Veja por onde anda Jorginho Paulista, campeão brasileiro pelo Vasco

Lateral-direito campeão pelo Vasco da Gama, Jorginho Paulista teve seu auge na carreira vestindo a camisa Cruzmaltina.

Jorginho Paulista em ação pelo Vasco no Campeonato Carioca de 2001
Jorginho Paulista em ação pelo Vasco no Campeonato Carioca de 2001

Jorginho Paulista nasceu em 20 de fevereiro de 1980, em São Paulo. Revelado nas categorias de base do Palmeiras em 1996, teve ascensão meteórica ao conquistar o Mundial Sub-17 com a Seleção Brasileira em 1997, ao lado de Ronaldinho Gaúcho. Antes mesmo de estrear como profissional, foi contratado pelo PSV Eindhoven, da Holanda, onde teve pouco tempo em campo e dificuldades para se adaptar ao futebol europeu. O Lance! te conta por onde anda Jorginho Paulista.

Sem sequência no clube holandês, retornou ao Palmeiras em 1999. No entanto, com Júnior como titular absoluto da lateral esquerda, Jorginho pouco foi utilizado. A falta de espaço o levou a buscar novas oportunidades na Europa, assinando com a Udinese, da Itália, onde novamente encontrou dificuldades para se firmar.

O auge da carreira no Vasco e os títulos em 2000

Em 2000, após breve passagem pelo Atlético-PR, foi emprestado ao Vasco da Gama, onde finalmente viveu seu grande momento. No clube carioca, brilhou como titular absoluto na lateral-esquerda e foi peça importante nas conquistas da Copa Mercosul e da Copa João Havelange (Brasileirão de 2000). Suas atuações rápidas e decisivas conquistaram a torcida e o colocaram de volta no radar do futebol internacional.

Esse desempenho o levou ao tradicional Boca Juniors, em 2001. No entanto, novamente não conseguiu se firmar no exterior. Em 2002, voltou ao Brasil para defender o Cruzeiro, onde foi cobrado pela torcida ao ser comparado ao ídolo Sorín, recém-negociado. A pressão afetou seu rendimento e o levou a outra mudança de clube no mesmo ano.

Passagens por São Paulo, Botafogo e o retorno ao exterior

No segundo semestre de 2002, Jorginho Paulista assinou com o São Paulo, onde revezou com Gustavo Nery na lateral-esquerda. Apesar de bons momentos, não manteve regularidade e deixou o Tricolor no ano seguinte. Em 2004, vestiu a camisa do Botafogo, disputando a Série B, antes de ser novamente contratado pelo Vasco. No retorno a São Januário, não conseguiu reeditar o sucesso da primeira passagem.

Entre 2006 e 2009, passou por uma série de clubes nacionais e internacionais: Pumas (México), Tianjin Teda (China), Paulista, Bragantino, Campinense, Real Salt Lake (EUA), entre outros. Sua trajetória tornou-se marcada por constantes mudanças e passagens curtas, sem estabilidade ou destaque prolongado.

Os últimos anos como jogador e o início de uma nova vida para Jorginho Paulista

Em 2010, Jorginho Paulista atuou no Duque de Caxias, e em 2011 voltou ao Distrito Federal para defender o Ceilândia, onde chegou a ser testado no meio-campo. No mesmo ano, teve uma breve experiência no futebol croata, pelo NK Lučko, antes de retornar ao Brasil. Em 2012, vestiu a camisa do Marcílio Dias, e depois foi para o Flamengo-PI, clube do estado onde fixou residência nos anos seguintes.

Ainda passou por Noroeste, Moto Club e Audax Rio, encerrando a carreira em 2014, após quase duas décadas como jogador profissional.

Por onde anda Jorginho Paulista?

Após encerrar sua carreira como atleta, Jorginho Paulista se estabeleceu em Teresina, capital do Piauí. Longe dos grandes centros do futebol, passou a atuar em projetos voltados ao desenvolvimento de jovens atletas, apoiando categorias de base e iniciativas esportivas na região.

Com larga experiência no futebol brasileiro e internacional, o ex-lateral compartilha sua vivência com jovens em formação, sempre buscando abrir caminhos para futuros talentos. Apesar de manter perfil discreto e longe dos holofotes da grande mídia, Jorginho continua presente no cenário esportivo local e é frequentemente convidado para eventos relacionados ao esporte.

Clubes em que Jorginho Paulista atuou

  • Palmeiras
  • PSV Eindhoven (Holanda)
  • Udinese (Itália)
  • Atlético Paranaense
  • Vasco da Gama
  • Boca Juniors (Argentina)
  • Cruzeiro
  • São Paulo
  • Botafogo
  • Pumas (México)
  • Tianjin Teda (China)
  • Paulista
  • Bragantino
  • Campinense
  • Real Salt Lake (EUA)
  • Duque de Caxias
  • Ceilândia
  • NK Lučko (Croácia)
  • Marcílio Dias
  • Flamengo-PI
  • Noroeste
  • Moto Club
  • Audax Rio

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Ykaro Toledo se despede do Vasco após 10 anos

Nas categorias de base do Vasco da Gama por 10 anos, Ykaro Toledo encerra sua passagem pelo Clube sem estrear pelo profissional.

Lesão de Adson faz Vasco intensificar procura por atacante

Com o desfalque do atacante Adson, Vasco da Gama quer aproveitar a janela do meio do ano para reforçar o setor ofensivo.

Leandrinho se destaca nos treinos do Vasco e vira opção para Diniz

Lateral-esquerdo revelado na base do Vasco da Gama, Leandrinho voltou de empréstimo e vem ganhando espaço nos treinamentos.

Gabriel Pirani é liberado pelo DC United e fica livre para acertar com o Vasco

Meia que atua no futebol dos Estados Unidos, Gabriel Pirani é um dos reforços que estão na mira do Vasco da Gama.

Vegetti revela mudança de ambiente no Vasco e destaca volta aos jogos

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti é a principal referência no setor ofensivo do Gigante da Colina para a retomada das competições.

Vasco é um dos times da Série A com menor índice de lesões desde 2003

Antes da nova lesão do atacante Adson, Vasco da Gama havia zerado o número de atletas machucados no seu departamento médico.

Diniz e Léo Jardim tiveram papel decisivo na contratação de Thiago Mendes

Fernando Diniz e Léo Jardim foram fundamentais para que o volante Thiago Mendes acertasse com o Vasco da Gama.

Tchê Tchê visita Adson após atacante sofrer nova lesão

Atacante do Vasco da Gama, Adson já havia enfrentado complicações na recuperação de fratura antiga e vivia sequência de partidas curtas.

Vegetti exalta semanas de treinos e projeta 2º semestre do Vasco

O atacante Vegetti afirmou que a equipe do Vasco da Gama se preparou bastante para fazer um bom 2º semestre.

Vasco ficará 5 dias fora do Rio em sequência de 2 jogos

O Vasco da Gama terá o clássico com o Botafogo em Brasília no próximo sábado, e de lá viaja para Quito, onde enfrenta o Del Valle.