Veja como Fernando Diniz pode utilizar Cuiabano no Vasco

Vasco da Gama irá contar com o lateral-esquerdo Cuiabano como reforço para encorpar o elenco nesta temporada.

Cuiabano entra na mira do Vasco
Cuiabano entra na mira do Vasco (Foto: Divulgação)

Antes de mais nada, a chegada de Cuiabano amplia de forma significativa as opções de Fernando Diniz para a lateral esquerda do Vasco. Forte fisicamente, rápido e com boa leitura de jogo, o lateral reúne características que se encaixam no modelo de jogo do treinador.

A capacidade de participar ativamente da construção ofensiva sem comprometer o sistema defensivo se tornou sua principal virtude. Além disso, Cuiabano mostrou evolução clara nos últimos anos. Em 2025, pelo Botafogo, viveu a melhor temporada da carreira em termos de participações diretas em gols.

Foram 11 no total, em 47 partidas, com seis gols marcados e cinco assistências, números que evidenciam a sua influência no último terço do campo. Esse crescimento não surgiu por acaso, já que, em 2024, também teve papel relevante nas conquistas da Copa Libertadores da América e Campeonato Brasileiro.

Naquela temporada, por exemplo, atuou em 30 jogos, somando quatro gols e três assistências. Formado no Grêmio, onde se estreou no futebol profissional em 2023, o jovem lateral também soma experiência internacional, tendo sido convocado para a seleção brasileira Sub-20.

Lucas Piton é “certeza” na posição de lateral

No entanto, Fernando Diniz tem uma certeza consolidada para o setor: Lucas Piton. O lateral canhoto, de 25 anos, vem de uma época altamente positiva e atingiu, em 2025, o melhor registo da carreira em assistências, com 11 passes decisivos.

Naquela que será a sua quarta temporada no Cruzmaltino, Lucas Piton segue como uma aposta segura, aliando regularidade, qualidade técnica e entendimento tático. Porém, existe a possibilidade do jogador ser negociado no mercado da bola.

Dessa forma, ficando Lucas, o Vasco passa a contar com duas opções de alto nível para a lateral esquerda. Por um lado, Lucas Piton garante consistência e continuidade. Por outro, Cuiabano oferece força, intensidade e capacidade de ruptura.

Assim, Fernando Diniz terá liberdade para rodar o elenco, gerir cargas físicas e adaptar o perfil do lateral às exigências de cada jogo. Com um calendário exigente pela frente, o Gigante da Colina fica, portanto, muitíssimo bem servido numa posição-chave do sistema.

Fonte: RTI Esporte

Comente

Veja também
Diniz vê pressão aumentar em temporada mais ambiciosa no Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz tem convivido com muitas cobranças da torcida neste começo de ano.

Vasco se reapresenta visando confronto contra a Chapecoense no Brasileiro

Vasco da Gama enfrenta a Chapecoense, pela segunda rodada do Brasileiro, nesta quinta-feira, às 20h, em São Januário.

Saiba como joga Spinelli, novo atacante do Vasco

Centroavante contratado pelo Vasco da Gama, Claudio Spinelli deve chegar ao Rio nos próximos dias para assinar contrato.

Matheus França pode estar de saída do Vasco

Sem conseguir render no ataque do Vasco da Gama, Matheus França vai para o fim da fila e pode estar com os dias contados no Cruzmaltino.

Comparação com Caniggia à fuga da guerra: conheça Spinelli, reforço do Vasco

Centroavante argentino, Claudio Spinelli chega com a expectativa de ser o homem gol do Vasco da Gama na temporada.

Cauan Barros é absolvido pelo TJD por expulsão contra o Flamengo

Cauan Barros se envolveu em lance polêmico com Carrascal e acabou recebendo cartão vermelho no último clássico disputado contra o Flamengo.

Saiba quanto o Vasco desembolsará para comprar Spinelli 

O atacante argentino Claudio Spinelli, de 28 anos, vai assinar um contrato com o Vasco da Gama até o final de 2028.

Goleiro cria do Vasco acerta com clube espanhol

O Levante, da Espanha, anunciou a contratação do goleiro Lecce, revelado nas categorias de base do Vasco da Gama.

Vasco estaria interessado em meia do Atlético-MG

O Vasco da Gama tem interesse na contratação do meia do Atlético-MG e monitora a situação para uma possível proposta.

Gilmar Ferreira analisa início de temporada do Vasco e pede cautela à torcida

O jornalista Gilmar Ferreira analisou o momento do Vasco sob o comando de Diniz, e pediu um pouco de cautela da torcida.