Veja como o Vasco e os rivais estão se reforçando em comparação a 2024
Vasco da Gama, até pela falta de investimentos, tem adotado uma nova estratégia para poder fazer novas contratações.
A primeira janela de transferências de 2025 para os quatro grandes do futebol carioca passa a impressão de ser tímida. Na comparação com o ano passado, apesar de o número de contratações confirmadas ser a mesma até esta altura de janeiro (9), Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco andam a passos bem diferentes no mercado.
O tricolor é o clube que mais acertou reforços: um total de cinco. O volante Hércules, ex-Fortaleza, os atacantes Paulo Baya, ex-Goiás, e o uruguaio Joaquín Lavega, ex-River Plate-URU, foram anunciados ainda em dezembro. Neste ano, foram oficializados o zagueiro Juan Freytes, ex-Alianza Lima-PER e, ontem, o retorno do goleiro Marcelo Pitaluga, formado na base tricolor e que estava no Liverpool-ING.
O perfil das buscas do Flu mudou bastante. Até este momento de 2024, o clube tinha fechado com três nomes experientes: o zagueiro Antônio Carlos, o meia Renato Augusto e o goleiro Felipe Alves. Porém, após uma temporada decepcionante, na qual o caixa encolheu, agora os alvos são jogadores considerados apostas.
Outros nomes como o lateral-esquerdo Renê e o atacante uruguaio Canobbio estão encaminhados.
O Vasco é outro que já movimenta o mercado, mas ainda não anunciou nenhum nome oficialmente. Ainda assim, ontem, o elenco se reapresentou com as presenças do volante Tchê Tchê, os zagueiros Lucas Freitas e Lucas Oliveira, e o goleiro Daniel Fuzato.
A contratação do treinador Fábio Carille, que já comanda os treinos e será apresentado oficialmente hoje pelo cruz-maltino, também permitiu que os negócios avançassem. O grupo passa por uma reformulação após várias saídas.
A esta altura de 2024, o clube de São Januário tinha dois reforços, ambos anunciados: o zagueiro João Victor e o atacante David.
Na contramão, as duas equipes que faturaram os principais títulos da temporada passada ainda não fecharam com nenhum jogador oficialmente. Campeão da Libertadores e do Brasileirão, o Botafogo, que, a esta altura de 2024, já tinha anunciado o goleiro John e os zagueiros Lucas Halter e Alexander Barboza, está lidando com mais chances de saídas, como Thiago Almada e Luiz Henrique, do que chegadas.
A saída do treinador Artur Jorge travou ainda mais o planejamento. O zagueiro Jair Cunha, do Santos, é o único encaminhado.
O Flamengo, sob o novo comando do presidente Luiz Eduardo Baptista e do diretor José Boto, ainda calcula os próximo passos com calma. Por conta de um caixa mais apertado após ter feito muitas contratações em 2024 — no início do ano, De La Cruz era o único fechado —, e também precisar viabilizar seu estádio, o rubro-negro vem contando mais com reforços internos, como jogadores retornando de lesão.
Fonte: O Globo