allan obteve grande destaque com a camisa do Napoli. Sendo assim, o lateral do Vasco passou por Everton, da Inglaterra, Al-Wahda, do Oriente Médio, e por fim, regressou ao futebol brasileiro para vestir a camisa do Botafogo em 2024. O jogador está em atividade.

  • Dedé: outro jogador que entrou para a história do Vasco. O zagueiro Dedé deixou o Cruzmaltino para atuar pelo Cruzeiro, onde se sagrou bicampeão brasileiro. No entanto, o zagueiro, que ainda atuou por Athletico-PR e Ponte Preta, teve a encerrada em 2023 devido a uma série de lesões.
  • Anderson Martins: O jogador deixou o Vasco após o título da Copa do Brasil. O jogador assinou um contrato com o Al-Jaish, do Catar.

O defensor ainda atuou por outros clubes antes de retornar ao Gigante da Colina em 2017. A segunda passagem de Anderson Martins pelo Vasco foi curta, pois o jogador optou pela rescisão contratual.

Anderson ainda soma passagens por São Paulo, Bahia e CSA, tendo se aposentado em 2022.

  • Ramon Motta: O lateral-esquerdo do Vasco deixou o clube para atuar pelo Corinthians. Na sequência, o jogador foi emprestado ao Flamengo e ao Besiktas, da Turquia.

O jogador retornou à Colina em 2017, mas sofreu uma grave lesão que o afastou dos gramados. Atualmente, Ramon é comentarista esportivo.

Meio de campo

  • Eduardo Costa: volante do Vasco deixou o clube para regressar à Santa Catarina, seu estado de origem. Eduardo atuou pelo Avaí, atuando até o ano de 2015. Atualmente, o jogador trabalha como técnico.
  • Rômulo: O volante também é cria do Vasco e obteve grande destaque em sua passagem pela Colina. Na sequência, Rômulo atuou pelo Spartak Moscou, da Rússia.

O jogador também soma passagens por Flamengo, Grêmio e Shijazhuang Ever Bright, da China. Rômulo retornou para o Vasco em 2021, mas não obteve o mesmo sucesso. O atleta está aposentado.

  • Felipe: considerado o Maestro do Vasco, o lateral, que virou meio campo, é o jogador com o maior número de títulos pelo Vasco.

O último time defendido por Felipe foi o Fluminense, onde pendurou as chuteiras em 2013. Maestro atuou como técnico no Bangu e Volta Redonda, hoje trabalha ao lado de Pedrinho, como diretor técnico do Vasco.

Ataque

  • Diego Souza: o camisa 10 Cruzmaltino deixou o Vasco após ser negociado com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, em 2012. No entanto, Diego Souza deixou o clube após três meses por atrasos em salários.

O meia somou passagens por outros clubes do futebol brasileiro. O último time de Diego Souza foi o Sport, em 2023.

  • Eder Luís: conhecido pela velocidade e pela parceria com o lateral Fagner, Eder Luis marcou o segundo gol do Vasco contra o Coritiba, no jogo da conquista do título.

O jogador deixou o time da Colina em 2013, quando foi negociado com o Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos. A saber, a passagem de Eder pelo Oriente Médio foi curta, e o jogador regressou ao Vasco em 2015.

O jogador encerrou a sua carreira em 2020.

  • Alecsandro: centroavante e um dos artilheiros do Vasco, Alecgol não permaneceu por muito tempo no Gigante da Colina. O atleta deixou o Vasco em 2012, quando foi atuar pelo Atlético-MG.

Alecsandro ainda somou passagens por outros clubes brasileiros, mas optou por encerrar a carreira em 2023. Atualmente, o ex-jogador se dedica ao futevôlei.

Mais sobre:Copa do Brasil
Comente

Veja também
Payet pode alcançar marca histórica na carreira ainda pelo Vasco

Eventual conquista do Vasco da Gama na Copa do Brasil pode render ao francês Payet uma inédita conquista como jogador profissional.

Vasco estreia contra o Mirassol no Brasileiro em 2026; veja todos os jogos

O Vasco da Gama estreia fora de casa, contra o Mirassol, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2026.

Ex-Vasco surpreende e faz promessa curiosa em caso de título da Copa do Brasil

Vasco da Gama e Corinthians decidem a Copa do Brasil nesta quarta-feira (17) e domingo (21), em Itaquera e no Maracanã, respectivamente.

Vasco faz proposta por Johan Rojas, do Monterrey 

O Vasco da Gama apresentou uma proposta de empréstimo com opção de compra do colombiano Johan Rojas, de Monterrey.

Léo Jardim x Hugo Souza: final coloca especialistas em pênaltis frente a frente

Goleiros de Vasco da Gama e Corinthians, Léo Jardim e Hugo Souza são destaques da final da Copa do Brasil.

Herói dos pênaltis, Léo Jardim brilha pelo Vasco na Copa do Brasil; veja números  

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim tem sido decisivo nos pênaltis para levar o Cruzmaltino à final da Copa do Brasil.

Mauro Galvão relembra lance que poderia ter dado título mundial ao Vasco

Zagueiro histórico do Vasco da Gama, Mauro Galvão recordou da final do Mundial de 2000, entre o Cruzmaltino e o Corinthians.

Veja como a reformulação do Vasco levou o time à final da Copa do Brasil

Com elenco renovado a partir da janela de meio de ano, o Vasco da Gama conseguiu forças para dar arrancada na Copa do Brasil.

Bastidores de Fluminense x Vasco tem Diniz pilhado e emoção com classificação

Vasco da Gama superou o Fluminense após dois jogos tensos que acabaram em decisão por pênaltis na Copa do Brasil.

Jair vai ao Maracanã e celebra classificação do Vasco

Voltando de lesão, o volante Jair esteve no Maracanã para torcer pelos companheiros de Vasco da Gama na Copa do Brasil.