Veja análise dos adversários do Vasco na Sul-Americana

Lanús, Academia Puerto Cabello e Mélgar são os adversários do Vasco da Gama na primeira fase da Sul-Americana.

Sorteio da Sul-Americana 2025 (Foto: REUTERS/Cesar Olmedo)

O Vasco está de volta a uma competição sul-americana depois de cinco anos. O clube de São Januário conheceu, em sorteio realizado na segunda-feira, os adversário na fase de grupos. São eles Lanús (Argentina), Academia Puerto Cabello (Venezuela) e Mélgar (Peru).

Essa será a oitava participação do Vasco na Sul-Americana. Nas outras ocasiões, a melhor campanha do clube foi em 2011, quando chegou à semifinal e foi eliminado pelo Universidad de Chile.

Veja a análise dos adversários do Vasco

Lanús

O Lanús se classificou para a Libertadores 2025 porque terminou em quinto lugar no Campeonato Argentino do ano passado. Vai disputar o torneio internacional pela 14ª vez em sua história – em 2013, conseguiu seu único título com vitória sobre a Ponte Preta na grande final. Em 2012, o time de Buenos Aires esteve no caminho do Vasco na Libertadores e foi eliminado nas oitavas de final.

Estádio: Ciudad de Lanús-Néstor Díaz Pérez, o La Fortaleza. Tem capacidade para 47 mil torcedores. O estádio foi inaugurado em 1929 (quase centenário, portanto), passou por duas grandes reformulações (a mais recente, em 2003) e, quando lotado, costuma passar a energia de caldeirão.

Técnico: Mauricio Pellegrino. Aos 53 anos, o argentino foi multicampeão como jogador. Em especial atuando pelo Vélez, mas também teve passagens vitoriosas por Barcelona e Valencia. Está à frente do Lanús desde dezembro do ano passado.

Momento: A equipe argentina tem 11 jogos disputados em 2025, com quatro vitórias, quatro empates e três derrotas. Está em sexto lugar no Grupo B do Campeonato Argentino. Já na Copa Argentina, passou com facilidade pelo General Maladrid (da Terceira Divisão) com vitória por 4 a 0.

Craque: Eduardo Salvio (34 anos), atacante ex-Benfica e Atlético de Madrid.

Academia Puerto Cabello

A equipe venezuelana vai jogar a Sul-Americana porque terminou a liga doméstica em terceiro lugar no ano passado. Com sede em Puerto Cabello, no estado de Carabobo, o clube fundado oficialmente em 2014 (de apenas 11 anos de idade, portanto) disputa pela segunda vez a fase de grupos do torneio continental e, este ano, passou pelo Metropolitanos, também da Venezuela, na primeira fase eliminatória com vitória por 3 a 0 em jogo único. A equipe está na Primeira Divisão do seu país desde 2018 e vive uma ascensão meteórica para um time que há pouco mais de uma década frequentava campeonatos amadores.

Estádio: o Puerto Cabello manda seus jogos no Complejo Deportivo Socialista, o La Bombonerita, mas o estádio não vai poder receber as partidas porque tem capacidade para apenas 2.200 torcedores – na fase de grupos da Sul-Americana, o mínimo é 10 mil. No ano passado, a equipe levou seus confrontos para o Polideportivo Misael Delgado, na cidade de Valencia.

Técnico: Vasco Faísca. Aos 44 anos, o técnico português tem passagens por times de menor expressão em Portugal, como Farense e Belenenses, e assumiu o Puerto Cabello no mês passado.

Momento: A equipe venezuelana tem nove jogos disputados em 2025, com cinco vitórias, três derrotas e um empate. Ocupa no momento a quinta colocação na liga doméstica, com 13 pontos.

Craque: Junior Paredes (24 anos), atacante que lidera a artilharia do Campeonato Venezuelano, com quatro gols.

Melgar

Com sede em Arequipa, o Mélgar é um dos clubes que foram eliminados nas fases preliminares da Libertadores. A equipe peruana passou pelo Tolima com duas vitórias por 1 a 0, mas sofreu duas derrotas para o Cerro Porteño (1 a 0 e 4 a 2) na fase seguinte. Vai disputar o torneio continental pela sétima vez em sua história – sua melhor campanha foi há três temporadas, em 2022, quando chegou até a semifinal e foi eliminado pelo Independiente del Valle.

Estádio: Monumental da Universidad Nacional de San Agustín, o Estádio Arequipa. Tem capacidade para aproximadamente 40 mil torcedores e é o quarto maior estádio do Peru, atrás apenas do Monumental, do Nacional e do Inca Garcilaso de la Vega.

Técnico: Wálter Ribonetto. Aos 50 anos, o ex-jogador argentino está em sua terceira temporada na carreira de treinador. Ele assumiu o Mélgar em novembro do ano passado.

Momento: A equipe peruana tem oito jogos disputados em 2025 e vive um grande início de temporada, com seis vitórias e apenas duas derrotas, ambas para o Cerro Porteño pela fase eliminatória da Libertadores. É o atual líder do Campeonato Peruano, empatado em pontos com o Alianza Lima.

Craque: Cristian Bordacahar (33 anos), que está em sua quinta temporada no clube e tem 30 gols marcados com a camisa do Mélgar.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Sul-Americana
Comente

Veja também
Técnico do Melgar projeta jogo contra o Vasco

Wálter Ribonetto, técnico do Melgar, revelou suas expectativas para o duelo contra o Vasco da Gama nesta quarta-feira.

É hoje! Vasco enfrenta o Melgar às 19h pela Copa Sul-Americana

O Vasco da Gama enfrenta o Melgar no Estadio Monumental Virgen de Chapi, nesta quarta-feira, em estreia na Sul-Americana.

Definida a arbitragem para Melgar x Vasco pela Sul-Americana

Confira a arbitragem para o jogo entre Melgar e Vasco da Gama nesta quarta-feira, pela estreia na Sul-Americana 2025.

Escalação do Vasco contra o Melgar

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Melgar, nesta quarta-feira, pela estreia na Sul-Americana.

Vasco tem retrospecto favorável contra times peruanos; veja números

Com 80% de aproveitamento contra times peruanos, o Vasco enfrenta o Melgar nesta quarta-feira pela estreia na Sul-Americana.

Veja como chega o Melgar para o duelo contra o Vasco

Melgar é o atual líder do Peruano, com 100% de aproveitamento, e encontra o Vasco pela 1ª vez na Sul-Americana.

Léo Jardim projeta jogo contra o Melgar e revela já sentir efeitos da altitude

Léo Jardim espera jogo difícil contra o Melgar, mas disse que a equipe está preparada para fazer uma boa partida.

Vasco vence o Mazagão no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco venceu o Mazagão por 3×1, no estádio Glicério Marques, pelo jogo de ida das quartas da Copa do Brasil Sub-17.

Carille deve repetir escalação do Vasco para enfrentar o Melgar

O técnico Fábio Carille deve repetir a equipe que venceu o Santos para a estreia na Sul-Americana, contra o Melgar.

Com a presença da torcida, Vasco treina em Arequipa antes de enfrentar o Melgar

Cerca de 40 torcedores locais, acompanharam o treino do Vasco da Gama no Estádio Municipal de Sachaca, nesta terça.

Sair da versão mobile