Veja como o Vasco e os rivais estão se reforçando em comparação a 2024

Vasco da Gama, até pela falta de investimentos, tem adotado uma nova estratégia para poder fazer novas contratações.

A primeira janela de transferências de 2025 para os quatro grandes do futebol carioca passa a impressão de ser tímida. Na comparação com o ano passado, apesar de o número de contratações confirmadas ser a mesma até esta altura de janeiro (9), Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco andam a passos bem diferentes no mercado.

O tricolor é o clube que mais acertou reforços: um total de cinco. O volante Hércules, ex-Fortaleza, os atacantes Paulo Baya, ex-Goiás, e o uruguaio Joaquín Lavega, ex-River Plate-URU, foram anunciados ainda em dezembro. Neste ano, foram oficializados o zagueiro Juan Freytes, ex-Alianza Lima-PER e, ontem, o retorno do goleiro Marcelo Pitaluga, formado na base tricolor e que estava no Liverpool-ING.

Reforços dos quatro grandes nas janelas de transferências do início de 2024 e 2025
Reforços dos quatro grandes nas janelas de transferências do início de 2024 e 2025 (Foto: Editoria de Artes)

O perfil das buscas do Flu mudou bastante. Até este momento de 2024, o clube tinha fechado com três nomes experientes: o zagueiro Antônio Carlos, o meia Renato Augusto e o goleiro Felipe Alves. Porém, após uma temporada decepcionante, na qual o caixa encolheu, agora os alvos são jogadores considerados apostas.

Outros nomes como o lateral-esquerdo Renê e o atacante uruguaio Canobbio estão encaminhados.

O Vasco é outro que já movimenta o mercado, mas ainda não anunciou nenhum nome oficialmente. Ainda assim, ontem, o elenco se reapresentou com as presenças do volante Tchê Tchê, os zagueiros Lucas Freitas e Lucas Oliveira, e o goleiro Daniel Fuzato.

A contratação do treinador Fábio Carille, que já comanda os treinos e será apresentado oficialmente hoje pelo cruz-maltino, também permitiu que os negócios avançassem. O grupo passa por uma reformulação após várias saídas.

A esta altura de 2024, o clube de São Januário tinha dois reforços, ambos anunciados: o zagueiro João Victor e o atacante David.

Na contramão, as duas equipes que faturaram os principais títulos da temporada passada ainda não fecharam com nenhum jogador oficialmente. Campeão da Libertadores e do Brasileirão, o Botafogo, que, a esta altura de 2024, já tinha anunciado o goleiro John e os zagueiros Lucas Halter e Alexander Barboza, está lidando com mais chances de saídas, como Thiago Almada e Luiz Henrique, do que chegadas.

A saída do treinador Artur Jorge travou ainda mais o planejamento. O zagueiro Jair Cunha, do Santos, é o único encaminhado.

O Flamengo, sob o novo comando do presidente Luiz Eduardo Baptista e do diretor José Boto, ainda calcula os próximo passos com calma. Por conta de um caixa mais apertado após ter feito muitas contratações em 2024 — no início do ano, De La Cruz era o único fechado —, e também precisar viabilizar seu estádio, o rubro-negro vem contando mais com reforços internos, como jogadores retornando de lesão.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Treino do Vasco nesta segunda-feira no CT Moacyr Barbosa
Vasco tenta enxugar número de volantes no elenco

Diretoria do Vasco da Gama entende que o atual plantel tem muitos jogadores atuando na posição de volante e tenta negociar atletas.

Roberto Dinamite visita o CT Moacyr Barbosa
Dois anos sem Dinamite: ex-atletas e jornalistas homenageiam ídolo do Vasco

Maior jogador da história do Vasco da Gama, Roberto Dinamite faleceu no dia 8 de janeiro de 2023, aos 68 anos.

Felipe e Pedrinho em coletiva
Saiba por que o Vasco tem pouco dinheiro para contratar

Com poucos recursos em caixa para investir em reforços, Vasco da Gama tenta ser criativo no mercado para trazer jogadores.

Zagueiro Maurício Lemos
Vasco chega a acordo para contratar Maurício Lemos

Zagueiro que vinha sendo pouco aproveitado no Atlético-MG, Maurício Lemos deve ser um dos novos reforços do Vasco da Gama.