Veja os 5 motivos que fazem Diniz não engrenar no Brasileiro

O Vasco da Gama de Fernando Diniz ainda não conseguiu uma boa sequência no Campeonato Brasileiro; veja os motivos.

Diniz em clássico Botafogo x Vasco
Diniz em clássico Botafogo x Vasco (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O Vasco está classificado para as semifinais da Copa do Brasil, mas ainda sofre para engatar no Brasileirão. Desde que Fernando Diniz chegou ao clube com a missão da luta contra o rebaixamento, o time se destacou no mata-mata nacional, mas segue na parte inferior da tabela com um aproveitamento ruim.

Nas oito primeiras rodadas da competição, o clube havia conquistado sete pontos — 29% do total. Desde que Fernando Diniz chegou a São Januário, o Vasco somou 16 pontos em 42 disputados — 38%. A melhora foi suficiente para tirar o time da zona de rebaixamento, mas não representou uma evolução significativa, já que a equipe segue apenas um ponto acima do 17º colocado.

No entanto, o Vasco apresenta atuações melhores com Fernando Diniz em comparação ao que vinha mostrando. O fato é que os resultados não têm aparecido. Por quê? O ge listou cinco motivos.

Baixo aproveitamento em São Januário

São Januário foi o maior aliado do Vasco em edições recentes do Brasileirão. Grande parte da boa campanha de 2024 no campeonato e na Copa do Brasil se explicou pelo ótimo aproveitamento em seu estádio — em 24 jogos, foram 14 vitórias e apenas duas derrotas.

No entanto, nesta quarta-feira, o Vasco completou 123 dias sem vencer pelo Brasileirão em São Januário. Trata-se do segundo maior jejum do clube no estádio na era dos pontos corridos, segundo levantamento do Gato Mestre. A última vitória foi sobre o Fortaleza, por 3 a 0, no dia 17 de maio — único triunfo de Diniz no torneio dentro de casa.

Desde então, o Vasco perdeu para Bragantino e Corinthians em São Januário e acumulou empates contra Grêmio, Atlético-MG e Ceará. Nesse período, também foi derrotado pelo Botafogo no Brasileirão, em jogo levado pela diretoria vascaína para o Mané Garrincha, o que piorou ainda mais o retrospecto como mandante na competição.

Chances perdidas

Não dá para dizer que o Vasco não teve chances de vencer mais jogos do que ganhou até aqui. A equipe enfrentou muitos problemas para converter em gols as oportunidades criadas contra Bragantino, Grêmio, Atlético-MG e Ceará em São Januário, além do duelo com o Internacional fora de casa.

Contra o Bragantino, o Vasco finalizou 20 vezes, mas acertou apenas três no gol e acabou derrotado por 2 a 0. Diante do Grêmio, foram 28 finalizações contra seis, mas o jogo terminou empatado. Já contra o Internacional, fora de casa, a equipe de Diniz abriu o placar e teve chances de definir a partida ainda no primeiro tempo, mas sofreu o empate no fim, após a expulsão de Léo Jardim.

Defesa exposta

A defesa é um problema crônico do Vasco há muito tempo, e Fernando Diniz não a consertou ainda. Em 14 jogos no Brasileirão com o técnico, a equipe sofreu 22 gols, mais de 1,5 gol por jogo. A média é superior aos últimos dois campeonatos. Em 2023, o time sofreu 51 gols em 38 jogos (1,34). No ano seguinte, foram 56 gols sofridos (1,47 de média).

Erros individuais

A maior parte dos gols sofridos tem origem no mesmo problema: os erros individuais. Desde o início do Brasileirão, o Vasco tem o maior número de falhas individuais entre todos os 20 times da Série A. São nove que geraram gols dos adversários. O levantamento é do Gato Mestre — e não conta expulsões, gols contra ou pênaltis cometidos.

O último exemplo é o que está mais fresco na memória do torcedor. Contra o Ceará, neste domingo, Paulo Henrique e Mateus Carvalho falharam. Os erros foram determinantes para o Vasco não sair vencedor da partida, assim como já tinha acontecido contra o Mirassol e o Internacional. São sete pontos desperdiçados nestas partidas.

Desfalques

Fernando Diniz não tem tido paz para dar sequência a um time titular no Vasco. Desde que chegou ao clube, o técnico perdeu Adson e Jair por lesão para o restante da temporada. Atualmente no departamento médico também estão Lucas Piton e Tchê Tchê, titulares absolutos do time.

A equipe ainda teve que se reformular na janela de transferências com as saídas de João Victor e Luiz Gustavo. Carlos Cuesta e Robert Renan chegaram ao Vasco, mas na última semana. A equipe jogou por mais de um mês com Hugo Moura improvisado na defesa ao lado de Lucas Freitas.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Atacante do Vasco assume relacionamento com atriz do canal de Luccas Neto

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Bruno Lopes assume relacionamento com a atriz Giovanna Alparone.

Thiago Mendes tem chance de reforçar o Vasco contra o Flamengo

Fora dos últimos jogos devido uma lesão na panturrilha, Thiago Mendes pode ficar à disposição de Diniz para o Clássico dos Milhões.

Sem vencer em SJ desde maio, Vasco liga alerta no Brasileiro

Tropeço contra o Ceará liga sinal de alerta no Vasco da Gama, que chega a marca de 4 meses sem vencer em São Januário.

Camisa do Vasco em homenagem ao Círio de Nazaré esgota poucas horas

Vasco da Gama anuncia lançamento de camisa em homenagem ao Círio de Nazaré e manto se esgota em poucas horas após abertura das vendas.

Vasco está na 5ª colocação do returno do Brasileiro; veja números

Na 15ª colocação, o Vasco da Gama assumiu a 5ª colocação na tabela de classificação do returno do Campeonato Brasileiro.

Vasco reduz dívida com Atlético-MG pela compra de Paulo Henrique; veja valores

Destaque do Vasco da Gama, o lateral-direito Paulo Henrique chegou ao Clube de São Januário em dezembro de 2023.

Edmundo avalia momento do Vasco e crê em permanência na Série A

Mesmo com obstáculos na temporada, Edmundo acredita na volta por cima do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro.

Conheça as maiores invencibilidades da história do Vasco da Gama

Vasco da Gama grandes viveu momentos de invencibilidade ao longo dos anos, desde o lendário “Expresso da Vitória”.

Artilheiro do Brasil, Vegetti vive má fase e pode ser barrado contra o Flamengo

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti tem sido alvo de críticas da torcida por não conseguir dar sequência nas jogadas da equipe.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Flamengo x Vasco

Clássico dos Milhões entre Vasco da Gama e Flamengo acontece neste domingo (21), no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileiro.