Veja o que mudou no Vasco desde a goleada para o Flamengo
O presidente Pedrinho fez mudanças drásticas no futebol do Vasco da Gama depois da goleada para o Flamengo em 2024.

Vasco e Flamengo se enfrentam pela primeira vez no Brasileirão de 2025, e o torcedor vascaíno certamente quer esquecer o confronto do primeiro turno do ano passado. A goleada por 6 a 1 do maior rival fez a gestão de Pedrinho promover mudanças no futebol logo de cara. O elenco passou por uma reformulação no comando técnico e no departamento de futebol, muitos jogadores foram dispensados, e o técnico não durou um mês no cargo. Quase um ano depois, muita coisa mudou.
A começar pela escalação do Vasco na ocasião. O time entrou em campo com Léo Jardim, Puma Rodríguez, Maicon, João Victor, Léo, Lucas Piton; Sforza, Galdames, Payet; Vegetti e Rayan.
Atualmente, Léo Jardim, João Victor, Lucas Piton e Vegetti têm status de titular. Maicon, Léo e Galdames não estão mais no clube. Rossi, Praxedes e Zé Gabriel, que entraram durante o jogo, também já deixaram São Januário.
Dos 23 relacionados para a partida, em junho do ano passado, somente 13 jogadores seguem no Vasco.
A partida marcava a estreia de Álvaro Pacheco, que durou um mês no cargo. Pedrinho demitiu o técnico português depois de quatro jogos no comando do time — foram três derrotas e um empate. A primeira impressão do trabalho de Pacheco foi a pior possível, e o presidente vascaíno ficou revoltado com a postura do time e com as decisões do técnico, mas principalmente com a gestão do futebol, que vinha sendo comandado pela 777 Partners até duas semanas antes do jogo.
Depois da partida, Pedrinho promoveu Felipe Maestro a diretor técnico do Vasco e afastou o CEO Lúcio Barbosa do dia a dia do futebol. Dias depois, o CEO entregou o cargo e saiu da SAF. Pedro Martins, diretor esportivo, também deixou o futebol, após as saídas de Lúcio e Álvaro Pacheco.
Marcelo Sant’anna foi contratado como novo diretor esportivo e segue no clube até hoje. Felipe também ainda exerce a função de diretor técnico. Agora, a gestão de Pedrinho tenta sua primeira vitória em clássicos contra o Flamengo.
No clássico do segundo turno do Brasileiro de 2024, o Vasco empatou no fim da partida contra o Flamengo, em jogo marcado pelo primeiro gol de Coutinho na volta a São Januário. O time era comandado por Rafael Paiva na ocasião. Em 2025, no entanto, a equipe de Fábio Carille perdeu os três clássicos para o rival no Campeonato Carioca.
O Vasco enfrenta o Flamengo no Maracanã, neste sábado, às 18h30. A partida vale pela quinta rodada do Brasileirão. O clube de São Januário não vence o rival em partidas pelo campeonato desde 2015 e tenta quebrar o jejum incômodo neste fim de semana.
Fonte: Globo Esporte