Veja motivos que fizeram o Vasco não mandar mais jogos no Maracanã

Vasco da Gama fecha acordo para mandar 4 jogos no Maracanã em 2025, fora os clássicos, mas não usa a cota; veja os motivos.

Torcida do Vasco em jogo contra o Fluminense no Maracanã
Torcida do Vasco em jogo contra o Fluminense no Maracanã (Foto: André Durão)

Em abril, em meio à incerteza sobre onde seria realizado o clássico contra o Flamengo, Carlos Amodeo, CEO da SAF do Vasco, revelou em entrevista exclusiva ao “Troca de Passes” que o clube havia fechado um acordo com o consórcio do Maracanã para mandar até oito jogos no estádio entre 2025 e 2026.

O acordo fechado entre o clube e o consórcio administrado pela dupla Flamengo e Fluminense não leva em conta os clássicos. Sete meses depois e com o fim da temporada se aproximando, o Vasco não levou nenhum jogo para o Maracanã. Por quê?

Na ocasião, o Vasco fazia barulho porque batia o pé para mandar em São Januário o clássico contra o Flamengo, válido pela quinta rodada do Brasileirão. Carlos Amodeo, na entrevista, encerrou as especulações e informou que o jogo seria no Maracanã. Mas revelou a assinatura de “um acordo mais amplo” no que diz respeito à utilização do estádio.

– Nós estabelecemos um direito do Vasco em 2025 e 2026, além dos clássicos em que vamos atuar como mandante, para que nós tenhamos a possibilidade de atuar como mandante no Maracanã por mais oito partidas nesse período – disse.

O acordo intitulado “Memorando de Entendimentos para Utilização do Complexo Esportivo Jornalista Mário Filho (O ‘Maracanã’)”, assinado no dia 7 de abril, estabelece o direito do Vasco de atuar como mandante em até oito jogos no estádio divididos da seguinte forma:

  • 2025 – quatro partidas
  • 2026 – quatro partidas

O artigo 2.1.1. do acordo diz que “para que não restem dúvidas, as partidas disputadas entre VASCO e FLAMENGO e VASCO e FLUMINENSE, sendo o VASCO mandante ou visitante, não serão consideradas”.

Ao ge, Carlos Amodeo citou “questões estratégicas” para explicar os motivos que fizeram o Vasco decidir a não jogar no Maracanã na atual temporada, apesar do acordo em vigor com o consórcio.

“Trata-se de um direito do Vasco que não foi exercido até o momento, por questões estratégicas que levam em consideração um conjunto de fatores, tais como calendário, performance desportiva, entre outros”, resumiu.

Os jogos a que o Vasco tem direito não são cumulativos entre um ano e outro, o que significa que, de acordo com as condições do atual Memorando, independentemente de ter exercido o seu direito ou não este ano, o clube em 2025 só poderá mandar quatro partidas no Maracanã.

No entanto, o Vasco não descarta a possibilidade de fechar um novo acordo. O clube, a partir do ano que vem, não terá São Januário disponível por causa da reforma. Recentemente, o a diretoria encaminhou um acerto com o Botafogo para utilizar o Estádio Nilton Santos pelos próximos três anos.

Neste Brasileirão, o Vasco mandou apenas duas partidas no Maracanã: o clássico contra o Flamengo da quinta rodada, que terminou em empate sem gols; e a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense na 29ª. O time tem apenas mais duas partidas como mandante pela frente na competição: contra Inter e Mirassol.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Maracanã
Comente

Veja também
Vasco prepara barca e até 10 jogadores podem sair; veja nome

A diretoria do Vasco da Gama prepara uma grande reformulação no elenco para 2026, e até 10 jogadores podem deixar o Clube.

Vasco monitora situação de Beraldo no PSG

O diretor do Vasco, Admar Lopes acompanha de perto a situação do zagueiro Beraldo, de 21 anos, que pertence ao PSG.vvv

Vasco planeja manter atacante no elenco até junho de 2026

Vasco da Gama deseja renovar vínculo de Rayan até fim de 2028 e planeja a permanência do jovem até junho de 2026.

Andrey Santos revela conversa com Paulo Henrique sobre o Vasco

Um dos convocados de Ancelotti, Andrey Santos divide treinos com Paulo Henrique e revela conversa com lateral-direito do Vasco da Gama.

Veja o panorama dos 4 convocados do Vasco nesta Data Fifa

Vasco da Gama tem quatro convocados nesta Data Fifa, que podem ser desfalques contra o Grêmio; veja o panorama de cada atleta.

Vasco aguarda definição sobre terreno para fechar venda de potencial construtivo de SJ

Interessada em comprar o potencial construtivo de São Januário junto ao Vasco da Gama, SOD Capital aguarda definição sobre terreno.

Andrey Santos revela torcida para o Vasco na Copa do Brasil

Meia revelado no Vasco da Gama, Andrey Santos atua no Chelsea e é forte candidato a estar na lista de Ancelotti para a Copa do Mundo.

Padre do DF que viralizou rezando pelo Vasco revela seu amor pelo futebol

Marcus Alcântara, de 39 anos, conhecido como “Padre das Torcidas”, ganhou fama depois de publicar um vídeo em que ora pelo Vasco da Gama.

Vasco fica fora do top 10 de média de público do Brasileiro; veja ranking

Vasco da Gama ocupa uma modesta posição na lista de times que levam mais torcidas em jogos do Campeonato Brasileiro.

Tudo ou nada: Garré ganha última chance para seguir nos planos de Diniz

Contratado pelo Vasco da Gama por quase R$ 15 milhões, o argentino Benjamín Garré foi utilizado apenas uma vez nos últimos três meses.