Veja como Nuno Moreira pode ajudar Coutinho no Vasco

O novo reforço do Vasco da Gama estreou bem e possibilitou um melhor desempenho de Coutinho na partida contra o Nova Iguaçu.

Nuno Moreira em estreia pelo Vasco
Nuno Moreira em estreia pelo Vasco (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

Um dos destaques da vitória sobre o Nova Iguaçu na quarta-feira passada, que garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil, Nuno Moreira deve voltar a ser titular do Vasco neste sábado, contra o Flamengo, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca.

Depois da classificação no meio de semana, Fábio Carille elogiou bastante a atuação do reforço português e disse que ele, acima de tudo, complementou o futebol de Philippe Coutinho – o camisa 11 marcou dois gols na vitória por 3 a 0.

– O que mais me deixa feliz é o quanto o Coutinho cresceu dando essa liberdade de ser um armador. Ter um jogador que sabe movimentar, posicionar e trabalhar com poucos toques, que foi o caso do Nuno hoje, cresceu muito o futebol do Coutinho – disse o treinador vascaíno.

Com a ressalva de se tratar de apenas um jogo de recorte, e contra um adversário de nível técnico inferior, o ge procurou comentaristas para entender como Nuno Moreira pode ajudar Philippe Coutinho no Vasco.

Para Rodrigo Coutinho, comentarista do sportv, Carille está correto em definir Nuno como um meia, mas com uma condição:

– Acho que ele funciona bem saindo do lado para o centro do campo – pontuou Coutinho.

– Por isso que ele jogava assim em Portugal, ele tem mais capacidade de troca de passe curto. Não é aquele ponta de pura velocidade, de só buscar jogada de um contra um de linha de fundo ou corrida na direção da área. Ele é um cara que consegue trabalhar mais na zona de articulação. Por isso que o Coutinho ganha um jogador que tenha mais esse entendimento. Não que o Vasco não tenha esse jogador no elenco, seria o Payet, mas o Payet não consegue estar bem fisicamente. O Nuno, não. O Nuno consegue se movimentar bastante, está em vários setores do campo, ajuda na marcação. E ao mesmo tempo acrescenta nessa troca de passes mais perto da área para achar o Coutinho ou até outro atacante, como foi o caso do Rayan – completou.

Contra o Nova Iguaçu, o primeiro gol do Vasco sai após boa jogada de Nuno pela esquerda: ele conduziu para o meio, tabelou com Paulinho e enfiou a bola para Rayan marcar. Carille explicou na coletiva que esperava isso de seu time: um lado esquerdo mais pensador, com toque de bola, e um lado direito mais incisivo, com jogadas de linha de fundo.

– Como o português é meia, o Carille toda hora fala isso, que ele não é ponta, acho que ele vai ajudar o Coutinho a desafogar, dividir a responsabilidade – acredita o comentarista Lédio Carmona.

– Até deixar o Coutinho mais largado, à vontade. Mas o Nova Iguaçu é teste, é quase um open bar para o portuga. Ele (Coutinho) se deu bem. Mas acho que eles podem ser complementares, um ajudar o outro na criação. Resta saber se o Carille vai manter esse time faceiro para hoje, com Paulinho, só com Hugo como volante – concluiu Lédio.

“Um bom complemento”

Para Rodrigo Coutinho, a expectativa é de que, com Nuno atuando na esquerda próximo de Coutinho, a o Vasco consiga desenvolver mais jogadas por aquele setor.

– Vejo o Nuno com essas características, boa capacidade de controle de bola, passes curtos, tem facilidade com isso. Não precisa de espaço para correr para se destacar. Talvez seja nesse sentido que o Carille o veja com características de meia. Até acho que está correto esse raciocínio, mas eu gosto dele da ponta para dentro, não acho que ele tenha característica de jogar fixamente por dentro, não. De trabalhar de costas, entre as linhas adversárias. Não sei se essa é a melhor característica dele, até gostaria de ver mais – analisa o comentarista.

– O melhor para ele é sair do lado esquerdo, pelo fato de ser destro, e ter o campo maior de ação com a perna direita para dentro. Acho que é um bom complemento ao Coutinho ou ao Payet, enfim, com o meia central. A tendência é que, com a sequência de jogos, o Vasco consiga ter uma capacidade boa de criação pelo lado que não seja somente as chegadas do Piton para cruzar. Dá para aumentar a gama de jogadas por aquele setor principalmente – concluiu.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Alexandre Pato assistiu Vasco x Operário-PR em São Januário

O atacante Alexandre Pato esteve em São Januário para acompanhar a partida entre Vasco x Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Paiva relembra relação com Payet e conta reação curiosa do craque nos treinos

Ex-treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva revelou bastidores da convivência que tinha com o meia francês Payet.

Rayan volta a marcar e vira peça importante no ataque do Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Rayan tem amadurecido e se tornado fundamental no esquema de Fernando Diniz.

Novo dirigente do Vasco pode ser chave para renovação com Léo Jardim

Novela envolvendo Léo Jardim e Vasco da Gama pode terminar com a chegada de um diretor de futebol no Cruzmaltino.

Vasco inicia preparação para o clássico contra o Fluminense

Após avançar na Copa do Brasil, Vasco da Gama volta suas atenções para a partida contra o Fluminense, pelo Brasileiro.

Vasco vence o Internacional e ocupa a 4ª colocação no Brasileiro Sub-17

O Vasco da Gama venceu o Internacional por 3×2, na última quarta-feira, no Nivaldo Pereira, pelo Brasileiro Sub-17.

Vegetti diz que briga com o Operário-PR foi proposital para desestabilizar rivais

Artilheiro do Vasco da Gama, Vegetti revelou a estratégia para tirar o foco dos atletas do Operário-PR no duelo pela Copa do Brasil.

Léo Jardim ‘se paga’ só com premiações dos jogos em que salvou o Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim mais uma vez foi o herói da equipe na classificação suada contra o Operário, pela Copa do Brasil.

Abraço de Diniz em Loide marca os bastidores da classificação do Vasco

Vasco da Gama venceu o Operário-PR nos pênaltis, em São Januário, e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Léo Jardim vira alvo do Torino e deve definir futuro em junho

Herói do Vasco da Gama na Copa do Brasil, o goleiro Léo Jardim pode estar de saída para o futebol europeu.