Veja as opções de Diniz para o lugar de Coutinho no Vasco

Meia do Vasco da Gama, Philippe Coutinho segue se tratando da lesão na panturrilha que o tirou do jogo contra o Grêmio.

Coutinho em Vasco x Bragantino
Coutinho em Vasco x Bragantino (Foto: Alexandre Durão)

Contra o Independiente del Valle, Fernando Diniz encarará mais uma vez a ausência de Coutinho no meio-campo, desfalque por uma lesão na panturrilha esquerda. A partida de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana acontece nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), em São Januário.

Durante a coletiva, o treinador revelou que Coutinho havia sido o grande destaque nas atividades do Vasco ao longo da pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Na semana do jogo contra o Botafogo, o meia acusou o incômodo na panturrilha, chegou a jogar o clássico, mas foi substituído e foi ausência nos últimos dois compromissos, contra Del Valle e Grêmio.

– A gente espera que ele volte o quanto antes. Ele fez uma partida brilhante contra o São Paulo e estava sendo talvez o nosso grande destaque da intertemporada. E bem na semana de restrear, o Adson, que era um dos substitutos do Coutinho, quebrou a perna em um dia, e o Coutinho sentiu a panturrilha no outro. Ele tinha muito desejo de jogar contra o Botafogo, a gente também, mas a panturrilha tinha um edema para tratar. Acho que não deve demorar tanto tempo para retornar. Não sei precisar quando volta, mas eu espero que seja o mais rápido possível.

Mas como Diniz pensa o time sem Coutinho? Em pouco mais de dois meses à frente do cargo no Vasco, o treinador já precisou montar a equipe sem o camisa 10 em outras três oportunidades e teve soluções distintas para o time titular em cada uma das partidas. Confira abaixo:

Tchê Tchê avançado contra o Fluminense

A primeira vez que Diniz precisou lidar com a ausência de Coutinho aconteceu no clássico contra o Fluminense, quando o meia estava suspenso pelo cartão vermelho diante do Fortaleza na rodada anterior.

O escolhido para iniciar a partida foi Tchê Tchê, que atuou mais adiantado na linha do meio-campo, com Hugo Moura e Mateus Carvalho como volantes. No segundo tempo, Adson entrou na vaga de Mateus Carvalho e Tchê Tchê voltou a atuar como segundo homem, e Nuno foi deslocado para atuar mais centralizado.

O resultado, porém, terminou com derrota por 2 a 1 para o rival, no Maracanã, em jogo válido pela 10 rodada do Campeonato Brasileiro.

GB por 10 minutos contra o Del Valle

No último dia 12, na partida contra o Botafogo, Coutinho sofreu o edema na panturrilha esquerda e não viajou com a delegação para Quito, onde o Vasco enfrentaria o Independiente del Valle, pelo jogo de ida dos playoffs da Sul-Americana.

Durante os treinamentos, Diniz testou Garré no meio e até três zagueiros com Maurício Lemos, mas, no fim, promoveu a entrada de GB no time titular. Nuno novamente foi o escolhido para a criação na parte central do meio-campo, e o jovem atuou os primeiros minutos pelo lado esquerdo do campo.

O Vasco chegou a começar bem a partida com boas associações na parte ofensiva entre os atacantes, porém a estratégia do comandante desmoronou logo aos 11 minutos da primeira etapa, quando Lucas Piton foi expulso. GB precisou ser substituído pelo lateral Victor Luis para recompor a linha defensiva do Vasco, e a equipe atuou o restante do jogo praticamente toda recuada. O resultado foi um acachapante 4 a 0 para os equatorianos.

David e o 4-4-2 contra o Grêmio

Na partida seguinte, a última da sequência do Vasco, também teve o desfalque de Coutinho pela mesma lesão. GB sentiu um edema na coxa esquerda e também foi desfalque diante do Grêmio neste sábado. A solução encontrada por Diniz foi promover a entrada de David.

Após mais de dez meses longe dos gramados devido a uma grave lesão no joelho, o camisa 7 fez o seu primeiro jogo como titular desde o seu retorno. David atuou como segundo atacante e, muitas vezes, invertia de posição com Nuno Moreira e caía pelo lado esquerdo. A equipe atuou num 4-4-2, e atuação do atacante foi bastante elogiada pelo treinador.

Diniz reconheceu que optou por escalá-lo porque GB se machucou durante a semana. A volta de David aumenta as opções para o ataque em um momento de busca de atacantes no mercado e com Adson e Coutinho no departamento médico.

– Ele foi utilizado até pela necessidade, o GB acabou sentindo algo que eu nem sei especificar. Nada muito importante, mas o impossibilitou de jogar hoje. Rendimento do David foi muito bom, estou muito contente com ele. Além de ser um grande profissional, é muito querido – elogiou Diniz.

O Vasco fez sua melhor exibição desde o retorno do período sem jogos para a Copa do Mundo de Clubes, mas ainda busca sua primeira vitória. Agora, há a expectativa de como Diniz montará a equipe para a missão praticamente impossível que terá pela frente diante do Independiente del Valle.

Após o empate contra o Grêmio, a equipe não teve folga, treinou neste domingo e terá nova atividade na tarde desta segunda-feira no CT Moacyr Barbosa, a última antes do duelo pela Sul-Americana. O time comandando por Diniz precisará reverter uma desvantagem de quatro gols contra os equatorianos, em São Januário, para garantir uma vaga às oitavas de final.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Espero que o contrato tenha uma cláusula do re performance. O cara fica mais tempo em recuperação do que jogando.

Comente

Veja também
Puma pode trocar o Vasco por clube paulista da Série A

Fora dos planos da comissão técnica e sem espaço, Puma Rodríguez pode trocar o Vasco da Gama por equipe paulista.

Sincero, Diniz abre o jogo sobre atitudes da torcida do Vasco

Treinador compreende a torcida do Vasco da Gama, que insatisfeita com alguns atletas vem fazendo protestos nos jogos.

Sem rodeios, Diniz explica por que não relacionou Maurício Lemos

Após Maurício Lemos ficar de fora da lista de relacionados do Vasco da Gama, Fernando Diniz explica situação do zagueiro.

Time da virada: relembre a última vez que o Vasco venceu por 5 gols de diferença

Após perder por 4×0, em Quito, Vasco da Gama enfrenta o Independiente del Valle nesta terça-feira (21), em São Januário, pela Sul-Americana.

Fora dos planos: lateral vive fim de ciclo no Vasco sob comando de Diniz

Lateral do Vasco da Gama, Puma Rodriguez não caiu nas graças de Diniz e deve deixar o Clube antes do fim do contrato.

Após Adson, Vasco perde mais 1 atacante por até 4 semanas

Atacante revelado no Vasco da Gama, GB sofreu lesão na coxa esquerda na véspera da partida contra o Grêmio.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

David agrada em volta como titular e vira opção para o ataque do Vasco

O atacante David foi titular pelo Vasco pela primeira vez após a lesão e agradou o técnico Fernando Diniz.

Sub-7 do Vasco conquista a Série Prata da IberCup 2025

A equipe Sub-7 do Vasco da Gama goleou o Boa Vista por 4×1 e conquistou o título da Série Prata da IberCup 2025.